24 maio, 2024
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Mais de 60% das empresas utilizam WhatsApp em suas estratégias de vendas

Levantamento com mais de 1.600 profissionais de marketing mostra que o segmento de Varejo lidera o quesito, utilizando a ferramenta com ainda mais frequência (74%)

Levantamento com mais de 1.600 profissionais de marketing mostra que o segmento de Varejo lidera o quesito, utilizando a ferramenta com ainda mais frequência (74%)

O uso da ferramenta mais popular do Brasil, o WhatsApp, inserido em 99% dos celulares no país, também está presente no dia a dia dos profissionais de marketing, é o que mostra a pesquisa Panorama de Marketing, em que mais de 60% das empresas declaram utilizar a ferramenta em suas estratégias de vendas. A pesquisa aponta que o canal é mais utilizado no atendimento comercial e no fechamento de vendas (72%), além do pós-venda, para 55% dos respondentes. Ainda, segundo o levantamento realizado pela RD Station, que ouviu mais de 1.600 profissionais, o Varejo é o segmento que mais utiliza a ferramenta com frequência (74%), seguido pelo Mercado Imobiliário (70%), Saúde e Estética (67%), e Software e Cloud (40%).

“Para empresas, o WhatsApp é uma ferramenta poderosa para vendas. A pesquisa aponta que 75% avaliam que o atendimento e resposta em tempo real seja o principal atributo oferecido pela ferramenta, que traz diversas vantagens que podem ajudar a aumentar as conversões, melhorar o atendimento ao cliente e construir relacionamentos mais próximos e duradouros”, diz Zachary Fox – Diretor Sênior de Brand, Product e Customer Marketing na RD Station.

O WhatsApp foi eleito o terceiro canal mais utilizado em 2022, e segue nessa posição em 2023, apenas atrás das redes sociais e mídia paga, o que demonstra que também trata-se de um ferramenta potente para a divulgação de produtos e serviços. “Os dados mostram ainda que o WhatsApp tem ampla atuação na divulgação de produtos e serviços, em que quase a metade dos respondentes (45%) afirmou que a maior utilização é em negociação de ofertas”, complementa Zachary.

Potencial para crescer
Apesar da alta popularização do WhatsApp no país e do crescente uso de Inteligência Artificial, aproximadamente 50% ainda o utilizam de maneira manual, com envio de mensagens individuais ou por listas de transmissão, formato que exige dos times muitos recursos e mais tempo em estratégias que podem não gerar resultados. Entre os segmentos que mais fazem desta maneira, estão Financeiro, Jurídico e Serviços Relacionados (57%), Ecommerce (56%) e Saúde e Estética (52%).

“Ficou evidente que o uso do Conversacional no WhatsApp pelas empresas ainda está em fase inicial – apenas 22% utilizam ChatBots e que ainda há um horizonte de oportunidades. Por isso, na edição 2023 do RD Summit, nosso evento que ocorre em novembro em São Paulo, entre as mais de 200 horas de conteúdo, teremos uma trilha dedicada ao Conversacional, pois sabemos que as empresas precisam desfrutar do potencial completo desta vigorosa ferramenta para vendas”, conta o executivo.

Empresas de menor porte
Os dados evidenciam que quanto menor o porte da empresa, maior o uso do WhatsApp: entre as empresas de pequeno porte, 66% utilizam. Quando o time de Marketing tem uma única pessoa, o uso frequente do WhatsApp é apontado por 71% dos respondentes. Enquanto analisado por MicroEmpreendedor Individual (MEI) o índice é ainda maior – 78%.

“A maior utilização entre as pequenas empresas está no fato, principalmente, do baixo custo, a facilidade do uso e acessibilidade no atendimento ao cliente e apoio ao marketing e vendas. A série de recursos para comunicação com clientes e a facilidade de integração de sua API com outras ferramentas, que ajudam na automatização e melhoram a eficiência, atraem bastante esse público. Nesta jornada, outro fator que explica a maior busca é o tamanho enxuto dos times de marketing – empresas de menor porte possuem times limitados, por isso a ferramenta se torna ainda mais fundamental para estreitar relacionamento com seus clientes”, conclui Zachary Fox.

Para ter acesso ao estudo completo Panorama de Marketing, basta clicar aqui.

Sobre o Panorama de Marketing RD Station
A pesquisa foi realizada a partir da parceria entre a RD Station com TOTVS, Exact Sales, Lexos e TALLOS. Ela explora o cenário atual do Marketing no Brasil para diferentes tipos de empresas e setores. No total, foram colhidas mais de 1.600 respostas de profissionais experientes na área, de todas as regiões do país, servindo como um guia de ideias para o aprimoramento das práticas de Marketing. Além disso, foram analisados bilhões de dados do RD Station Marketing.