Tendências e Inovação

6 competências do profissional do futuro

Com o surgimento, constante, de novas tecnologias, os profissionais estão sempre inovando as maneiras de trabalhar e, com isso, as habilidades humanas nunca tiveram tanta evidência, como agora. As soluções tecnológicas potencializam as características humanas no trabalho, por meio de ideias inovadoras, práticas colaborativas e flexibilidade.

Não é de agora que se fala de tecnologias avançadas, mas com a chegada da pandemia as empresas e os funcionários foram submetidos a aceleração desse processo. Rodrigo Selback, especialista do Instituto da Transformação Digital, acredita que a digitalização exige novas capacidades dos profissionais e, hoje, é fundamental olhar para além das crises, a automatização e a IA – Inteligência Artificial, componentes fundamentais para enxergamos o futuro.

“Tudo vai mudar cada vez mais rápido. Muitos empregos serão substituídos por eles (computadores e máquinas), e por outro lado, diversas profissões surgirão. O futuro é totalmente tecnológico, mas também é incrivelmente humano”, avalia Rodrigo Selback.

O especialista listou seis habilidades que os profissionais devem ter:

Inteligência emocional: é preciso autoconhecimento para controlar os sentimentos, e tudo que envolve o nosso lado psicológico. A saúde mental e o bem-estar impactam diretamente o desempenho da pessoa no trabalho;

Boa comunicação: saber se comunicar é fundamental para os relacionamentos profissionais. Estudar a comunicação não violenta também pode ajudar a dar feedbacks para os colegas de maneira clara e respeitosa;

Habilidades em tecnologia: deve-se acompanhar as novas tecnologias e os aplicativos que possam contribuir com o seu trabalho e adotá-las para melhorar o desempenho e a produtividade;

Planejamento e metas: ajustar a rotina é importante, com horário de início e término, planejamentos e foco. Tudo isso é fundamental, sobretudo para melhor utilizar os meios tecnológicos nas atividades profissionais;

Colaboração: as tecnologias não substituem o bom e velho trabalho em equipe. As empresas seguirão buscando por trabalhadores aptos a interagir bem com os colegas e capazes de compartilhar conhecimento, para trazer bons resultados para a organização;

Flexibilidade: estar aberto a novas ideias e estratégias e ser capaz de se inserir nas mudanças repentinas, será sempre o segredo do profissional do futuro.

Edição: Fernanda Peregrino

Relacionadas
Tendências e Inovação

Google Cloud apresenta novas ferramentas de IA para varejistas

Os novos recursos de IA do Google Cloud visam capacitar e-commerces com uma navegação mais moderna, melhores e mais personalizadas experiências de compras on-line, assim como recomendações de produtos.
Tendências e Inovação

Como as startups de varejo vêm transformando o mercado?

Frente a uma nova realidade, não podemos mais negar o auxílio de soluções desenvolvidas justamente para suprir necessidades básicas do varejo e prestar os melhores serviços aos consumidores.
Tendências e Inovação

Os modelos de trabalho que estarão em alta em 2023

Com tantas novidades e tendências no mundo do trabalho, Isis Borge elencou os novos modelos de trabalho que são uma promessa para 2023. Confira e prepare-se!