Políticas Públicas

CNDL retoma os encontros presenciais do PP 4.0

Eduardo Fayet, especialista em RIG, conduziu o encontro (Fotos: Marina Barbosa/CNDL)

Esta semana, João Pessoa recebeu a equipe do projeto, que qualifica lideranças do varejo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou na tarde de ontem (19), em João Pessoa, na Paraíba, o retorno dos encontros presenciais do projeto, após uma pausa de dois anos. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae. Cerca de 50 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-PB, José Lopes da Silva Neto, conduziu a abertura do evento e realizou a entrega do Manifesto do Varejo, documento com as pautas prioritárias do setor de comércio e serviços, ao representante do Governo da Paraíba, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Rômulo Polari Filho, e ao presidente da Frente Parlamentar Estadual do Empreendedorismo, deputado Eduardo Carneiro.

Políticas Públicas 4.0
O projeto PP 4.0 já realizou 28 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas, com ações e atividades de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

“Nossa função e representatividade é de extrema importância não somente nas decisões políticas das nossas cidades, mas também em todo o Estado e no país. Convido a todos a participarem do projeto PP 4.0 em seus Estados e compreenderem esse desafio, para que possamos fazer juntos parte das mudanças necessárias para o crescimento do setor e consequentemente do país”, afirmou o presidente da FCDL-PB.

Eduardo Fayet, empresário, professor e especialista em RIG, conduziu o encontro, que teve como foco qualificar lideranças do varejo para a realização de ações de relacionamento institucional e governamental a fim de estimular às articulações locais.

“Precisamos não só mobilizar as lideranças, mas também conscientizá-las a contribuir para uma melhor organização interna do setor varejista, que é tão fundamental para a economia nacional. É importante que estejam preparados para conduzir com os parlamentares de suas cidades um diálogo e uma agenda realmente efetivos”, pontuou Fayet.

A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduziu o encontro. Karoline destacou a importância da inciativa para o setor.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios e a sociedade. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.

Participaram do evento os deputados Estaduais Walber Virgolino, Jutay Meneses, Raniery Paulino e Eduardo Carneiro, presidente da Frente Parlamentar Estadual do Empreendedorismo; o vereador do município de João Pessoa, Tiago Lucena; o dep. Federal Leonardo Gadelha; a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (PB), Rosália Lucas; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Rômulo Polari Filho, que representou o governador do Estado, João Azevêdo Lins Filho; e a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Campina Grande, Laryssa Almeida. Além destes participantes, estiveram presentes mais de 50 líderes do setor de comércio e serviços do Estado da Paraíba.

Qualificação de lideranças
Com investimento total de R$ 3,7 milhões, o projeto prevê três tipos de eventos que irão percorrer todas as regiões do país. São encontros com objetivo de qualificar lideranças para ações de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) com foco no estímulo às articulações locais; encontros para fomento ao desenvolvimento local e regional por meio da articulação das lideranças do varejo e elaboração de propostas de Políticas Públicas; e encontros para mobilização empresarial para debater fundamentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de negócios e empresas. Ao longo do período do convênio, serão realizados 36 encontros, 12 de cada tipo.

Os fóruns são conduzidos por especialistas em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também serão promovidos 12 estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor. Além disso, foi desenvolvida uma plataforma digital de articulação política – um sistema online inédito no Brasil que permitirá acompanhar projetos, estruturar demandas e ao mesmo tempo mobilizar lideranças e conectar atores públicos e privados.

Relacionadas
Políticas Públicas

Encontro do PP 4.0 em Curitiba qualifica lideranças do varejo

O Programa Políticas Públicas 4.0 realizou no dia 25 de agosto, em Curitiba, uma ação do Projeto Políticas Públicas 4.0. O projeto faz parte do convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae.
Políticas Públicas

Projeto de qualificação de lideranças do varejo chega a Curitiba

Curitiba recebe, nesta quinta-feira (25), uma ação do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto une entidades e associados do Sistema CNDL e representantes do poder público em discussões em torno de questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista no país.
Políticas Públicas

Encontro do PP 4.0 em Palmas qualifica lideranças do varejo

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Tocantins (FCDL TO) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas realizaram no dia 18 de agosto, em Palmas, o primeiro encontro do projeto Políticas Públicas 4.0 no estado do Tocantins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.