Integra CNDL

CDL Ilha: passos para crescer

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Ilha , que há 27 anos luta pelo comércio da Ilha de Itaparica

Considerada a maior ilha marítima do país, a Ilha de Itaparica fica na Baía de Todos os Santos (BA), em frente a Salvador, a cerca de 13 km de distância. Tem incríveis 239 km² de superfície e mais de 35 km de comprimento.

Devido à proximidade, é comum quem visita a capital baiana fazer um bate e volta na ilha, e este fluxo de turistas potencializa o desenvolvimento local. Para promover e acompanhar esse crescimento, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilha tem intensificado as suas ações. As atividades de fortalecimento do comércio da cidade se ampliaram há cerca de dois anos, pouco antes da pandemia.

“O Governo do Estado está com um projeto para a construção de uma ponte, de 13km, que vai ligar Ilha de Itaparica e Salvador”, explica Tarcísio Lopes Nogueira, presidente da CDL Ilha.

Com a obra, a expectativa é que o município dependa um pouco menos do turismo de fim de ano. Tarcísio Nogueira explica que o projeto de construção da ponte já foi vencido por um grupo chinês, mas a realização ainda não aconteceu.

“No verão, principalmente no Réveillon e no Carnaval, a cidade triplica o número de pessoas, o comércio cresce, os hotéis enchem, mas não podemos depender se queremos crescer”, aponta o dirigente lojista.

Conquistando associados
Mirando o crescimento local, a CDL Ilha intensificou as atividades junto aos comerciantes da cidade, aumentando o número de associados. Além disso, a entidade tem buscado estar mais próxima deles. Hoje, a Câmara conta com 99 associados.

“A adesão tem sido muito boa, e os empresários estão comprando a ideia. A cada 10 empreendedores que vêm até nós, 9 acabam se afiliando”, explica, acrescentando: “temos uma sede para realizar cursos, trazer palestrantes e aproximar mais gente para se associar”, conta Tarcísio.

A sede é, até então, a maior conquista da CDL Ilha. Apesar de se tratar de um local alugado, a sede é essencial para a prestação de serviço aos associados. “É um lugar onde a gente reúne todo setor administrativo, fazemos a certificação digital e o controle de associados”, afirma o presidente.

A CDL Ilha já tem 27 anos de história, o que para o presidente da entidade facilitou a aproximação com o associado. “A população já conhecia a CDL desde antes de retomarmos o projeto, isso facilita. Em Santo Antônio de Jesus, cidade vizinha, a CDL é referência para toda Bahia, outro ponto a nosso favor”, explica Lopes Nogueira.

Apoio
O presidente enfatiza que o apoio recebido da FCDL-BA – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia é primordial para tocar os projetos da instituição e para realizar mais parcerias de sucesso, como foi o caso do último ‘Liquida’, ação promocional encabeçada pela CDL.

O próximo desafio da CDL Ilha é conseguir maior visibilidade junto ao governo local, para participar ativamente das decisões e eventos que favoreçam o interesse coletivo. “No início da pandemia, lutamos para que o comércio se mantivesse aberto, e a prefeitura nos ouviu”, aponta o presidente.

Atrair jovens empreendedores é outra meta da diretoria da CDL Ilha. “85% dos associados são pessoas de terceira idade, sou um dos mais novos por aqui. Mas estou otimista, à medida que melhorar a locomoção até a capital e voltarmos a realizar nossos eventos, acredito que o jovem se aproximará da entidade”, finaliza.

*Estagiário sob supervisão de Fernanda Peregrino, editora da Varejo S.A.


Fotos cedidas pela CDL Ilha.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Blumenau retoma o Ciclo de Palestras

A noite desta terça-feira (21) foi marcada pela retomada do Ciclo de Palestras, realizado pela CDL Blumenau em parceria com a UniSagres. Após mais de dois anos sem edições por conta da pandemia, a reestreia do evento contou com a presença do antropólogo e professor Luiz Marins, que subiu ao palco do auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes. Mais de 500 pessoas participaram da palestra “A grande retomada: ou somos todos vendedores ou a conta não fecha”. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL São Caetano do Sul lança projeto de inovação

São Caetano do Sul é uma cidade localizada na região do ABC da grande São Paulo, conhecida por ter o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010) estar entre os cinquenta maiores PIB do país e possuir uma renda per capta de mais de R$ 85.000,00. O município conta com uma população estimada de 162.763 habitantes com empregabilidade e ocupação acima de 75% e taxa de escolarização de 97% Compartilhe:
Integra CNDL

CDL/BH sedia palestras gratuitas sobre gestão e desenvolvimento cultural

Nos dias 21 e 22, o Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) será palco de palestras e rodas de conversa do 3° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O evento será realizado de 20 a 22 de junho em diferentes espaços de Belo Horizonte. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior aproximação entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre estado e municípios. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.