Integra CNDL

CNDL e FCDL SC reúnem mais de 200 líderes empresariais em Florianópolis

Senador Jorginho Mello abriiu o evento na manhã de hoje

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação (FCDL SC) realizaram nos dias 29 e 30 de junho, em Florianópolis, o Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. O evento contou com o patrocínio do Sebrae e reuniu mais de 200 líderes empresariais do setor de comércio e serviços do estado.

No encontro, foram realizadas palestras e ações de relações institucionais e governamentais do Sistema CNDL, além de debates sobre os projetos de lei de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional. O Encontro de Líderes contou ainda com uma atividade do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae.

Na noite do dia 29 de junho aconteceu o jantar festivo de abertura do Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. O evento foi marcado pela presença de deputados, senadores e lideranças políticas do estado.

O senador Jorginho Mello (PL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, foi homenageado com o Prêmio Mérito Lojista, considerado o “Oscar do Varejo”, concedido pela CNDL a quem contribui para o desenvolvimento do varejo no Brasil. Também foram homenageados com diplomas de Moções de Aplausos os deputados federais de SC, Caroline de Toni (PL), Darci de Matos (PSD), Rodrigo Coelho (Podemos) e Daniel Freitas (PL).

No dia 30 de junho, segundo dia do Encontro de Líderes, o Programa Políticas Públicas 4.0 realizou mais uma ação de mobilização e qualificação de lideranças do setor de comércio e serviços.

Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.

O ministro Ronaldo Vieira Bento encerrou as atividades desta manhã

Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, conduziu a abertura do evento que contou com a presença de parlamentares do estado e de representantes do poder público local.

O projeto PP 4.0 já realizou 30 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas, com ações e atividades de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.

O senador Jorginho Mello (PL/SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, iniciou as atividades com um bate-papo entre os participantes a respeito das principais pautas que impactam a micro e pequena empresa no Congresso Nacional e as propostas que podem contribuir para o fortalecimento do varejo nacional.

O consultor Nilmar Paul, debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes, como associativismo e compliance nos negócios.

A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduziu o encontro. Karoline destacou a importância da inciativa para o setor.

“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios e a sociedade. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, encerrou as atividades com uma apresentação das principais ações do Ministério e do governo federal pelo desenvolvimento social do país. O ministro falou ainda sobre o programa Brasil Fraterno, que incentiva as doações de alimentos por empresas, e que resultou na entrega de mais de 3,5 milhões de cestas de alimentos em todo o país.

O ministro explicou que as empresas que aderirem ao programa, além de fazerem uma caridade também têm benefícios, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) daquela mercadoria.

“Na hora que faz o cadastro que faz aquela doação, o Ministério da Cidadania emite uma certidão de doação eventual que ele apresenta junto à Receita Federal e vai poder abater o seu imposto sobre circulação de mercadorias”.

Participaram do evento a deputada Caroline de Toni, os deputados federais Darci de Matos, Rodrigo Coelho e Daniel Freitas, o deputado estadual Nilso Berlanda, além de lideranças e representantes do setor de comércio e serviços.

Relacionadas
Integra CNDL

CDL SCS marca presença na primeira edição do StartupON ABC Valley 2022

No último sábado (23), Alexandre Damasio, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Caetano do Sul, participou da primeira edição do StartupON ABC Valley, realizada presencialmente no Senai São Caetano do Sul. O evento recebeu cerca de 170 convidados e proporcionou networking espontâneo entre os participantes, além de ressaltar a importância da união de todas as instituições presentes para o melhor desenvolvimento da região.
Integra CNDL

NME promove mais um Evento Conexão

Quebrando paradigmas da relação feminina com segmentos automotivos, a sócia-proprietária da Bellenzier Pneus, Nilva Bellenzier, fará uma palestra com o tema “Vencer desafios, transpor dificuldades: o segredo para vencer”, na quarta-feira, 10 de agosto, a partir das 19h, na loja em Novo Hamburgo, localizada na Avenida Frederico Linck, 375, Centro.
Integra CNDL

Cadastro Positivo faz 3 anos beneficiando 22 milhões de brasileiros

Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) reuniu nesta terça-feira (2/08), em Brasília, representantes do Governo, Gestores de Banco de Dados e parlamentares para avaliar os três anos do Cadastro Positivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.