Tendências e Inovação

Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas

*Thaisa Batista

Para Thaisa Batista, que é graduada em Administração pela UFPR, campanhas internas de empresas sobre o Outubro Rosa engaja colaboradores e estreita as relações com a comunidade

O Outubro Rosa é uma campanha anual que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. As organizações têm aderido cada vez mais ações em prol da campanha nas empresas. Dessa forma, promovendo mais informação aos colaboradores.

Esta é uma campanha relativamente nova no Brasil, pois ganhou destaque em 2008. A partir daí, tivemos diversas marcas aderindo a ideia e divulgando ações de conscientização. E isso é muito importante, pois mesmo com a intensificação da informação, milhares de mulheres são diagnosticadas com câncer de mama todos os anos.

O câncer de mama é a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Só em 2020 foram diagnosticados 66.280 novos casos no Brasil, com maior taxa de incidência e de mortalidade nas regiões sul e sudeste, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Estes dados são fundamentais, pois é possível entender a importância de propagar informação e incentivar o cuidado com a saúde feminina. Pois quanto antes for diagnosticada a doença, as chances de cura são maiores. Pensando nisso, é fundamental incentivar o autocuidado das mulheres que trabalham na sua empresa, e impactando também mulheres do convívio dos colaboradores.

Trabalhar ações de incentivo, saúde e autocuidado é muito importante e tem suas vantagens, beneficiando a própria empresa. Dessa forma, promover esse tipo de ação gera: bem-estar no ambiente de trabalho, melhoria de autoestima do trabalhador, redução das faltas e afastamentos, geração de engajamento e aproximação das pessoas por meio da empatia.

Engajar os colaboradores nessas ações impacta dentro e fora da empresa, nas relações dos colaboradores com a comunidade e a família de cada um deles. Apenas enviar e-mails ou colar cartazes na empresa não surtem tanto efeito. Por isso, criar ações é tão importante, pois a ideia central da campanha de outubro rosa nas empresas é esclarecer para os colaboradores sobre sintomas e exames preventivos da doença. E, claro, incentivar a realização periódica de exames.

Como promover a campanha do Outubro Rosa
A campanha dura todo o mês de outubro, mas você pode optar por fazer um dia D de ações ou fazer algumas durante esse período. Veja alguns meios de engajar seus colaboradores e conscientizá-los:

  • Realize palestras com profissionais. Esta é uma das opções mais práticas e usadas, trazer profissionais da saúde para esclarecer pontos importantes como: a doença em si; O que pode provocá-la; A importância do diagnóstico precoce; Como deve ser realizado o autoexame; Quem precisa fazer mamografias.
  • Esses assuntos somente um profissional pode tratar com maior clareza e tirar dúvidas a respeito da doença. Vale lembrar também que, falar sobre o assunto torna-o mais comum às pessoas, deixando de ser um tabu. Para contribuir ainda mais com o assunto, convidar alguém que já enfrentou a doença pode ajudar bastante.
  • Envie cartas às mulheres da empresa. Receber cartas faz bem a qualquer pessoa, por isso uma boa ideia é escrever cartas às mulheres da empresa dizendo o quanto elas são importantes e incentivando o autocuidado. Mas além disso, você pode organizar para que a empresa toda escreva cartas para mulheres que estejam em tratamento decorrente ao câncer de mama. É possível entrar em contato com o hospital de referência e para conseguir enviá-las mesmo sem conhecer as pacientes.
  • Promova doações a uma ONG ou instituição que combate ao câncer de mama. Boas ações são ótimas ações para promover uma causa. Organizar doações na empresa pode ser uma ação para ser agregada à campanha promovida pela organização.
  • Vale a pena entrar em contato com as instituições para saber que tipo de doações eles podem estar precisando. Os tipos de doações neste período geralmente são de: Dinheiro, para custear o enfrentamento da doença; Mechas de cabelo, para confeccionar perucas para mulheres que estão passando por tratamento; Lenços e turbantes para amarrar envolta da cabeça; Itens de primeira necessidade e alimentos.

Promova o dia casual rosa
Escolher um dia e peça para que toda a empresa use algum item rosa, boné, camisas, sapatos, adereços e etc. Essa é uma ótima forma de promover a campanha do Outubro Rosa nas empresas. Além disso, você pode distribuir laços da campanha, assim, mesmo quem não tenha peças rosas será incluído na ação.

Decore a empresa
Uma outra ideia é decorar e adicionar uma iluminação rosa. Dessa forma mostra que a empresa está preocupada com a saúde das mulheres e deixa todos os colaboradores mais no clima da campanha.
Essa ação é bem mais interessante se agregada com outras, pois a campanha é bem mais que usar a cor rosa. Como dito anteriormente, é informar, incentivar os exames e o autocuidado, é sobre a saúde feminina e zelar pelos colaboradores.

Pensar nessas atividades é uma forma de, além de tudo, fortalecer a cultura da sua empresa. Mostrar interesse pelas pessoas é um ato de empatia e é essencial para humanizar a marca empregadora. Assim, seus colaboradores ficam felizes e as pessoas de fora terão um impacto positivo a respeito da imagem da instituição.

*Thaisa Batista é graduada em Administração pela UFPR, possui MBA em Gestão Empresarial pela UTFPR e atua no planejamento, controle e gestão de equipes em projetos e processos de Recrutamento e Seleção há oito anos.

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

Cinco dicas para otimizar a segurança cibernética empresarial

Especialista da Vaultree dá dicas sobre como as empresas podem reforçar seus protocolos de proteção de dados por meio da criptografia. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Tecnologia para melhorar a produtividade das equipes externas

Sistemas de MDM permitem que as empresas configurem dispositivos móveis para potencializar o trabalho das equipes de campo e reduzir os custos com o uso de dados Compartilhe:
Tendências e Inovação

Qualificação de lideranças: estratégia de crescimento

40% dos cargos seniores acreditam que sua organização está “ficando para trás” em relação à concorrência pro conta de qualificação. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.