Tendências e Inovação

Instagram lança rótulo ’empreendedores negros’ para contas comerciais

O Instagram anunciou nesta quarta-feira (17/11) o lançamento no Brasil do rótulo “empreendedores negros” dentro da plataforma social. De acordo com nota enviada pela empresa à imprensa, o recurso tem como objetivo “facilitar a descoberta e o apoio a empresas gerenciadas por membros da comunidade negra no Instagram”. Neste sábado (20/11), é comemorado o Dia da Consciência Negra no país.

Mais de 20 empreendedores negros com perfis na rede social ajudaram a empresa na implementação do projeto. Eles foram responsáveis por avaliar o propósito e nomenclatura do novo rótulo para o mercado brasileiro. Desde o dia 11, diversos perfis comerciais no Instagram de empreendedores negros tiveram acesso antecipado à novidade como parte de uma parceria com a Feira Preta, iniciativa de valorização do empreendedorismo negro no Brasil.

O Instagram diz que tem compromisso contínuo de apoio à comunidade negra ao redor do mundo, com diversas iniciativas de promoção de equidade econômica e empoderamento. “A novidade é mais uma maneira de fortalecer e fomentar os negócios gerenciados por pessoas negras dentro da plataforma”, diz a nota.

Vitrine Preta
O Facebook e a Feira Preta lançam, nesta segunda-feira (15), a Vitrine Preta, uma iniciativa dedicada a divulgar projetos e negócios que surgiram em regiões da periferia de São Paulo. Mais de 100 empreendimentos serão expostos em uma espécie de catálogo virtual na plataforma.

A ação é um desdobramento do projeto SPerifas, trabalho de imersão em territórios periféricos de São Paulo coordenado pelo AfroLab, projeto do Instituto Feira Preta que promove capacitações e atividades de apoio ao empreendedorismo.

A vitrine virtual ficará disponível na página Facebook App até o dia 22 de novembro. A exposição contará com empreendimentos de bairros como Brasilândia, Campo Limpo, Cidade Tiradentes, Grajaú e República.

Startups fundadas por negros avançam e impulsionam ecossistema, apesar das barreiras
O lançamento da iniciativa é um aquecimento para a Feira Preta, evento de cultura e empreendedorismo negro criado em 2002 por Adriana Barbosa. A edição deste ano tem início no dia 20 de novembro e também dará destaque à cultura e aos negócios dessas regiões. O evento terá a apresentação de artistas com origem nesses bairros, como Negra Li e Aisha Mbikila.

“As periferias brasileiras são verdadeiras potências criativas, onde diariamente surgem e são executadas ideias para atender demandas e solucionar questões que muitas vezes surgem como consequência de situações de precariedade”, diz Raphaella Martins, Program Manager do CreativeX da Meta e membro do grupo de afinidade Black@.

“Com a Vitrine Preta, vamos celebrar a cena empreendedora negra e o potencial de inovação de cinco regiões periféricas de São Paulo, que, representando tantos outros territórios do Brasil, merecem essa visibilidade e esse reconhecimento”, completa.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

Qualificação de lideranças: estratégia de crescimento

40% dos cargos seniores acreditam que sua organização está “ficando para trás” em relação à concorrência pro conta de qualificação. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Guia de Tendências 2022-2023 orienta sobre consumo e mercado

Desenvolvido pelo Sebrae/PR, ferramenta traz tendências que envolvem inclusão, sustentabilidade e inovação tecnológica ligadas ao comportamento do consumidor Compartilhe:
Tendências e Inovação

Metaverso: nova tecnologia lançada pelo Facebook

Facebook afirma que será possível compartilhar “experiências imersivas” com pessoas mesmo sem estar presente Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.