18 abr, 2024
0 ° C

CDL Curuçá aposta no turismo e no Carnaval para fazer a cidade crescer

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Curuçá (PA), entidade comprometida com a promoção da economia local

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Curuçá (PA),
entidade comprometida com a promoção da economia local

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em Curuça (PA)
Foto: Prefeitura de Curuça

“Curaçá é como o fim de uma linha: depois que chega (aqui), ou você fica ou você volta”, afirma Josafa Gomes de Melo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Curuçá, no Pará.

A cidade é localizada entre dois grandes rios: Furo Maripanema e Rio Curuçá, que dá nome ao município. Com isso, os curuçaenses se especializaram na pesca para sobreviver, sendo a principal atividade econômica do município. “Sobrevivemos do peixe, dos auxílios da prefeitura e do comércio”, explica Josafa Melo, há 18 anos no Sistema CNDL.

No município paraense, também acontece um tradicional Carnaval, que reúne mais de 100 mil pessoas todo ano. A falta deste evento tem impactado a cidade. O presidente da CDL espera que a partir de 2023, tudo comece a voltar ao normal. Para Josafa Melo, o turismo é o ponto de partida para uma Curuçá melhor no futuro.

“O nosso objetivo, tanto da CDL, quanto da Secretaria de Turismo, é conseguir fazer essas pessoas voltarem a Curuçá mais vezes. Aqui não é bom apenas no Carnaval! Queremos mostrar os nossos potenciais para os visitantes. Este era o maior projeto que tínhamos antes da pandemia, e pretendemos retomar a partir do próximo Carnaval”, explica o dirigente lojista.

A CDL Curuçá já tem 29 anos de fundação e busca fazer mais pelo desenvolvimento do comércio e da cidade. A entidade conta com 30 associados, número que não foi afetado pela pandemia. “Curuçá é uma cidade muito pequena e as pessoas acabam desacreditando, e isso atrapalha o crescimento”, avalia o dirigente lojista, apontando que o desafio da CDL é mudar a mentalidade e criar caminhos para o fortalecimento da economia local.

Foliões do Carna Curuçá 2019. A cidade também é conhecida como a Terra do Carimbó, ritmo amazônico, típico do Pará
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Curuça)

Pandemia
Segundo o presidente, a proximidade de Curuçá com algumas cidades maiores ajuda muito economicamente. “Daqui até Castanhal, o centro regional, gastamos uma hora. Antes da pandemia ia muito lá, tenho um bom relacionamento com a CDL Castanhal e com seu presidente. O apoio deles é importante para nossa cidade”, explica Josafa Melo. Além de Castanhal, Belém, capital do estado, fica a apenas 141km.

Círio de Nossa Senhora do Rosário 2021
Foto: Prefeitura de Curuça

A pandemia não impactou a cidade apenas nas relações com outros municípios. De acordo com o dirigente, o prefeito contraiu a doença e passou por um momento delicado. Após esta situação, as medidas de prevenção à Covid-19 foram endurecidas em toda Curuçá. “Com muito trabalho e muita conversa nós conseguimos negociar para que o comércio ficasse aberto. Foi necessário abrir mais tarde, fechar mais cedo, delimitar quantidade de pessoas e seguir à risca todas as medidas da Secretaria de Saúde. O resto da cidade, os bares e os clubes não tiveram a mesma oportunidade”, conta Gomes de Melo.

Graças a esse esforço da CDL a retomada econômica da cidade tem sido um pouco mais tranquila, garante o presidente. Em ambientes mais fechados, o rigor ainda se mantém.