Integra CNDL

Live: representação feminina na política e nas corporações

Karoline Lima apresenta a live Mulheres que Constroem o Varejo

CNDL reúne lideranças e parlamentares para discutir os avanços da mulher no cenário político e empresarial

Eliziane Gama: “Saímos de 48 parlamentares no Congresso para 80 representantes. Foi um salto grande, mas ainda é pouco”

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) realizou nesta quarta-feira (9) a segunda live da campanha “Mulheres que Constroem o Varejo”, que ao longo de todo o mês março faz ações de incentivo ao empreendedorismo feminino e discute os desafios da mulher brasileira no mercado de trabalho. Para participar da live foram convidadas a diretora da CNDL e presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhã (FCDL-MA), Socorro Noronha; a Gerente Jurídica do SPC Brasil, Vivian Amorim; a atual líder da bancada feminina no Senado Federal, a senadora Eliziane Gama; a senadora federal Simone Tebet, que foi a primeira líder da bancada feminina no Senado; e a Gerente de Secretaria Geral da CDL Fortaleza, Francilene Pinto de Macêdo.

A mediação da live foi feita por Karoline Lima, profissional de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) da CNDL, que abriu a transmissão com a participação da presidente da FCDL/MA. A dirigente falou da sua experiência à frente da federação maranhense e como empresária no ramo da construção civil. “15% das nossas funcionárias são mulheres e é visível a qualidade do acabamento feito pelas funcionárias. Ainda assim, encontramos colaboradores que não vêm com bons olhos as mulheres em um canteiro de obras”, disse Socorro Noronha.

A dirigente disse que, apesar do cenário muitas vezes machista, é possível ver a mulher ocupando espaços importantes na sociedade e principalmente na economia. Socorro citou uma pesquisa da Junta Comercial que mostrou que, no mês de janeiro deste ano, mais de 50% das empresas abertas no Maranhão tinham mulheres no comando. No estado, 43% das empresas têm mulheres à frente dos negócios. “Isso é uma grande vitória do sexo feminino e mostra que somos capazes de grandes realizações, por isso é importante mobilizar e organizar esse grupo para superar desafios e alcançar objetivos”, disse.

Socorro Noronha: “Somos capazes de grandes realizações”

A Gerente Jurídica do SPC Brasil, Vivian Amorim, participou do encontro para dividir sua experiência como líder de equipe em uma grande instituição e falar do aumento da presença feminina nos mais variados campos da sociedade. “Nos últimos anos, vimos um crescimento no número de mulheres em diversas entidades privadas e jogando o jogo dos meninos no campo corporativo”, disse Vivian. Para a executiva, é essa diversidade que faz um time vencedor. “O mundo é plural e se partimos de processos de tomada de decisão de um ponto único, tendemos a não atender a todas as necessidades de um negócio”, disse.

“Vejo o papel das entidades e corporações como fundamental nesse processo de integração, mas também temos que cobrar dos indivíduos. É importante fomentar as iniciativas das empreendedoras, valorizar seus produtos. Isso não quer dizer que devemos fazer isso só porque se trata de mulheres, mas ela não pode ser impedida de se desenvolver só porque ela é mulher”, disse.

A atual líder da bancada feminina no Senado Federal, senadora Eliziane Gama (Cidadania – MA) falou sobre a experiência inédita de criação de um assento permanente no colégio de líderes do Senado para a representação feminina, com direito a destaque, representação e voto, algo inédito no Congresso Nacional.

Simone Tebet: “Não podemos deixar que vozes masculinas nos diminuam e cometam violência psicológica”

Eliziane elencou as metas mais importantes dessa organização. “Priorizamos questões históricas das questões da mulher, como combate da violência de gênero, como o feminicídio, a ampliação de acesso à rede de proteção da mulher, com maior acesso ao orçamento, e, finalmente, a questão da representação política”.

