Fatos e Dados

CNDL prestigia a ABAD na 40ª Convenção Anual do Canal Indireto

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), José César da Costa, participou na noite de ontem (9) da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), em Atibaia-SP.

Em sua fala, Costa destacou a atuação da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), que com o apoio da UNECS, tem sido fundamental na aprovação de medidas de socorro e estímulo ao setor produtivo. Tratou ainda dos projetos de lei que visam a melhoria do ambiente de negócios no país e das reformas em tramitação no Congresso Nacional, que dispõe sobre questões sensíveis para o empreendedorismo brasileiro, sobretudo no pós-pandemia.

“A tão sonhada Reforma Tributária – da qual as entidades da UNECS têm participado ativamente, inclusive se posicionando – não pode ser fatiada, precisa ser definitiva. Tem que trazer efeitos efetivos”, afirmou José César da Costa.

40ª Convenção
O presidente da ABAD, Leonardo Miguel Severini, conduziu a abertura do evento, que reuniu cerca de 400 altos executivos do atacado distribuidor do Brasil, além de representantes de grandes indústrias fornecedoras e parceiros do setor, incluindo os presidentes das 27 Filiadas Estaduais da entidade.

A abertura da Convenção, que marcou também os 40 anos da ABAD, contou com a participação do Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, Jorge Lima; do presidente da FCS, deputado Efraim Filho (DEM-PB); e dos deputados federais Da Vitória (Cidadania-ES), Lucas Gonzales (NOVO-MG), Darci de Matos (PSD/SC) e da deputada Paula Belmonte (Cidadania /DF), entre outras autoridades. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, enviou mensagem aos presentes por videoconferência.

Um dos pontos altos da abertura da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, o painel político reuniu atacadistas distribuidores e parlamentares próximos do setor, integrantes da FCS, para debater aspectos da reforma tributária em curso no país.

Participaram do debate o presidente da ABAD; o assessor jurídico e coordenador do Comitê Agenda Política da ABAD, Alessandro Dessimoni, que foi também o mediador do painel; o vice-presidente da ABAD, Juliano Faria Souto; e os deputados Efraim Filho, Paula Belmonte, Da Vitória, Darci de Matos, Gutemberg Reis (MDB/RJ) e Lucas González (NOVO/MG).

Participantes do painel político

Estímulo ao empreendedorismo
Efraim Filho ressaltou a parceria da FCS com a ABAD e a UNECS, que segundo ele resgata o protagonismo dos setores de comércio e serviços, os que mais empregam e mais pagam impostos, nas grandes decisões do país. Ressaltou também os desafios da Reforma Tributária.

“O Congresso é uma casa de debates. E apesar dos desafios da Reforma Rributária, é possível avançar, com a contribuição do setor privado. Não é necessário ater-se àquilo que vem do executivo, é preciso buscar melhorar as propostas e encontrar alternativas que sejam boas para o Brasil e para o setor produtivo e não apenas para o governo. É preciso valorizar quem produz”, declarou Efraim Filho.

Paula Belmonte, relatora do PLP 05/2021 na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, prometeu apresentar o relatório do projeto de lei nos próximos dias e também enfatizou a importância do envolvimento do empresariado na política, visando transparência e inclusão. Da Vitória, relator do PLP 05/2021 na Comissão de Finanças e Tributação, frisou a importância do associativismo e de as entidades estarem unidas e próximas do Executivo e, principalmente, do Congresso. Falou, ainda, da urgência da reforma tributária, que talvez não seja a ideal, mas dará condições para o Brasil avançar.

Darci de Matos é vice-presidente da CCJ e relator reforma administrativa. Ele mostrou-se otimista com o Brasil. “Já avançamos muito nas reformas e privatizações. Este ano já votamos a autonomia do Banco Central, a lei do gás, do saneamento básico, a PEC emergencial para garantir o equilíbrio fiscal do país, a lei de licenciamento ambiental, e estamos buscando uma reforma tributária se paute pela simplificação, transparência e justiça, para não penalizar o setor produtivo. A reforma administrativa está em curso e será aprovada ainda neste ano, desengessando o poder público.”

Lucas González falou sobre o projeto sobre o menor aprendiz: “28% dos nossos mais de 50 milhões de jovens estão desempregados e sem perspectiva profissional. Então encontrar uma forma de inserir o jovem no mercado de trabalho é fundamental, daí nossos esforços em modernizar a lei do estágio, a lei do menor aprendiz, para permitir essa inserção o quanto antes.”

Gutemberg Reis reforçou que o Congresso está de portas abertas para a indústria, o comércio, o atacado distribuidor, que são os segmentos que produzem a riqueza do país. “Não tem outra forma de combater desigualdade, fazer justiça social e melhorar a vida das pessoas que não seja através da geração de emprego e renda. Um Brasil forte e próspero é um Brasil que gera riqueza.”

Com informações da ABAD.

Compartilhe:
Relacionadas
Fatos e Dados

Aplicativo da Receita promete reunir diferentes serviços de acesso

Entre os serviços disponíveis no aplicativo estão o de CPF, declaração do Imposto de Renda, acompanhamento de processos, eSocial, atividades econômicas, bem como realização de agendamento de atendimento e visualização das unidades da Receita. Compartilhe:
Fatos e Dados

Bug das redes sociais atingiu cerca de 70% das MPEs brasileiras

Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, sete em cada dez micro e pequenas empresas usam o Instagram, Facebook e Whatsapp para anunciar e efetuar vendas. Instituição mapeia dicas dicas para evitar prejuízos. Compartilhe:
Fatos e Dados

Cartilha orienta sobre como vender pela internet com segurança

Material elaborado pela ABComm traz instruções e até dicas para escolher o melhor meio de pagamento nas lojas virtuais. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.