19 mar, 2025
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DLI 2022 leva conscientização e desconto para brasileiros

Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022.

Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022

O presidente da CNDL e a equipe do DLI em Brasília visitaram o Posto Jarjour nesta quinta

A 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI) mobilizou, nesta quinta-feira (2), varejistas e consumidores em todo o Brasil para protestar contra a alta carga tributária e o baixo retorno para população de seus impostos. Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022. Só no site dialivredeimpostos.com.br, foram mais de 2 mil empresas cadastradas.

“O DLI nasceu para manifestar a insatisfação da sociedade brasileira com a tributação abusiva cobrada no Brasil, que limita o poder de consumo da população, além de ser um entrave para o crescimento econômico do país”, explica José César da Costa, presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista (CNDL). “Esta ação é, na verdade, um dia de protesto. Um dia no qual queremos mostrar para o consumidor o peso da carga tributária”, reforça.

O Dia Livre de Impostos é organizado pela CNDL e a Câmara de Dirigente Lojistas (CDL) Jovem desde 2003. Segundo Raphael Paganini, coordenador nacional da CDL Jovem, no Brasil, a carga tributária ultrapassa os 40% sobre o consumo médio. “A ação tem uma mensagem muito clara: precisamos de uma reforma tributária, e precisamos que aconteça agora”, destacou, que também comemorou que a tag “Dia Livre de Impostos” chegou aos trending topics do Twitter, como um dos termos mais pesquisados de hoje.

A CDL Jovem BH fez uma pilha de sacos representando o peso tributário do Brasil

Ações pelo Brasil
Além da venda de produtos no site dialivredeimpostos.com.br, o DLI 2022 tomou as ruas do Brasil – com ações nos 26 estados e o Distrito Federal –, com o fim do decreto de emergência sanitária. Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, a campanha era, majoritariamente, digital.

O Impostossauro, mascote do DLI – que representa o peso e o atraso do sistema tributário brasileiro – foi visto em vários pontos do país, animando e conscientizando os consumidores em seu momento de compra.

“É importante a adesão de todos à campanha tanto para o sucesso deste dia grandioso quanto para conscientizarmos a população, e com isso, buscarmos uma reforma tributária que melhore o nosso ambiente de negócio”, aponta Raphael Paganini.

Este ano, a equipe nacional do DLI ficou concentrada no Ilha Plaza Shopping, localizado na Ilha do Governador, para conversar com os consumidores sobre a iniciativa e mostrar com a alta carga tributária impacta na vida de todos. Também foi possível acompanhar, no início da tarde, as ações Brasil afora em live transmitida pela CNDL no Youtube. A coordenação da live ficou por conta de Karoline Lima, profissional de Relações Institucionais e Governamentais da confederação.

Ainda no estado do Rio de Janeiro, também aderiram ao protesto várias lojas do Sider Shopping, localizado lna Vila Santa Cecília, na cidade de Volta Redonda. Já na capital do país, as ações ocorreram em diversos setores. “Em Brasília, participaram redes de drogaria, supermercados, postos de gasolina. Contamos com mais de 500 lojas participantes só na capital do Brasil”, detalha Hugo Leite, coordenador da CDL Jovem Brasília.

Crianças se divertem com o Impostossauro em MS

O presidente da CDL-DF, Wagner Silveira, falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento do país. “Acredito ser importante para sensibilizarmos a população com relação a alta carga tributária que temos sobre os produtos, e com isso, o povo apoiar o protesto que reivindica uma reforma tributária“, disse o presidente da CDL-DF.

Participante do DLI desde a primeira edição, o Posto Jarjour recebeu o Impostossauro em Brasília. O presidente da CNDL esteve no local na manhã de hoje. “Todo ano a gente faz esse protesto junto com a CDL. No caso da gasolina, a taxa de tributação é entre 40-42%. Então, hoje, o valor do litro caiu de R$7,79 para R$5,00, sem o repasse das taxações”, aponta Thiago Jarjour, proprietário do posto de gasolina.

O Shopping Vitória, na capital do Espírito Santo, teve lojas vendendo seus produtos sem o repasse do valor dos impostos. No local, também foi montado uma loja modelo, onde era possível encontrar as ofertas dos participantes e conhecer os percentuais e tributos que incidem sobre os produtos.

“Hoje, 2/6, é a data que marca os 153 dias que o brasileiro precisa trabalhar apenas para pagar impostos. Em um ranking de dez países, o Brasil é o segundo que mais arrecada tributos e aquele que menos retorna isso para a população. Por isso, o nosso manifesto aqui em Vitória e em todo o país para mudarmos esta situação”, afirmou André Cogo, coordenador do DLI em Vitória.

Equipe do DLI em Divinópolis (MG)

Gasolina, botijão de gás e até pizza com descontos
Em Joinville (SC), a gasolina foi negociada por R$4,50 pela rede de Postos Dias. O valor sem impostos gerou filas desde as 23:00 do dia anterior. A pizzaria “Pizza na Pedra” foi outro local que aderiu a ação na cidade. Em Belo Horizonte (MG), um dos produtos comercializados sem o valor dos impostos foi o botijão de gás, o valor passou de R$109,65 para R$89,90 nesta quinta-feira. Com a redução do valor, filas se formaram no local.

“O consumidor acha que o maior culpado pelo valor do gás ser tão caro é nossa, dos revendedores, mas nós não somos os vilões. O valor só está caro por conta dos impostos”, disse Efrahin Filipy, sócio proprietário da Ultragaz.

Em Manaus foram mais de 190 estabelecimentos de diversos setores vendendo seus produtos sem o valor do repasse de impostos. Dois grandes shoppings da região foram o “carro chefe” da campanha: o Amazonas Shopping e o Manauara Shopping. Além dos dois locais, o Posto 3000 comercializou gasolina a R$5,88.