CNDL e FCDL SC reúnem mais de 200 líderes empresariais em Florianópolis
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação (FCDL SC) realizaram nos dias 29 e 30 de junho, em Florianópolis, o Encontro de […]

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a Federação (FCDL SC) realizaram nos dias 29 e 30 de junho, em Florianópolis, o Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. O evento contou com o patrocínio do Sebrae e reuniu mais de 200 líderes empresariais do setor de comércio e serviços do estado.
No encontro, foram realizadas palestras e ações de relações institucionais e governamentais do Sistema CNDL, além de debates sobre os projetos de lei de interesse do setor em tramitação no Congresso Nacional. O Encontro de Líderes contou ainda com uma atividade do Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0), convênio firmado entre a CNDL e o Sebrae.
Na noite do dia 29 de junho aconteceu o jantar festivo de abertura do Encontro de Líderes Empresariais de Santa Catarina. O evento foi marcado pela presença de deputados, senadores e lideranças políticas do estado.
O senador Jorginho Mello (PL), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, foi homenageado com o Prêmio Mérito Lojista, considerado o “Oscar do Varejo”, concedido pela CNDL a quem contribui para o desenvolvimento do varejo no Brasil. Também foram homenageados com diplomas de Moções de Aplausos os deputados federais de SC, Caroline de Toni (PL), Darci de Matos (PSD), Rodrigo Coelho (Podemos) e Daniel Freitas (PL).
No dia 30 de junho, segundo dia do Encontro de Líderes, o Programa Políticas Públicas 4.0 realizou mais uma ação de mobilização e qualificação de lideranças do setor de comércio e serviços.
Cerca de 200 pessoas, entre lideranças do Sistema CNDL, empresários, autoridades, e representantes políticos das esferas municipal, estadual e federal, se reuniram para debater o setor varejista.
Os convidados discutiram o panorama econômico da região e ações fundamentais para o varejo. O presidente da FCDL-SC, Ivan Tauffer, conduziu a abertura do evento que contou com a presença de parlamentares do estado e de representantes do poder público local.
O projeto PP 4.0 já realizou 30 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas, com ações e atividades de identificação, proposição e disseminação de políticas públicas e do fortalecimento das lideranças do setor.
O senador Jorginho Mello (PL/SC), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Pequena Empresa, iniciou as atividades com um bate-papo entre os participantes a respeito das principais pautas que impactam a micro e pequena empresa no Congresso Nacional e as propostas que podem contribuir para o fortalecimento do varejo nacional.
O consultor Nilmar Paul, debateu a importância de mobilização dos empresários varejistas, de forma a estimular uma discussão sobre a necessidade de maior protagonismo nas decisões que afetam o setor de comércio e serviços, além de abordar questões relevantes, como associativismo e compliance nos negócios.
A advogada, Karoline Lima, que compõe a equipe de Relações Institucionais e Governamentais da CNDL, também conduziu o encontro. Karoline destacou a importância da inciativa para o setor.
“O fortalecimento das lideranças do setor varejista depende de ações articuladas com a participação dos setores público, privado e terceiro setor. No caso do varejo, uma alteração em lei ou proposta pode afetar diretamente os negócios e a sociedade. Então, é muito importante ter um acompanhamento diário de novas propostas no âmbito do Legislativo e do Executivo e, mais que isso, saber o que fazer, como atuar para defender os seus interesses com transparência e legitimidade, sempre dentro da lei, das normas e de princípios éticos”, afirma Lima.
O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, encerrou as atividades com uma apresentação das principais ações do Ministério e do governo federal pelo desenvolvimento social do país. O ministro falou ainda sobre o programa Brasil Fraterno, que incentiva as doações de alimentos por empresas, e que resultou na entrega de mais de 3,5 milhões de cestas de alimentos em todo o país.
O ministro explicou que as empresas que aderirem ao programa, além de fazerem uma caridade também têm benefícios, como isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) daquela mercadoria.
“Na hora que faz o cadastro que faz aquela doação, o Ministério da Cidadania emite uma certidão de doação eventual que ele apresenta junto à Receita Federal e vai poder abater o seu imposto sobre circulação de mercadorias”.
Participaram do evento a deputada Caroline de Toni, os deputados federais Darci de Matos, Rodrigo Coelho e Daniel Freitas, o deputado estadual Nilso Berlanda, além de lideranças e representantes do setor de comércio e serviços.