25 abr, 2024
0 ° C

Sem medo de inovar

Princípio é fundamental nos tempos de crise. Empresário mineiro buscou solução de compartilhamento para seu negócio de aluguel de carros Carolina Laert Ninguém tem dúvidas […]

Princípio é fundamental nos tempos de crise. Empresário mineiro buscou solução de compartilhamento para seu negócio de aluguel de carros

Carolina Laert

InovaVarejo_Target-(1)

Ninguém tem dúvidas de que viver em um país em um cenário econômico incerto é fácil. O atual momento macroeconômico e político pelo qual o Brasil passa gera medo e dúvidas, principalmente na hora de investir. Desemprego em alta, inflação e consumo reduzido são desafios diários na vida de empreendedores e empresários.

Mas, pensando na máxima “o ataque é a melhor defesa”, o empresário que enxerga mudanças na forma de consumir e no cenário econômico vê também o quão necessária é a mudança de atitudes para continuar a crescer. Muitas vezes, o momento de crise é o melhor para pensar em inovar. O mineiro Lucas Pitta, proprietário da empresa Target, afirma que a inovação traçou outros e novos rumos para seu negócio.

Desde 2012, Pitta possui uma locadora de veículos em Belo Horizonte. Com a concorrência cada vez mais acirrada, o empreendedor questionava-se de que forma poderia crescer dentro dos valores em que acreditava: a cultura do compartilhamento.

“Quando adquiri a Target e me tornei gestor, tinha dúvidas de como eu iria crescer e me manter no mercado. Além disso, eu queria fazer um negócio que caminhasse com meus valores. Acredito na cultura do compartilhamento, de um ajudar o outro. Vejo que, dessa forma, as coisas tornam-se mais fáceis. Eu realmente estava inquieto. Então, fiz treinamentos, uni-me mais às pessoas que tinham interesses semelhantes aos meus e, assim, as ideias foram surgindo e o velho clichê ‘fora da caixinha’ aconteceu”, diz ele, que também é diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belo Horizonte e coordenador estadual da CDL Jovem em Minas Gerais.

Depois de pesquisar o mercado, fazer novos contatos, participar de eventos ligados à tecnologia, Pitta resolveu, há dois anos, criar a Target Share. A empresa, ou melhor, a start-up, como a define, foi lançada no fim de março. É uma locadora de carros on-line, em que todos os carros estão estacionados em ambientes parceiros, espaços compartilhados.

 

Mobilidade urbana e carros compartilhados

O aluguel de carros por aplicativo é uma novidade que começa a chegar às cidades brasileiras. São Paulo, Fortaleza e Belo Horizonte já oferecem esse tipo de serviço. O modelo de contrato é menos burocrático e o usuário paga apenas pelo que utilizar. Os carros ficam distribuídos em diferentes pontos da cidade, para onde o usuário deve se locomover com as informações que recebe pelo aplicativo.

“A Target Share existe porque buscamos inovação e parceiros. Por dois anos, desenvolvemos um aplicativo que fosse capaz de oferecer ao cliente a independência na hora de alugar um carro, sem precisar se deslocar até uma locadora. Está tudo no aplicativo. O cliente vai até um local em que esteja um dos carros de nossa frota e, no próprio aplicativo, abre a porta do automóvel, com a chave já dentro dele. É só ligar e partir”, explica Pitta.

Outro detalhe que o empresário aponta é que os carros estão estacionados em locais diferentes de Belo Horizonte, mas todos em pontos de parceiros da Target Share. “Nosso desafio, agora, é conquistar mais parceiros, compartilhar mais nossa ideia e propósito. Além disso, quero me aproximar mais ainda dos varejistas, que são do meu setor”. O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para iPhone, mas logo deverá chegar a outros sistemas.

 

Veja algumas dicas do empreendedor para quem quer inovar e garantir vida longa ao negócio:

– Compartilhe ideias.

– Junte-se a pessoas com interesses parecidos com os seus.

– Siga seu feeling (intuição), todo empreendedor tem o seu.

– Arrisque-se.

 

Soluções inovadoras para o varejo estão disponíveis em inovavarejo.org.br.