Tendências e Inovação

Empresa cria programa de influencers para melhorar a comunicação interna

Os desafios da nova realidade profissional em que o trabalho remoto predominou e o contato pessoal entre os colaboradores diminuiu fizeram com que os processos de comunicação se transformassem, demandando maior atenção para que as informações cheguem a todos e sejam interpretadas da forma correta.

Pensando em como otimizar e dinamizar a troca de conteúdos e notificações entre as equipes, a Necxt Orbitall, empresa do Grupo Stefanini que atua na área de atendimento ao cliente, criou o Programa Influencers, no qual profissionais se tornam comunicadores internos e criam ou replicam conteúdos informativos para facilitar o entendimento das iniciativas da empresa por todas as equipes.

Pensando no conceito de influencer digital, profissão em evidência e que gera alto engajamento entre as pessoas, o time de RH viu no programa uma oportunidade de aproximar os colaboradores, além de incentivar e dar reconhecimento para aqueles que têm boas habilidades de comunicação e resultados profissionais positivos. “A ideia é ter representantes da empresa que tenham facilidade em se expressar, que gostam de trocar informações com o grupo e que possam ser vistos como referência e motivadores.

O “Influencers” nasceu dentro da equipe de RH. Embora os encontros de alinhamento sejam feitos junto ao setor, o objetivo é que os colaboradores que participam do programa entrem em contato com as diferentes áreas e cargos de atuação, e façam essa ponte na troca de informações entre as equipes”, explica Natália Colomina, gerente de Recursos Humanos na Necxt Orbitall e idealizadora do programa.

Atualmente, há um representante de cada operação participando. São feitos encontros quinzenais com todos, nos quais eles abordam as ações da empresa e temas diversos, como comunicação, ferramentas corporativas disponíveis e os programas de desenvolvimento da Necxt, para que possam levar esses conhecimentos para os outros colaboradores de forma simplificada e dinâmica. Além disso, o time conta com uma série de treinamentos elaborados pela equipe interna, que visam aprimorar as habilidades desses profissionais em diferentes sentidos, garantindo que o trabalho realizado por eles seja ainda mais efetivo.

“O programa influencers é um plano de comunicação com boa aderência, é eficiente e tem gerado uma multiplicação das informações dentro da empresa. Hoje, os colaboradores recebem muito rapidamente todo tipo de comunicado, de várias áreas. Isso faz com que todos estejam no mesmo alinhamento”, conta a influencer Maria Costa Freire de Souza, supervisora que atua na central do Stefanini Atende, que dá suporte aos colaboradores do Grupo.

Seleção
Devido ao sucesso do programa, há uma nova seletiva para escolher mais profissionais para integrarem o time de influencers. Foram 80 colaboradores inscritos, que agora passarão por entrevistas com o RH para analisarem se têm as habilidades necessárias para se tornarem influenciadores.

“É muito gratificante participar de um projeto desse porte que você vê que as pessoas gostam de estar envolvidas, que têm a sensação de pertencimento e fazem tudo com muita empatia, para que a comunicação chegue até os colaboradores de forma clara e transparente”, compartilha Fernanda Gramari da Silva, Business Partner e líder do grupo dos influencers Necxt Orbitall.

Tanto os colaboradores que recebem as informações dos influenciadores, quanto os próprios comunicadores abraçaram o programa, que tem trazido ótimos resultados.

“Estamos explorando bem esta forma de comunicação que é tão atual. O que eu mais gosto é que, para fazer isso, nós precisamos ser apenas nós mesmos, cada influencer foi escolhido por uma particularidade especial e ela é mantida”, diz Daniela de Oliveira, Supervisora de Qualidade e influencer na Necxt Orbitall.

“A ideia do programa é que os líderes utilizem a seu favor as habilidades dos influencers para divulgarem e disseminarem as informações que não chegam até a ponta. Para isso, eles criam vídeos e outros conteúdos que facilitam o processo de explicação. Os influencers estão realmente a fim de fazer a diferença, proporcionando uma grande transformação no processo de comunicação interna”, finaliza Luiz Iannini, CEO da Necxt Orbitall.

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