Automação no atendimento avança no varejo e já resolve até 89% das interações com clientes
VTEX apresentou um case que ajuda a dimensionar esse avanço
Shutterstock
A aplicação de inteligência artificial no atendimento ao cliente começa a ganhar escala real no varejo e já impacta diretamente a eficiência das operações. Durante o VTEX Day, a VTEX apresentou um case que ajuda a dimensionar esse avanço: a C&A atingiu 89% de automação nas interações com consumidores em seus canais digitais, com uso de agentes inteligentes integrados à operação, a VTEX CX Platform.
Na prática, isso significa que a maior parte das demandas de pós-venda passou a ser resolvida de forma instantânea, reduzindo fricções e custos operacionais. Esse avanço vem acompanhado de uma evolução nas próprias ferramentas: soluções que já combinam interações por voz e texto, leitura de contexto em tempo real e integração direta com dados da operação. Na prática, o atendimento deixa de ser genérico e passa a guiar o consumidor ao longo da jornada, funcionando cada vez mais como um consultor de vendas, com decisões sendo apoiadas por análises em linguagem natural e menor dependência de integrações complexas.

Expansão de mercado e novas lideranças
Esse avanço tecnológico acontece em paralelo a uma nova fase de crescimento no comércio digital, em que plataformas buscam ampliar eficiência e capturar novas oportunidades de receita. A integração entre canais, dados e automação passa a ser central para sustentar escala em um ambiente mais competitivo e com margens pressionadas.
Nesse contexto, a VTEX também anunciou mudanças em sua estrutura de liderança no Brasil, com nomes voltados tanto ao mercado B2C quanto ao B2B. A movimentação inclui a chegada de Michel Tauil para a frente de B2C Solutions e de Massimo Enea para liderar a vertical B2B, além de outros executivos em áreas estratégicas da operação.
A discussão sobre como tecnologia, operação e crescimento se conectam nesse novo cenário estará no centro da Omnivarejo 2026, que acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em João Pessoa (PB). O evento reúne executivos e especialistas de todo o país para debater os próximos passos do varejo, com foco em inovação, estratégia e uso prático de dados e inteligência artificial . Entre os participantes confirmados está Massimo Enea, que deve abordar justamente os desafios e oportunidades dessa nova fase do comércio digital.