A senadora chamou a tenção para a sub-representação feminina no Congresso. “Saímos de 48 parlamentares no Congresso para 80 representantes. Foi um salto grande, mas ainda é pouco. Temos apenas uma governadora no Brasil, uma prefeita de capital e seis vice-governadoras, e um universo total de 12% de participação feminina na política. Estamos atrás de todos os países da América do Sul”, alertou.

A senadora Simone Tebet (MDB- MS), primeira líder da bancada feminina no Senado, relatou a jornada que a levou a ser um dos principais nomes da política nacional e citou Simone de Beauvoir. “Nós temos que vencer muitas dificuldade e barreiras para anome, tem uma frase que gosto muito: “As mulheres não nascem mulheres, elas se transformam em mulheres”.

Para Vivian Amorim, a diversidade é que faz um time vencedor

Para a Tebet, as mulheres têm condições de chegaram onde quiserem e serem quem elas quiserem ser. “Não podemos deixar que vozes masculinas nos diminuam e cometam violência psicológica. Isso é muito importante para seguirmos avançando”, disse, lembrando que muitas vezes teve que se impor no próprio Senado, quando, por exemplo, lutou para garantir um assento a uma mulher na CPI da Covid. “É conquistando esse tipo de espaço que inspiramos e empoderamos muitas de nós”.

Homenagaem
Para encerrar a live, Karoline Lima deu início à cerimônia de homenagem às mulheres que fazem parte da construção do varejo. A Confederação concedeu Moção de Aplauso à mais de 400 mulheres que estão há mais de 20 anos dentro do Sistema CNDL.

Para representar todas essas lideranças e colaboradoras, foi escolhida a Gerente de Secretaria Geral da CDL Fortaleza, Francilene Pinto de Macêdo, que dedicou 40 anos de trabalho à entidade. Franceline saiu da cidade de Lavras da Mangabeira, no Ceará, se formou em economia e se fez pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e depois entrou para a CDL.

Francilene Macêdo foi homenageada por seus 40 anos de serviços prestados ao varejo

Franceline disse que as mulheres devem se preparar e se qualificar para conquistar seu espaço e que sua trajetória é resultado de uma busca pessoal. “Eu lutei pelo meu trabalho e sigo lutando todos os dias para alcançar meus objetivos”, disse.

Cartilha
A live também serviu como lançamento da cartilha “Mulheres que Constroem o Varejo: perfil da mulher empreendedora no Brasil e ações para alcançar negócios de sucesso”, produzida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

A cartilha está disponível para download gratuito e apresenta dados da pesquisa Mulher Empreendedora, lançada ontem (8) pela CDNL e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em razão do Dia Internacional da Mulher. Além disso, traz dicas práticas para as empreendedoras aplicarem em seus negócios e alavancarem a competitividade e lucratividade.

Leia mais sobre a cartilha

Relacionadas
Integra CNDL

CDL SCS marca presença na primeira edição do StartupON ABC Valley 2022

No último sábado (23), Alexandre Damasio, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul, participou da primeira edição do StartupON ABC Valley, realizada presencialmente no Senai São Caetano do Sul. O evento recebeu cerca de 170 convidados e proporcionou networking espontâneo entre os participantes, além de ressaltar a importância da união de todas as instituições presentes para o melhor desenvolvimento da região.
Integra CNDL

NME promove mais um Evento Conexão

Quebrando paradigmas da relação feminina com segmentos automotivos, a sócia-proprietária da Bellenzier Pneus, Nilva Bellenzier, fará uma palestra com o tema “Vencer desafios, transpor dificuldades: o segredo para vencer”, na quarta-feira, 10 de agosto, a partir das 19h, na loja em Novo Hamburgo, localizada na Avenida Frederico Linck, 375, Centro.
Integra CNDL

Cadastro Positivo faz 3 anos beneficiando 22 milhões de brasileiros

Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) reuniu nesta terça-feira (2/08), em Brasília, representantes do Governo, Gestores de Banco de Dados e parlamentares para avaliar os três anos do Cadastro Positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.