Tendências e Inovação

Com o Google Cloud, Pernambucanas aprimora a recomendação de produtos

A Pernambucanas, por meio de sua fintech, a Pefisa, unificou 100% de suas aplicações de tecnologia na plataforma do Google Cloud, migrando diversos serviços financeiros para a nuvem do Google. A iniciativa contribuiu para o desenvolvimento de projetos como o Open Banking.

A implementação do Open Banking teve início em 2020, quando a Pefisa passou a utilizar o Apigee, solução de gerenciamento de APIs do Google Cloud, no intuito de adotar novos padrões de compliance, segurança e autonomia, proporcionando uma maior governança sobre seus servidores e maior controle de gastos sobre cada aplicação de TI. Com isso, a fintech passou a disponibilizar, de forma rápida e segura, seus serviços financeiros a parceiros e outras instituições do mercado.

“A parceria com o Google Cloud nos ajudou a oferecer diversos benefícios aos nossos clientes. Com o Apigee, por exemplo, conseguimos interligar a Pefisa à plataforma de Open Banking do Banco Central do Brasil”, explica Fabiano Rustice, CIO da Pernambucanas.

Uma pesquisa global conduzida pela The Harris Poll, a pedido do Google Cloud, entre junho e julho do ano passado revelou que 90% dos consumidores acreditam que uma boa função de pesquisa é essencial para acessar um site de e-commerce, estimulando-os a comprar pelo menos um item, além do que estavam interessados. Diante deste cenário, a varejista adotou a solução Google Cloud Retail Search para aprimorar a busca por produtos em seu app, incorporando a mesma facilidade encontrada no buscador do Google. Ao trazer uma busca baseada em relevância, o Retail Search possibilita que o usuário encontre o produto que deseja em menos passos, como mudanças de filtros ou até mesmo a busca por novos termos, logo em menos tempo.

A solução começou a ser implantada no App ainda no ano passado e, como resultado, a empresa notou uma redução de, aproximadamente, 20% nos eventos de busca por usuário, indicando o ganho na assertividade e mais rapidez nos tempos de retorno dos resultados. Com o sucesso, a Pernambucanas decidiu expandir o uso da solução Retail Search para o site e, paralelamente, adotou a solução Recommendations AI, também do Google Cloud, que possibilita que os clientes recebam recomendações de produtos personalizadas e alinhadas às suas preferências, baseadas na jornada de compra nas lojas físicas e nos canais digitais da Pernambucanas.

“Temos trabalhado de uma maneira muito próxima com os principais varejistas do Brasil e essa parceria com a Pefisa, fintech da Pernambucanas, é a prova disso. Queremos ser o parceiro ideal que ajude as empresas a solucionar seus problemas de negócios, possibilitando a segurança necessária para desenvolver novos projetos”, destaca Milena Leal, diretora de negócios de Google Cloud no Brasil.

Relacionadas
Tendências e Inovação

Google Cloud apresenta novas ferramentas de IA para varejistas

Os novos recursos de IA do Google Cloud visam capacitar e-commerces com uma navegação mais moderna, melhores e mais personalizadas experiências de compras on-line, assim como recomendações de produtos.
Tendências e Inovação

Como as startups de varejo vêm transformando o mercado?

Frente a uma nova realidade, não podemos mais negar o auxílio de soluções desenvolvidas justamente para suprir necessidades básicas do varejo e prestar os melhores serviços aos consumidores.
Tendências e Inovação

Os modelos de trabalho que estarão em alta em 2023

Com tantas novidades e tendências no mundo do trabalho, Isis Borge elencou os novos modelos de trabalho que são uma promessa para 2023. Confira e prepare-se!