24% dos consumidores pretendem participar de “amigo-secreto” na Páscoa

Levantamento realizado pela CNDL/SPC Brasil em parceria com a Offer Wise Pesquisas mostra que a brincadeira será realizada principalmente entre familiares

8% considera o amigolate uma boa forma
de presentear gastando menos
(Foto: Shutterstock)

O “amigo-chocolate”, brincadeira realizada no período da Páscoa, é uma forma econômica para se comemorar a data. Os participantes trocam ovos ou barras de chocolate, semelhante ao amigo secreto, muito utilizado no Natal. De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 24% dos consumidores que vão presentear na Páscoa pretendem participar da brincadeira este ano.

As principais motivações apontadas pelos entrevistados para participar da brincadeira foram o fato de gostar de eventos sociais (13%) e por considerar que essa é uma boa forma de presentear gastando menos (8%). De acordo com o levantamento, 70% não pretendem participar este ano, sobretudo para evitar aglomerações devido à pandemia (36%).

Confira a pesquisa na íntegra!

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que a brincadeira é uma aliada para proteger as finanças pessoais, e que é possível participar sem descumprir as recomendações de isolamento social. 

“O amigo secreto é uma excelente forma de economizar e ao mesmo tempo manter viva a tradição de presentear pessoas queridas. Neste momento, onde o distanciamento social torna-se fundamental para conter o avanço da pandemia, percebemos o varejo se organizando para atender essa demanda dos consumidores, realizando serviços de frete grátis, promoções específicas para a brincadeira e até mesmo a disponibilização de aplicativos para realização de sorteios online”, aponta Costa.

36% farão a troca de chocolates pela internet

Pesquisa CNDL/SPC Brasil

De acordo com a pesquisa, 46% dos entrevistados farão o amigo secreto presencialmente, enquanto 36% farão a brincadeira apenas online e 10% pretendem participar dos dois tipos de evento. O levantamento aponta ainda que 73% dos consumidores pretendem fazer o amigo secreto de Páscoa com familiares, enquanto 44% com amigos e 33% com colegas de trabalho.

As entrevistas com 936 pessoas foram realizadas de 26 de fevereiro a 08 de março de 2021. São brasileiros das 27 capitais do país, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem realizar compras para a Páscoa deste ano. A pesquisa foi realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.

Relacionadas
Pesquisa

52% dos idosos são os principais responsáveis pelo sustento da casa

Levantamento realizado em parceria com a Offer Wise Pesquisas aponta que 71% dos aposentados que ainda trabalham buscam complementar a renda; 40% dos idosos que se mantêm na ativa enfrentaram dificuldades em conseguir oportunidade no mercado de trabalho
Pesquisa

Dia das Mães 2021: invista em personalização e explore o caráter emotivo da data

Em menos de 10 dias, ocorrerá o Dia das Mães, considerada pelo varejo a principal data comemorativa do primeiro semestre e a segunda melhor do ano – perde apenas para o Natal –, em termos de faturamento. Apesar da proximidade, os comerciantes ainda têm tempo e motivos de sobra para aproveitar o Dia das Mães 2021, e vender seus produtos e serviços. Confira as dicas.
Pesquisa

Dia das Mães: para 76% dos consumidores os produtos estão mais caros em 2021

Segundo pesquisa CNDL/SPC Brasil, 72% dos compradores pretendem pagar as compras à vista (72%), sendo que em 40% dos casos o pagamento será em dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.