Pesquisas

Amigo Secreto vai movimentar R$ 6,3 bilhões na economia

48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes

Tradicional brincadeira do mês de dezembro, o ‘amigo secreto’ (ou amigo oculto, dependendo da região do país) fará parte das comemorações neste fim de ano de boa parte dos brasileiros. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 37% dos consumidores pretendem participar de amigo secreto este ano.

Confira a pesquisa sobre amigo secreto na íntegra!

Estima-se que 59,7 milhões de pessoas devam participar deste tipo de evento no período do Natal. Entre os que devem entrar na brincadeira, 53% adoram participar deste tipo de evento, 48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes e 14% participam apenas para não serem julgados como antissociais.

Por outro lado, entre os 44% que não pretendem participar, 34% afirmam que não gostam da brincadeira, 30% querem evitar aglomeração de pessoas devido à pandemia, com queda de 11 pontos percentuais em comparação à 2020, e 28% não irão participar porque parentes, amigos ou colegas de trabalho não tem o costume de fazer esta brincadeira.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, o amigo secreto é uma excelente forma de driblar os efeitos da crise sem abrir mão do ato de presentear. “Este ano, com o avanço da vacinação, as pessoas estão mais seguras para participar de eventos e confraternizações, e o amigo secreto é uma boa maneira de presentear sem sobrecarregar o orçamento. É uma confraternização coletiva que resolve a obrigação de comprar presentes para várias pessoas, já que cada um se encarrega de presentear apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente. Neste tipo de brincadeira, todos presenteiam e saem presenteados e é bastante comum estabelecer um limite para o valor a ser gasto”, destaca Costa.

Os consumidores pretendem gastar R$ 64,4 com cada presente

Gasto médio
Em média, os consumidores pretendem participar de 1,6 evento de amigo secreto, principalmente entre familiares (75%), com amigos (36%) e com colegas do trabalho (26%). Os consumidores pretendem gastar R$ 64,4 com cada presente, em média. Estima-se que a brincadeira movimente R$ 6,3 bilhões na economia.

Apesar de a brincadeira ter seu lado positivo, Costa alerta para os cuidados com orçamento. “O que à primeira vista parece vantajoso, pode ficar caro se o consumidor decidir entrar em todos os amigos secretos do seu círculo de convivência. A dica é participar apenas de comemorações em que o preço é estipulado com antecedência. Também vale analisar se esse dinheiro não fará falta no orçamento ao final do mês, comprometendo assim o pagamento das contas”, orienta.

Relacionadas
Pesquisas

9 em cada 10 inadimplentes sofreram impacto emocional negativo por conta das dívidas

Ansiedade foi o sentimento negativo mais citado no levantamento, atingindo 78% dos entrevistados; 72% apresentaram alterações no sono e 53% afirmam ter ficado mais irritados e intolerantes com as pessoas próximas.
Pesquisas

Em novo recorde, inadimplência atinge 66,08 milhões de consumidores

Em comparação ao ano passado, o número de inadimplentes do Brasil teve crescimento de 8,08%. Média das dívidas também bate recorde e passa dos R$ 4 mil.
Pesquisas

Vendas do Comércio avançam no 1º trimestre de 2023 e superam pico de novembro/2020

O volume de vendas do Varejo Ampliado avançou 3,3% na comparação com o 1º trimestre de 2022. Já o volume de vendas do Comércio Varejista registrou crescimento de 2,4% na mesma base de comparação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.