Tendências e Inovação

Indústria da certificação digital comemora os 20 anos de ICP-Brasil

O CertForum 2021, 18º evento de certificação digital nos padrões da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), foi realizado esta semana virtual e gratuitamente. Na tarde desta quinta-feira (24), a palestra ‘ICP-Brasil + 20 anos’ encerrou o fórum e celebrou as duas décadas de ICP-Brasil, apresentando os avanços e contribuições que trouxe para o país. Entre os presentes no painel, Carlos Fortner, diretor presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI); Edmar Araújo, presidente executivo da Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB); e Francimara Viotti, presidente executiva na Associação Brasileira de Tecnologia e Identificação Digital (ATID).

“Nos próximos 20 anos (de ICP-Brasil), trabalharemos para que o cidadão compreenda a importância da certificação digital e o quanto facilita sua rotina no ambiente digital. O certificado permite que cada um de nós sejamos cidadãos digitais com segurança. Trabalharemos para que os brasileiros queiram ser certificados digitalmente, não sejam motivados apenas pela obrigatoriedade. Que primeiro vejam o seu valor e utilidade”, destacou o presidente do ITI.

Francimara Viotti fez parte do Comitê de Segurança do Banco Central e acompanhou a criação da ICP-Brasil. “A sua chegada foi muito celebrada. Naquele momento, estávamos exercendo um papel que não era de bancos para tentar atender a uma necessidade do sistema de pagamentos brasileiro”, disse a presidente da ATID, recordando também outras conquistas que o certificado digital trouxe para o país. “Em 2011, a tecnologia de certificação digital rendeu uma economia na casa dos bilhões ao eliminar o cheque em papel e incluir toda a transmissão por meio das redes dos bancos”.

Segundo Edmar Araújo, o Brasil conta com mais de 2 mil autoridades de registro e mais de 44 mil agentes de registro, que atuam na confirmação de identidade e na entrega de certificados digitais. O presidente da AABR chamou a atenção para a modernização e eficiência do setor: atualmente, o certificado digital é emitido em poucos minutos por meio de videoconferência.

Araújo falou ainda sobre a necessidade de popularizar a certificação digital, e junto com a ATID, lançou a campanha Cidadão Digital Seguro durante o CertForum 2021. “Já deveríamos ter soluções para que qualquer pessoa tivesse um certificado digital e pudesse usar a assinatura. Desejamos que todos os cidadãos sejam cidadãos digitais com a devida segurança garantida na Constituição de 88”, ressaltou Edmar Araújo, referindo-se à necessidade de se avançar no uso da certificação e assinatura digital para abrir empresas e fazer transferência de veículos.

Francimara Viotti afirmou que a certificação é uma tecnologia consolidada para solucionar um problema bem atual: o roubo de identidades na internet. “Neste mundo de ambientes digitais, o risco de alguém se passar por você é real. A certificação digital é a resposta para esta necessidade (de se comprovar a veracidade da identidade que se afirma ter) e já foi testada e aprovada por mais de 20 milhões de pessoas físicas e jurídicas ao longo de 20 anos”, disse a presidente da ATID.

A fase piloto do movimento Cidadão Digital Seguro conta ainda com o apoio da ANCD, CertSign, DigitalSign, SafeWeb e a Solutti. O presidente do ITI parabenizou as entidades pela campanha. “Iniciativa muito boa. O cidadão precisa conhecer a certificação digital. Ninguém acorda e diz: ‘oba, hoje vou comprar uma certificação digital’. Ele vai porque alguém exigiu. Isso tem que mudar”, conclui Carlos Fortner.

CertForum
O CertForum 2021 é realizado pelo ITI e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID). Esta foi a primeira edição realizada de forma totalmente virtual através de plataforma especializada. Além de conteúdos exclusivos sobre Certificação Digital, abordou tecnologias que dão aos documentos eletrônicos as evidências necessárias para gerar mais segurança e confiança às transações eletrônicas.

Nos últimos dois anos os temas identificação digital, criptografia e documento eletrônico ganharam muito espaço nas agendas dos executivos de diversos setores, principalmente nas discussões sobre transformação digital, cibersegurança, controle de acessos e segurança dos ativos eletrônicos das organizações.

Com Informações do ITI e ABRID.

Relacionadas
Tendências e Inovação

ESG: 78,4% das empresas brasileiras já aderiram à agenda, aponta Pacto Global da ONU

Pesquisa foi feita para traçar panorama sobre temas ambientais, sociais e de governança nas organizações. Levantamento foi feito em parceria com plataforma de monitoramento digital Stilingue e consultoria Falconi
Tendências e Inovação

CAIXA lança laboratório de inovação social do Mulheres de Favela

Nesta fase inicial, que ainda prevê laboratórios em Salvador (BA) e São Paulo (SP), serão investidos R$ 16,6 milhões
Tendências e Inovação

Sebrae e Amazon se unem para apoiar empresários de pequenos negócios no mundo digital

Sebrae e Amazon se unem para apoiar empresários de pequenos negócios no mundo digital. Entre os anos de 2019 e 2022, procura por conteúdos sobre mercado digital cresceu 220% no portal do Sebrae

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.