Rede Shibata Supermercados passa a aceitar, em São José dos Campos, pagamentos com a criptomoeda WiBX
As criptomoedas têm ganhado mais espaço entre o público, muito devido ao sucesso da bitcoin. Com esse crescimento, as moedas digitais estão expandindo suas fronteiras, inclusive para as lojas físicas. Recentemente o Walmart, loja de departamentos multinacional, divulgou o plano de entrar para o metaverso e criar sua própria criptomoeda. De acordo com o projeto da rede, as pessoas comprariam na loja virtual usando moedas digitais e receberiam os produtos em suas residências no mundo real.
A ideia de usar criptomoedas como forma de pagamento também chegou ao Brasil. A Rede Shibata Supermercados começou a aceitar a WiBX, moeda da digital da Wiboo, como forma de pagamento. A inovação começou a valer, primeiramente, na unidade de São José dos Campos, mas a ideia é, nos próximos meses, expandir para as outras 27 lojas do grupo espalhadas na Grande São Paulo, no litoral e no interior do estado. O objetivo é potencializar este meio de pagamento para que, aos poucos, sejam aceitos em outros varejos.
“Agora o consumidor pode escolher entre crédito, débito e WiBX na hora do pagamento. Nosso objetivo é que o cliente sinta a realidade das moedas digitais em seu dia a dia. Essa ação traz a mesma sensação e efetividade que se tem com outras formas de pagamento mais comuns na hora de fazer compras”, explica Pedro Alexandre, CEO e fundador da startup WiBOO.
O empreendedor conta que colocar o projeto das criptomoedas em prática não é algo simples. “Só foi possível porque todo o ecossistema da WiBX está integrado nativamente ao ERP do Shibata Supermercados”, conta o CEO.
Por outro lado, a maneira para fazer o pagamento é bem simples: após criar gratuitamente a sua carteira digital nos pontos de venda da rede, basta ir ao caixa, gerar um QR Code e transferir a quantia necessária. O valor é depositado na conta do supermercado de forma instantânea.
Caixas e totens também estarão disponíveis nos locais da rede para que os consumidores possam conhecer o funcionamento da moeda, além de aproveitar suas promoções e vantagens nos estabelecimentos. Quem já é cadastrado na plataforma da WiBX pode trocar as moedas digitais por compras nas lojas da rede. Já aqueles que não são cadastrados podem se inscrever e abrir sua carteira gratuita em equipamentos espalhados nos pontos de venda.