Ticket médio do foodservice brasileiro salta 40% em abril
Estudo com associados do IFB revela ainda crescimento de 6,5% no setor e reforça recuperação após anos de restrições durante a pandemia do coronavírus.

O segmento de foodservice no Brasil fechou abril de 2023 com crescimento nominal de 6,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O destaque do IDF (Índice de Desempenho Foodservice), realizado pelo IFB (Instituto Foodservice Brasil) com empreendedores associados vai para o ticket médio do setor, que teve um salto de 40,1% em abril, passando de 8% nos últimos 12 meses. O aumento acumulado do mercado este ano ultrapassa os 15%.
O número de transações teve uma pequena variação negativa, com queda de 1,6% no mês. A quantidade de lojas no setor de alimentação fora do lar em relação a abril de 2022 se manteve estável, com pequeno aumento de 0,2%, atingindo um total de 6.678 unidades no país. A participação da modalidade delivery chegou a 23,3% das vendas no mês passado, um aumento de aproximadamente 2% em relação a março.
Na análise sobre variação de faturamento dos associados do IFB nos canais de venda, a pesquisa aponta as lojas de rua ganharam 6,3% a mais em abril, enquanto as unidades de centros comerciais tiveram crescimento de 7,2%.
Em relação ao ICVA (Índice Cielo do Varejo) no foodservice, foi registrada estabilidade, com ligeira queda de 0,2% em comparação a abril de 2022.
Lucas Roberto, head de marketing e comunicação do IFB, explica que estudo faz um recorte importante do setor, com insights sobre a atuação e os resultados dos principais representantes do segmento. Segundo a executiva, os dados comprovam a consolidação da retomada pós-pandemia, levando em consideração que o setor foi um dos mais prejudicados pelo fechamento dos estabelecimentos para contenção da Covid-19.
“A crise sanitária global trouxe sérios desafios para as empresas do setor, mas também comprou a força do foodservice no Brasil, que segue retomando seu posicionamento de mercado em 2023. Apesar das incertezas econômicas globais, nossa expectativa é que os níveis pré-pandemia sejam atingidos definitivamente nos próximos meses. Porém, vale destacar que os empreendedores devem estar sempre atentos às tendências e às pesquisas de mercado para traçarem estratégias assertivas e inovadoras”, explica ele.
O IFB realiza todos os meses pesquisas estratégicas sobre os movimentos do foodservice, em busca de soluções para temas que impactam o mercado. O IDF é considerado um dos mais importantes indicadores da área.