21 jul, 2024
0 ° C

Acordo entre Sebrae e ABVTEX vai beneficiar pequenos negócios do setor de moda

Ações conjuntas promovidas no âmbito do projeto visam capacitar e trazer inovação para os pequenos negócios do segmento.

O Sebrae Nacional firmou uma parceria com a ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representa o varejo de moda nacional, com o objetivo de mapear, capacitar, monitorar e desenvolver pequenos negócios fornecedores e do varejo de moda.

Trazer uma visão mais inovadora, atitude estratégica e gestão responsável de seus recursos, considerando a inserção da temática da sustentabilidade como vantagem competitiva para os pequenos negócios, também está no escopo do convênio.

Esse acordo é muito importante para cadeia de valor da moda, visto que a ABVTEX congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar. Além disso, a instituição é a principal interlocutora do setor junto a entidades ligadas à indústria, comércio e serviços; autoridades dos governos federal, estaduais e municipais; ONGs e associações; imprensa; e a sociedade em geral.

“Para esse convênio, com o Sebrae a ideia é termos várias ações conjuntas para sensibilizar e capacitar pequenos negócios varejistas da moda e associados à ABVTEX para questões da ESG. Além de incutir, nesses empresários, visões mais inovadoras, atitudes estratégicas e uma gestão mais responsável de seus recursos”, explica Lorena Ortale, gestora de moda do Sebrae Nacional.

“Este é um marco para o desenvolvimento desta cadeia de valor visando aumento de produtividade e competitividade, além de intensificar os esforços na direção da Agenda ESG – Ambiental, Social e de Governança”, aponta Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

A proposta veio da necessidade da capacitação dos fornecedores e seus subcontratados aprovados no Programa ABVTEX, iniciativa de desenvolvimento e monitoramento da cadeia produtiva brasileira, bem como a preparação e aprovação de novas pequenas empresas que podem fazer parte da cadeia de fornecimento de importantes redes varejistas.

Por meio do acordo, a expectativa é fomentar e promover a competitividade da cadeia fornecedora em alguns temas como melhoria da gestão e do ambiente de trabalho, capacitação da mão de obra alocada e introdução dos conceitos de sustentabilidade e inovação no ambiente das micro e pequenas empresas.

Conheça os objetivos específicos da parceria entre Sebrae e ABVTEX:

• Divulgar e promover ações de qualificação e conhecimento para que micro e pequenas empresas da moda possam se desenvolver e se tornarem mais competitivas no mercado.

• Alavancar os negócios de e para micro e pequenas empresas por meio de capacitação e inserção destes negócios nas cadeias de valor de redes varejistas.

• Mapear os polos de empresas de pequeno porte, para identificá-los, e levantar seus principais desafios e oportunidades para qualificá-los de acordo com suas necessidades.

• Estruturar uma trilha de conhecimento na temática sustentabilidade na moda para capacitar os pequenos negócios nesta área.

• Apoiar no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o pequeno negócio da cadeia produtiva.

• Colaborar para que redes varejistas da moda participem de ações para o desenvolvimento de pequenos negócios em sua cadeia de fornecimento.