20 jan, 2025
0 ° C

Presidente da FCDL-MG é agraciado com a Medalha da Inconfidência

Os nomes homenageados são tradicionalmente escolhidos por um Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência

Presidente da FCDL-MG é agraciado com a Medalha da Inconfidência

O presidente da FCDL Minas Gerais, Frank Sinatra, recebeu, neste domingo (21/4), a Medalha da Inconfidência. Parte da celebração foi realizada na Praça Tiradentes, no Centro de Ouro Preto, e contou com cerimônia oficial de tiros, hasteamento da bandeira e colocação de flores no monumento a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Já a entrega das medalhas aconteceu no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

Criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha é tradicionalmente entregue no feriado de 21 de abril aos que se distinguem “pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade”. Nessa data, em 1792, Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro. Ele é considerado o mártir da Inconfidência Mineira. Simbolicamente, neste dia, a capital do Estado é transferida para Ouro Preto.

“Estou emocionado e honrado em receber essa medalha, que representa a história de luta, independência e liberdade de Minas Gerais. Como presidente da FCDL-MG, estendo a honraria a todos os representantes do movimento lojista mineiro, que batalham dia a dia para que nosso Estado se desenvolva e se fortaleça cada vez mais”, afirma Sinatra.

Ao todo, quatro categorias de medalhas são entregues: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência, sendo a primeira a mais importante. Neste ano, o agraciado com o Grande Colar foi o ex-presidente da república, Fernando Henrique Cardoso. O presidente da FCDL Minas foi homenageado na categoria Medalha de Honra.

Os nomes homenageados são tradicionalmente escolhidos por um Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidade e de outras instituições.

Presente na cerimônia, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema afirmou sobre a importância do momento e de celebrar nomes importantes para o desenvolvimento do estado.

“É com imensa honra que nos reunimos hoje para celebrar a memória do mártir Tiradentes e conceder a Medalha da Inconfidência, que reconhece aqueles que, como os inconfidentes mineiros, lutam pela liberdade, pela justiça e pela prosperidade dos mineiros e brasileiros”, destacou o governador Romeu Zema.

Homenagem especial

Além da entrega das medalhas, este ano o evento contou ainda com uma homenagem especial a Bárbara Heliodora. Ela foi casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto e, segundo descobertas históricas, participou do movimento da Inconfidência, ganhando o título de Heroína da Inconfidência Mineira.

Heliodora morreu em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, e acabou sendo enterrada em uma vala comum, sem reconhecimento histórico. Como parte da cerimônia deste ano, uma porção de terra do túmulo foi levada para o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, onde ficará no Panteão dos Inconfidentes, espaço que celebra os heróis desse período emblemático da história.

Transmissão da cerimônia

A Rede Minas realizou o registro da cerimônia. Confira a transmissão abaixo: