Brasil Mais Produtivo: como o Sebrae está ajudando os varejistas
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo MDIC, em parceria com Sebrae , Senai, ABDI, BNDES, Finep e Embrapii
ShutterstockO Sebrae tem desempenhado um papel crucial no programa “Brasil Mais Produtivo“, uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a eficiência e a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras, incluindo o setor varejista. O programa oferece suporte técnico e consultorias para aprimorar processos internos, gestão financeira, marketing, entre outros aspectos fundamentais para a produtividade.
Com o acompanhamento de um Agente Local de Inovação (ALI), que aplica uma metodologia ágil para solucionar problemas e otimizar processos, o Sebrae contribui com o programa para que as empresas identifiquem os problemas. De acordo com André Maciel, Analista de Inteligência de Mercado do Sebrae, a entidade se envolveu desde a concepção do “Brasil Mais Produtivo” e tem contribuído com atendimentos diretos subsidiados às MPEs e com recursos para que parceiros também realizem atendimentos especializados.
“Identificamos desde o começo a oportunidade de atingir um dos nossos propósitos: a melhoria da produtividade das pequenas empresas, alinhando esforços com importantes parceiros do ecossistema de desenvolvimento nacional”, explica André.
Superando desafios comuns no varejo
Na edição anterior do “Brasil Mais Produtivo” (2020-2023), o Sebrae atendeu 24 mil indústrias e contribuiu para um aumento de 22% na produtividade das empresas assistidas e um crescimento de 8% no faturamento. Esse sucesso foi alcançado por meio de métodos como diagnósticos precisos e intervenções assistidas, que ajudam a identificar problemas críticos e a implementar soluções viáveis com o acompanhamento de consultores especializados.
A partir dos dados coletados pelos ALIs – um dos principais serviços oferecidos pelo Sebrae no programa – os seis problemas mais comuns entre os empresários do setor foram identificados: marketing, clientes, processos internos, fluxo de caixa, gestão de pessoas e gestão de estoque. “O empresário, por meio do Agente Local de Inovação, recebe um diagnóstico, pilota uma solução com apoio do consultor e avalia os impactos de seus resultados”, explica André Maciel.
Além disso, o Sebrae utiliza a ciência de dados para identificar as necessidades específicas das empresas cadastradas e oferecer soluções mais precisas. Analisando padrões como os produtos e serviços prestados, o perfil das empresas e outras métricas, se é adaptado o desenho das intervenções para maximizar a eficácia das ações. “Passada essa fase do diagnóstico, pode ser avaliado um acompanhamento por um consultor, que aumentará a chance de implantação da intervenção. Todo este processo de transformação só é possível com muito apoio do empresariado”, ressalta Maciel.
Benefícios e resultados percebidos
O especialista do Sebrae conta que os varejistas que participam do “Brasil Mais Produtivo” relatam benefícios significativos, especialmente em áreas como controles gerenciais, marketing e transformação digital. Além do suporte inicial, o Sebrae continua a oferecer acompanhamento e suporte aos empresários mesmo após a conclusão do programa. “O empresário pode continuar a usufruir de produtos e serviços do Sebrae. Através de nossos canais digitais e agências, ele poderá encontrar o melhor produto ou serviço para seu momento de vida”, acrescentou Maciel.
O Sebrae no futuro do varejo brasileiro
Um dos principais objetivos do Sebrae é em continuar desempenhando um papel essencial na transformação da produtividade no setor varejista brasileiro. Segundo André Maciel o maior diferencial para qualquer organização está em sua tomada de decisão. “No caso do varejista, por exemplo, fazer escolhas mais informadas, como decidir o que vender, quando comprar itens para estoque, onde localizar o ponto de venda, e a que preço vender, garantindo maior competitividade no mercado, são questões fundamentais para qualquer empreendedor do comércio. O Sebrae, por meio das suas capacitações, produtos e serviços, pode auxiliar o empreender neste caminho de decisões”, destaca.
Com uma combinação de diagnósticos precisos, intervenções assistidas e uso de dados para tomada de decisão, o programa “Brasil Mais Produtivo” e o Sebrae estão transformando a realidade dos varejistas brasileiros, ajudando-os a superar barreiras e alcançar um novo patamar de eficiência e produtividade. “Em um contexto de alta concorrência, especialmente com o e-commerce, nacional e internacional, o programa oferece uma oportunidade de superar esses desafios, contribuindo para a manutenção ou crescimento do seu negócio”, completa o especialista em Inteligência de Mercado do Sebrae.
Mais sobre o Brasil Mais Produtivo
O Brasil Mais Produtivo é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O programa destina R$ 2,037 bilhões para o atendimento de 200 mil micros, pequenas e médias indústrias de forma digital e outras 93 mil com atendimento presencial até 2027.