Movimento Varejo

Dicas para ser uma empreendedora e uma líder de sucesso

Cinco empreendedoras de sucesso contam seus segredos para o negócio se destacar no mercado e conquistar clientela

O número de mulheres à frente de empresas cresce no mundo todo. Segundo um levantamento do Insper, em parceria com a Talenses, em 2021, apenas 13% das empresas brasileiras possuíam CEOs mulheres. Em média, 19% dos cargos de liderança nas empresas brasileiras eram ocupados por profissionais do sexo feminino. Elas somavam 26% das posições de diretoria, 23% de vice-presidência e 16% dos conselhos.

Nos Estados Unidos, a quantidade de mulheres administrando negócios presentes no ranking Fortune 500 atingiu, no ano passado, um recorde histórico: 41. Além disso, pela primeira vez, duas mulheres negras chefiavam negócios da lista, que há 67 anos mapeia os 500 grandes empreendimentos do país. Embora a conquista pareça ser notável, este quantitativo de mulheres executivas representa apenas 8,1% das empresas presentes no Fortune 500.

Gestão x mulheres na liderança
Aqui no Brasil, um estudo realizado na FGV – Fundação Getúlio Vargas mostra que a presença feminina faz bem aos negócios e traz lucros maiores e por mais tempo. Segundo a pesquisa feita pela mestranda Monique Cardoso somente com empresas brasileiras, mulheres na liderança melhoram, e muito, o desempenho ESG – Governança Ambiental, Social e Corporativa.

Nas empresas com mulheres líderes, 52% apresentam notas ESG elevadas (acima de 97,23 pontos no Arabesque S-Ray). O porcentual cai para 48% entre as empresas totalmente masculinas. Quando a liderança feminina já chegou ao nível de conselho, a diferença é ainda maior: 72% a 24%.

Empreendedora e líder de sucesso
A questão que fica é: qual o segredo das empreendedoras e líderes de sucesso? Quais as atitudes que podem elevar o reconhecimento das mulheres empreendedoras?

Em busca de respostas para estas perguntas, a equipe da Varejo S.A. conversou com cinco empreendedoras, e ao longo dos próximos dias, você acompanha, na série Dicas para ser uma empreendedora e uma líder de sucesso, os ensinamentos de mulheres que lideram empresas lucrativas e com reconhecimento de mercado. Cada entrevistada deu cinco dicas para ser uma líder e uma empreendedora bem-sucedida.

A série faz parte da campanha Mulheres que Constroem o Varejo, iniciativa da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em homenagem às mulheres brasileiras.

Nesta primeira matéria da série, você confere as dicas de Ana Paula Debiazi, CEO da Leonora Ventures, uma Corporate Venture Builder catarinense que tem a missão de impulsionar o crescimento de startups que atuam com tecnologias inovadoras no setor de varejo, logística e educação. Também darão suas dicas de empreendedorismo e liderança, aqui na Varejo S.A., Gabrielle Vieira, diretora de inovação da Feluma Ventures; Iona Szkurnik, fundadora e CEO da Education Journey; Stephanie Peart, head da Leapfone; e Tatiana Zacheo, CMO do Ecossistema Ahgora.

Foto: divulgação/Leonora Ventures

Ana Paula Debiazi
CEO da Leonora Ventures

1. Tenha valores e crenças claros
Tenha valores e crenças claros e busque parceiros que se alinhem com os princípios do seu negócio. Isso influencia diretamente o nosso grau de envolvimento e eficiência dentro da empresa.

2. Busque equilibrar a vida pessoal com a profissional
Aprenda a conciliar trabalho com vida pessoal. Ambos são importantes, mas devem ser equilibrados. Uma empresa que não permite este equilíbrio ou uma pessoa que acha que tudo é imprescindível e para hoje, e não consegue se desligar do trabalho, afeta a saúde e a eficácia de entrega.

3. Contrate pessoas que vistam a camisa da empresa
Quando os colaboradores vestem a camisa da empresa e tratam o local de trabalho como seu empreendimento, qualquer dor que a empresa tem será deles também! Eles cuidarão cada vez mais do seu local de trabalho, fazendo com que ele cresça!

4. Trace sua rota de sucesso
Você precisa saber onde quer chegar, quais suas metas para o futuro e entender o que é necessário para chegar lá. Olhe para quem já chegou, busque saber como foi, e planeje seu destino! Precisa estudar ou se aprimorar em alguma habilidade ou competência? Então faça! E, se precisar dar um passo para trás, faça de cabeça erguida. Este pode ser o passo principal para seu futuro. Você é o único responsável por seu sucesso!

5. Dê um passo de cada vez
Não seja ambicioso, dê um passo de cada vez. A cada “cadeira” que se sentar, saiba “qual o tamanho da responsabilidade” e se é adequada para você. Dê o seu melhor, faça tudo que puder para se tornar referência, pois assim seu crescimento será natural.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Precifica organiza 1ª Pricing & Revenue Masterclasses

A Precifica, especialista em soluções de pricing, em parceria com Fabiano Coelho, PhD em Business Administration pela Florida Christian University e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), vai realizar a primeira edição das “Pricing & Revenue Masterclasses: à frente na digitalização exponencial”. As aulas acontecerão nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 19h às 20h30, e a inscrição pode ser feita por meio do site da Precifica (clique aqui). Compartilhe:
Movimento Varejo

Quais setores podem se beneficiar das tendências logísticas ao longo deste ano?

As empresas de entregas rápidas, por serem as encarregadas de chegar com os pedidos até os clientes, precisam ser capazes de entender os sentimentos deles, definindo as tendências logísticas do setor e agindo como um elo crucial dessa cadeia. Compartilhe:
Movimento Varejo

Como a locomoção dos brasileiros impacta o varejo?

Confira algumas ideias para incrementar a sua loja e aumentar as vendas, com base nos dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana 2022, da CNDL e SPC Brasil. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.