09 fev, 2025
0 ° C

Evento mostrou um mundo complexo, volátil e instigante

Um mundo mais rápido, volátil e complexo. Esse foi o panorama apresentado e discutido o Global Retail Show 2020 realizado na última semana. O evento mostrou em […]

Um mundo mais rápido, volátil e complexo. Esse foi o panorama apresentado e discutido o Global Retail Show 2020 realizado na última semana. O evento mostrou em 173 horas de conteúdo e com o apoio decisivo de 326 palestrantes e debatedores de 15 países e mais duas pesquisas exclusivas o cenário em transformação e, muito mais importante, caminhos para empresas e negócios se reposicionarem em relação à nova realidade.

Um destaque importante, claro, foi a tecnologia. O famoso futurista Peter Diamandis disse que o ritmo acelerado das inovações tecnológicas deve nos encher de otimismo. O empresário, fundador e presidente-executivo da Fundação XPRIZE foi uma das atrações de encerramento do Global Retail Show, maior evento online de consumo e varejo do mundo.

Segundo ele, estamos vivendo o momento mais extraordinário de todos os tempos na história da humanidade, um tempo em que as tecnologias exponenciais estão capacitando todos nós a não reclamar de problemas, mas a resolvê-los. Para ele, robótica, impressão 3D, biologia sintética, IA (Inteligência Artificial), blockchain e realidade virtual vão nos permitir criar mais riquezas na próxima década do que em todo o século passado.

“Eu realmente acredito que os maiores problemas do mundo são as maiores oportunidades de negócios. Os empresários de hoje estão procurando resolver esses desafios e problemas”, disse Diamandis.

Experiência e varejo
Outro tema presente no Global Retail Show foram os consumidores. Ficou claro que a  experiência de eventos estão simbioticamente ligados e o olhar do entretenimento pode e está sendo cada vez mais aplicado no setor varejista. Luis Justo, CEO do Rock in Rio fez um paralelo entre os dois mundos durante painel sobre o futuro da experiência do consumidor no quarto dia do Global Retail Show.

Segundo Justo, cada vez mais esse olhar sobre a construção de uma experiência deve ser pauta, especialmente pelo olhar da experiencia física do varejo. Sob esta ótica, o empresário trouxe cinco insights sobre customer experience que ele chamou de retailtainment (união do entretenimento com o varejo).

A indústria que corre para ao varejo
Se alguém ainda questiona as oportunidades do varejo, devem dar uma olhadina na movimentação da indústria. Isso porque um painel do evento mostrou o investimento do setor na área de vendas. Marcas como Havaianas, Hering e Portobello apostaram fortemente no processo de migração da indústria para o varejo.

“Começamos a fazer a venda direta ao consumidor entre 2008 e 2009, antes mesmo de pensarmos em ter lojas-conceito”, lembrou Fernanda Romano, diretora-executiva de marketing da Alpargatas, dona das Havaianas.  Recentemente, a empresa lançou também uma flagship virtual.

 “Isso não é moda. No fim, a indústria está vendendo para o consumidor e é ele que determina, hoje, onde quer comprar. Então, a marca precisa estar em todos os lugares”, disse o diretor da Gouvêa Consulting, Alexandre Machado.

Tecnologia de pagamentos
“A indústria de pagamentos precisa estar alerta ao comportamento do consumidor para estabelecer novas propostas, transformando as soluções oferecidas atualmente”. A análise foi do presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, em sua participação no Global Retaisl Show.

O executivo aposta que o futuro dos pagamentos no varejo será um modelo híbrido entre os métodos tradicionais físicos e os digitais. Soluções como os links de pagamento, que já existiam antes da pandemia, passaram a ser usadas agora por necessidade. Paulo acredita que com a retomada do comércio presencial, a tendência é que os varejistas incorporem a tecnologia no dia a dia dos seus negócios.

Aceleração do futuro foi tema presente no Global Retail Show. “Vimos as mudanças que estavam em curso na geopolítica global e que foram potencializadas pela pandemia”, diz Marcos Gouveia. “Nesta semana muito conteúdo foi trazido para repensar negócios, atividades, vocações, opções e, de forma paralela, sobre nossa própria vida, atitudes e comportamentos, completa.