Empreendedorismo Jovem

CDL Jovem Vitória conecta lojistas às soluções do varejo digital

Jovens empreendedores que participaram da segunda edição do Inova on the Road (Foto: divulgação/CDL Jovem Vitória)

Por Carol Tardin*

CDL Jovem Nacional presenta no evento: Lúcia Fassarela, gestora de projeto, e Raphael Paganini, coordenador nacional

O varejo é um setor produtivo que precisa se posicionar na rota da inovação, aproximando suas demandas dos ambientes de novas soluções. É muito importante criar um caminho que acelere a tecnologia e a digitalização para fortalecer o crescimento do segmento.

Diante desse cenário, a CDL Jovem Vitória promoveu, no último dia 17 de fevereiro, no auditório da Fucape Business School, o Inova on the Road, encontro que conectou lojistas às soluções do varejo digital.

O evento faz parte do Inova Varejo 2022, plataforma desenvolvida pela CDL Jovem Nacional para facilitar o acesso de empresários a recursos digitais de gestão e operação de negócios.

Durante o encontro, foram realizadas diversas modalidades de atividades, como palestras, mesas de debates e pitches de inovação, em que as empresas expositoras apresentaram sua área de atuação e divulgaram seus produtos e serviços.

Os inscritos também participaram das Rodadas de Oportunidades, em que grandes varejistas do Espírito Santo apresentaram os maiores desafios de inovação no seu negócio para uma plateia formada por representantes de iniciativas inovadoras, startups e empresas da economia digital. O objetivo foi estimular a criação de insights e soluções para as principais demandas do varejo.

Samira Soares, presidente da CDL Jovem Vitória; Raphael Perim, presidente da Casa do Adubo; e George Ribeiro, diretor da CDL Jovem Vitória

O coordenador da CDL Jovem Nacional, Raphael Paganini, comemorou o sucesso do evento e informou que mais três edições estão previstas para 2022. “Reunimos todos os atores que fazem parte da inovação: a CDL Jovem, que tem entre os seus propósitos a utilização de tecnologias e novidades para facilitar o desenvolvimento dos negócios e ajudar os empreendedores; as soluções tecnológicas do Espírito Santo e os grandes players do Estado, que nos mostraram sua visão do negócio, o que eles utilizam de tecnologia e qual sua necessidade de transformação digital”, destacou.

A presidente da CDL Jovem Vitória, Samira Soares, também fez um balanço muito positivo do evento. “Foi um encontro bastante enriquecedor, com grande engajamento e interação por parte do público. Colocamos o Inova on the Road em um patamar bem elevado, o que nos deixou muito satisfeitos e orgulhosos”, afirmou Samira.

O Inova on the Road é itinerante e será levado para as cidades onde existe representação da CDL Jovem. O lançamento ocorreu em Belo Horizonte (MG), no ano passado. Vitória recebeu a primeira edição deste ano.

Inovar para crescer
Um dos destaques da programação foi a palestra do empresário capixaba Raphael Perim, diretor-presidente da Casa do Adubo, uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas do Brasil.

Membro da quarta geração da empresa, que já tem 85 anos de atuação, Raphael contou para os participantes o que a Casa do Adubo fez para crescer em um mercado que é tão pulverizado, com mais de 5.500 revendas pelo país e baixas margens de lucro.

“Fizemos um planejamento de longo prazo com foco em pequenos e médios produtores rurais, diversificando culturas atendidas, o portfólio de fornecedores e as regiões de atuação. Para isso, foi fundamental investir em tecnologia e na inovação dos modelos de operação, para temos controle, escala e eficiência operacional”, explicou o empresário.

Organizadores e palestrantes do evento

A Casa do Adubo também inovou na gestão do capital de giro, com parceiros integrados para dar crédito aos clientes na ponta. Hoje, a empresa caminha para construir um hub de opções de financiamento para o seu público.

“Para a organização continuar crescendo, especialmente em um mercado tão competitivo, com muitos players, margens apertadas e vendendo commodities, é preciso inovar todos os dias, buscando fazer diferente e melhor aquilo que muitas outras empresas no mercado estão tentando fazer também”, disse Perim.

*Carol Tardin integra a equipe de Comunicação da CDL Vitória e escreveu esta matéria especialmente para a Varejo S.A.

Fotos: Lucas Aguiar/CDL Vitória

Compartilhe:
Relacionadas
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 leva conscientização e desconto para brasileiros

Ações e descontos foram dados, simultaneamente, em mais de 1200 cidades, com mais de 40 mil estabelecimentos comerciais participando do DLI 2022. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

A conscientização tributária para o crescimento empresarial e o acesso a serviços públicos eficientes

Mais do que analisar os cinco meses os quais os brasileiros pagam tributos aos governos, independente da esfera, seja ela municipal, estadual ou federal, o ponto a ser analisado é a destinação dada aos valores arrecadados. Diante disto, é de tamanha importância a conscientização tributária pela sociedade. Compartilhe:
Empreendedorismo Jovem

DLI 2022 ocorre amanhã, dia 2/6, em todo Brasil

Mais de 40 mil lojas participam da 16ª edição do Dia Livre de Impostos, que promove conscientização sobre o peso tributário e descontos para a população Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.