18 mar, 2025
0 ° C

Duas estratégias certeiras para atrair mais público para os restaurantes no inverno

Especialistas apostam em marketing temático e otimização do ponto de venda para gerar maior visibilidade nesta época do ano

Shutterstock
Duas estratégias certeiras para atrair mais público para os restaurantes no inverno

No dia 20 de junho o inverno começou oficialmente no calendário. A estação mais fria do ano pede pratos quentes, como sopas e cremes, e ambientes mais aconchegantes, que ofereçam, através da decoração e dos utensílios certos, todo calor e aconchego que as pessoas buscam. Nesta fase do ano, os restaurantes podem investir em duas estratégias especiais para aumentar a atração de público: a otimização do espaço e o marketing temático.

Segundo Mislene Lima, especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, é importante considerar que aqueles que saem de casa no inverno em busca de um restaurante esperam encontrar uma ambientação adequada para se sentirem bem à vontade. “É fundamental investir em uma atmosfera acolhedora, com aquecimento adequado e iluminação correta. Para isso, vale investir em velas, castiçais e aquecedores”, sugere.

A executiva também aposta em uma decoração que ajude o conforto térmico, como mantinhas, almofadas e capas de cadeira personalizadas. “Especialmente para os restaurantes que têm área externa, vale investir em cobrir as cadeiras com tecidos mais grossos, como lã ou veludo, que ajudam a reter o calor”, orienta.

A otimização do ambiente também deve considerar, segundo Mislene, música ambiente agradável e exposição estratégicas de pontos. “O restaurante pode aproveitar para deixar mais visíveis produtos como vinhos, massas frescas e molhos, que as pessoas podem não apenas apreciar no local, mas levar para casa”, afirma.

Outra estratégia importante é o marketing temático. Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, o inverno pede uma comunicação específica, com promoções ajustadas a um novo menu ou à compra de produtos relacionados à estação mais fria do ano. “Disponibilize cupons de desconto e pense em ofertas para estimular a compra de mais um produto, como leve um vinho e ganhe outro”, exemplifica.

A CEO do Grupo Simão também sugere que sejam oferecidos serviços como embalagens gratuitas para presentes, vouchers valendo jantares especiais e o oferecimento de bebidas quentes, como cafés e chás, ao final do jantar, como uma cortesia especial. “É preciso envolver o cliente nesta fase do ano, estimulando-o a sair de casa para ganhar calor e aconchego. Trate-o bem, ofereça um ambiente acolhedor, e procure usar acessórios adequados para servi-lo, como belas xícaras e pratos para sopas. Ele certamente vai querer voltar mais vezes ao longo da estação”, conclui.