Macy’s investe no omniconsumidor e foca nos funcionários em busca de transformação
O presidente e CEO da Macy’s, Jeff Gennette, revela as estratégias para o atual movimento da empresa.

Maior rede de lojas de departamento dos Estados Unidos, com mais de 800 unidades, a Macy’s está investindo para se tornar uma loja moderna, liderada digitalmente e orientada por propósitos.
Na abertura da NRF Retail’s Big Show 2023, no último domingo, 15 de janeiro, Jeff Gennette, presidente e CEO da empresa, falou sobre os planos de transformação para atender ao omniconsumidor, que interage com a marca por diversos canais de comunicação e vendas.
“Temos investido muito em ciência de dados e de preço, pensando na adaptação a estratégia digital”, revelou Gennette.
Na conversa com Caroline Hyde, da Bloomberg TV, Gennette destacou que os omniconsumidores apresentam tíquete médio 6 vezes superior àquele do cliente que usa apenas o canal digital e 3 vezes maior do que aquele do consumidor que compra somente na loja física.
Ambiente digital em crescimento
Com o lançamento do seu novo mercado digital, o macys.com, que oferece aos clientes curadoria de mais de 20 categorias e 400 marcas, a varejista segue confirmando a estratégia de ampliar a atuação, se adequando ao movimento do mercado.
A mudança marca o próximo passo da Macy’s na expansão de seus negócios digitais, já em crescimento. Segundo Gennette, a companhia tem avançado na estratégia digital e hoje os canais online já representam metade das vendas da companhia.
“Hoje estamos 50% em lojas físicas e 50% em digital. Seguimos trabalhando nisso para crescer mais e mais, sem esquecer das lojas físicas. Estamos sempre em busca de oportunidades para melhorar e nos adequarmos ao momento”, disse.
Como parte da estratégia do e-commerce, a rede varejista transformou 35 lojas que tinha em minicentros de distribuição.
Esses mini-CDs semiautomatizados totalizam quase 300 mil metros quadrados e permitem reduzir os custos e a divisão das remessas, além de utilizar melhor o estoque em mercados e regiões específicas e melhorar a velocidade de entrega.
A varejista também investiu fortemente em automação e análise de dados, que fazem parte do plano de transformação da cadeia de suprimentos anunciado em 2020.
“Reformulamos nossa cadeia de suprimentos para termos mais autonomia. Colocamos muita tecnologia e muito capital para que essas mudanças sejam realmente efetivas”, revelou Gennette.
Para melhorar a velocidade de entrega, a Macy’s investiu em ferramentas de automação e parcerias com empresas como a United Parcel Service (UPS), de distribuição e logística.
As pessoas no centro
Outra transformação que a Macy’s vem buscando é na maneira como os colaboradores são compreendidos pela gigante do varejo. Genette entende que as pessoas são fundamentais para fazer a engrenagem girar em seu máximo.
“Nossa estratégia está comprometida com as pessoas. Fazer o que for necessário para que elas contribuam em sua plenitude no dia a dia. Mentoria? Incentivos? Treinamento? Pode contar com a gente”, afirmou.
E, para mostrar que o foco nas pessoas não está apenas no discurso, Gennette fez questão de exemplificar a preocupação com um momento tão complicado de inflação nos EUA.
“A nossa mão de obra é de extrema importância para a operação. Ampliamos o salário inicial para 15 dólares a hora. E já estamos oferecendo benefícios, como estudos de ciência de dados e inglês”, finalizou.
Fonte: Mercado&ConsumoLabs