Integra CNDL

CDL Guarapari: ações em prol dos associados e da sociedade

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece o trabalho realizado pela CDL Guarapari para criar um ambiente de negócios cada vez mais positivo

Na cidade capixaba de Guarapari (ES) – a 55 km de distância de Vitória, capital do estado –, o setor de Comércio e Serviços é forte e um dos maiores empregadores e geradores de renda: com um PIB municipal (Produto Interno Bruto) de R$ 2 bilhões (IBGE, 2016), o setor responde por 58,73% deste montante. Segundo dados da Receita Federal (2019), 81% das empresas do município são de Comércio e Serviços. Ao todo, Guarapari possui quase 14,3 mil empresas, sendo que cerca de 13,8 mil são de micro e pequeno porte. As informações foram compiladas pelo DataSebrae.

Os empreendedores do setor podem contar com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari – criada há 41 anos –, sobretudo para gerar movimento nas lojas, fazer a economia local girar e defender os interesses dos comerciantes junto aos poderes públicos.

“Em março e abril de 2020, momento mais crítico da pandemia, havia uma pressão muito grande para que se fechasse todo o comércio. Se não fosse a posição firme da CDL, com certeza, os danos econômicos seriam muito maiores”, afirma Leonardo Brandão Rocha, 44 anos, presidente da entidade. “Sempre objetivamos o cuidado com a saúde e a vida das pessoas, mas tínhamos a convicção de que haveria um momento pós-tribulação e precisávamos conviver com a crise gerada pela pandemia”, avalia o dirigente, que empreende no ramo de vestuário em uma empresa familiar, criada em 1971.

A CDL Guarapari é muito conhecida por suas campanhas promocionais, como o Liquida Guará, evento que promove uma semana de promoções no comércio da cidade. A edição deste ano, que ocorreu no último mês, contou com a participação de 100 estabelecimentos e teve o objetivo de aumentar as vendas em um período tradicionalmente com baixo desempenho, além de ajudar o comércio a retomar o crescimento. Para os consumidores, a ação proporciona adquirir produtos e serviços por preços mais baixos e condições especiais.

“Estamos sempre buscando contribuir para um ambiente de negócios mais positivo e criar caminhos para que os comerciantes possam realizar mais vendas”, conta o superintendente da entidade, Aguinaldo Ferreira.

Hoje, a CDL Guarapari tem mais de 350 associados, que são beneficiados com diversos serviços, dentre eles, os do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a certificação digital, além de plano de saúde e odontológico e convênios com faculdades e clínicas. “Infelizmente, a pandemia diminuiu o número de associados, mas não a vontade de fazer a diferença”, destaca Leonardo Rocha.

A CDL Guarapari ainda realiza importante trabalho de RIG (Relações Institucionais e Governamentais), coordenada pela diretoria e pela superintendência da entidade. Além do diálogo próximo com os poderes públicos, mantém ainda parceria com diversas associações e sindicatos.

“A entidade foi fundada quando o comércio mais precisava, pois o município estava em plena mudança demográfica e econômica. Então, havia a necessidade de reorganizar toda a sociedade, e a CDL estava lá. Hoje, a nossa preocupação é com manter a perenidade dos nossos serviços e, principalmente, as ações em favor dos associados e da sociedade. É muita responsabilidade, mas temos poder de ação”, ressalta o presidente da CDL Guarapari.

Com informações da Folha Online ES.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Blumenau retoma o Ciclo de Palestras

A noite desta terça-feira (21) foi marcada pela retomada do Ciclo de Palestras, realizado pela CDL Blumenau em parceria com a UniSagres. Após mais de dois anos sem edições por conta da pandemia, a reestreia do evento contou com a presença do antropólogo e professor Luiz Marins, que subiu ao palco do auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes. Mais de 500 pessoas participaram da palestra “A grande retomada: ou somos todos vendedores ou a conta não fecha”. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL São Caetano do Sul lança projeto de inovação

São Caetano do Sul é uma cidade localizada na região do ABC da grande São Paulo, conhecida por ter o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010) estar entre os cinquenta maiores PIB do país e possuir uma renda per capta de mais de R$ 85.000,00. O município conta com uma população estimada de 162.763 habitantes com empregabilidade e ocupação acima de 75% e taxa de escolarização de 97% Compartilhe:
Integra CNDL

CDL/BH sedia palestras gratuitas sobre gestão e desenvolvimento cultural

Nos dias 21 e 22, o Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) será palco de palestras e rodas de conversa do 3° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O evento será realizado de 20 a 22 de junho em diferentes espaços de Belo Horizonte. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior aproximação entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre estado e municípios. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Compartilhe:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.