17 mar, 2025
0 ° C

CDL Natal premia vereadores que fomentam o setor de Comércio

Com troféu Parlamento Empreendedor e certificado Parceria Empreendedora, CDL Natal premia vereadores que criaram políticas públicas de fomento ao empreendedorismo.

Com troféu Parlamento Empreendedor e certificado Parceria Empreendedora, CDL Natal premia vereadores que criaram políticas públicas de fomento ao empreendedorismo

Por Luciana Tito
Da CDL Natal

A CDL Natal (Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal) reuniu esta semana os vereadores da capital do Rio Grande do Norte, a imprensa e lideranças empresariais para realizar a entrega do Prêmio Parlamento Empreendedor, que premia os mandados de vereadores que no exercício da atividade parlamentar, criaram projetos de lei de fomento ao empreendedorismo, desburocratiza processos e geram desenvolvimento econômico.

O Prêmio é composto por cinco categorias, sendo elas: Mercado, Educação, Ambiente Regulatório, Eficiência Parlamentar e Parlamentar Destaque. A vereadora Júlia Arruda foi premiada na categoria Mercado. A vereadora Ana Paula na categoria educação. O vereador Milklei Leite, foi contemplado na categoria ambiente regulatório, a vereadora Nina Souza em eficiência parlamentar e o Vereador Kleber Fernandes escolhido o parlamentar destaque do ano de 2023.

“Para mim é uma honra receber esse reconhecimento do setor produtivo, pois acredito que o empreendedorismo é a mola propulsora da economia e do desenvolvimento econômico, social e turístico da cidade do Natal e precisa ter um olhar diferenciado da classe política”, afirmou o vereador Kleber Fernandes.

A vereadora Nina Souza também comentou sobre a premiação recebida. “É muito gratificante ter esse reconhecimento. Isso sinaliza que estou seguindo no caminho certo e que nossas lutas estão contribuindo para melhorar a vida das pessoas. Quero parabenizar meus colegas Júlia Arruda, Ana Paula, Milklei Leite e Kleber Fernandes que também tiveram seus trabalhos reconhecidos”, destacou a vereadora.

Esta é a segunda edição da premiação e já é possível afirmar que ele tem servido de instrumento de aproximação entre a CDL Natal e os vereadores. A presença do presidente da CDL Natal ou de diretores da entidade em audiências públicas e reunião de comissões tem sido constante. A partir da solicitação da CDL Natal foram realizadas audiências públicas e reuniões especiais de comissões, como por exemplo: ‘A alta carga Tributária do país’, com o vereador Kleber Fernandes; ‘A reforma do camelódromo do Alecrim’, com o vereador Dickson Nasser Júnior; ‘O transporte público como instrumento de revitalização do centro da cidade’, com o vereador Milklei Leite, dentre outros.

“A CDL Natal está realizando um importante reconhecimento ao trabalho dos parlamentares que constroem políticas públicas que impulsionam o empreendedorismo e promovem um ambiente propício para aqueles que buscam iniciar ou expandir seus negócios”, afirmou José Lucena, presidente da CDL Natal.

Para escolha dos ganhadores, uma comissão do Parlamento Empreendedor formada por associados da CDL Natal, selecionados por meio de edital, obrigatoriamente eles não poderiam ter vínculo partidário, acompanhou ao longo de 2023 o trabalho dos parlamentares em relação à agenda governamental; tramitações das PLs, novas proposições, emendas, estratégias/alinhamentos, requerimentos apresentados, entre outros itens.

Nesta edição a CDL Natal realizou também a entrega do certificado Parceria Empreendedora para gestores públicos que contribuíram com as atividades do comércio. Foram contemplados o presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Ériko Jácome, os vereadores Felipe Alves e Dickson Nasser Junior, Danielle Araújo Mafra – Secretária Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas da cidade do Natal, Otomar Cardoso Junior – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Maria José de Medeiros (Zezinha), Joseildes Medeiros da Silva – Presidente URBANA, Cristiane Bezerra de Souza Dantas Cristiane Dantas – Deputada Estadual.