Integra CNDL

CDL Bertioga trabalha para facilitar a vida das empresas

Arte realizada com foto da CDL Bertioga

Na cidade litorânea de Bertioga (SP), próxima a Santos e Mogi das Cruzes, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) trabalha para facilitar a vida dos micros e pequenos empreendedores do Comércio e Serviços. Oferece ferramentas que tornam mais rápidas e eficientes as tarefas do dia a dia das empresas, como emitir notas fiscais, realizar contratações e capacitações e até checar o score financeiro da clientela.

“A CDL Bertioga é uma ferramenta de benefícios para os empreendedores. Nossa missão e vocação é apoiar o desenvolvimento e o fortalecimento do comércio da cidade”, afirma Adriana Hauschildt, presidente da instituição.

A CDL Bertioga foi fundada em 1998. Atualmente, conta com 140 associados, que têm acesso a descontos especiais em consultas e exames, farmácias, plano de saúde e cursos de idiomas, qualificações profissionais e de nível superior. Podem ainda utilizar os serviços de proteção ao crédito – como o SPC Imobiliário e a plataforma de emissão de notas, o SPC NFe –, banco de currículos e locar espaço para eventos e capacitações.

“Temos produtos que se forem comprados separadamente, serão mais caros, ou seja, nossos produtos têm um alto valor agregado por um preço bem menor. É o caso da nota fiscal eletrônica. Também temos parceria com o Senac Bertioga e o Sebrae Santos, o que garante aos associados cursos exclusivos. Inclusive, o Sebrae só está na cidade por causa da nossa parceria”, destaca a presidente da CDL Bertioga, que está no segundo mandato.

No ano passado, reforçou as capacitações de vendas online, marketing digital e redes sociais, que a CDL Bertioga já vinha promovendo antes da Pandemia. “Nossos empreendedores são muito espertos, e logo viram a necessidade de se adequar, e vender pela internet. Procuraram a entidade em busca de informação, e pudemos ajudá-los”, conta Adriana Hauschildt.

Breve histórico e economia local
De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população do município é de aproximadamente 66 mil pessoas. A cidade só foi emancipada em 1991, apesar de Bertioga fazer parte da História do Brasil como um dos primeiros pontos geográficos com povoamento regular, que teve início em 1531, quando Martim Afonso de Sousa, nomeado Governador Geral da Costa do Brasil, aportou às águas do seu litoral.

A área constituiu-se importante ponto estratégico na defesa e vigia, sendo construída, por volta de 1550, a Fortaleza de São Tiago de Bertioga. Somente na década de 40, o pequeno vilarejo de pescadores começou a perceber a grande vocação da região: a de estância balneária. Nesta época, Bertioga foi transformada oficialmente em distrito de Santos. Só após dois movimentos pró-emancipação – em 1958 e em 1979 –, conquistou o status de município.

Tem 33 quilômetros de praias próprias para o banho de mar, que oferecem momentos de lazer e a prática de vários esportes. Os turistas também contam com atividades turísticas ecológicas, de aventura, náutica, histórico-cultural e religiosa. Segundo a Prefeitura de Bertioga, “como nos demais municípios do litoral paulista, o turismo balneário é um segmento dos mais significativos da economia local e regional, contribuindo efetivamente para a dinâmica do setor terciário”.

“Ainda é uma cidade pequena em desenvolvimento. A vantagem é que temos uma conversa muito próxima com o poder público local, o que nos permite, por exemplo, colaborar com a construção do plano diretor da cidade, a fim de fortalecer o comércio e o turismo”, afirma Adriana Hauschildt.

A cidade possui muitos condomínios residenciais com casas de veraneio, o que também exerce grande influência na economia local e movimenta o setor de serviços, ressalta a presidente da CDL Bertioga. “Isso colabora para o giro do comércio municipal e reduz a dependência do setor turístico”, explica.

Com informações da Prefeitura de Bertioga.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Empossada a nova diretoria da Federação Varejista do Rio Grande do Sul

Nova diretoria assume gestão até 2025; evento foi amplamente prestigiado por autoridades públicas Compartilhe:
Integra CNDL

Presidente da CNDL participa de jantar com o governador do Mato Grosso

O presidente da CNDL, José César da Costa, participou na noite desta terça-feira (24) de um jantar com o governador de MT, Mauro Mendes. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL Patos de Minas distribui de kits de higiene pessoal a entidades sociais

Em cerimônia na manhã do dia 17 de maio, a CDL de Patos de Minas realizou a entrega de Kits Solidários, contendo itens de higiene pessoal, para entidades sociais e instituições que prestam assistência à comunidade. O material irá contribuir para a saúde e os cuidados das crianças que pertencem às famílias assistidas pelas entidades contempladas com o projeto. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.