24 jul, 2024
0 ° C

FCDL-CE celebra 50 anos de atuação com Encontro de Líderes

Empresários do Ceará vão se reunir nos dias 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira), em Fortaleza, para mais uma edição do Encontro de Líderes Cedelistas do Ceará, promovido pela FCDL/CE — Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará.

Empresários do Ceará vão se reunir nos dias 17 e 18 de novembro (quinta e sexta-feira), em Fortaleza, para mais uma edição do Encontro de Líderes Cedelistas do Ceará, promovido pela FCDL/CE — Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará. A programação conta com sessão solene aos 50 anos da entidade na ALECE — Assembleia Legislativa do Ceará e uma reunião na Fábrica de Negócios, localizada no Hotel Praia Centro. O evento marca também o encerramento de mais uma edição da Jornada Integração, que neste ano passou por nove regionais do Ceará levando capacitação e palestras para as cidades do interior do estado.

O encontro inicia nesta quinta-feira, dia 17, às 18h, com uma sessão solene em comemoração aos 50 anos da FCDL/CE, atualmente liderada pelo empresário Francisco Freitas Cordeiro. Realizada na Assembleia Legislativa, a homenagem foi proposta pelo presidente da ALECE e deputado estadual Evandro Leitão (PDT), em reconhecimento à atuação e a força da entidade no Ceará.

Após a sessão solene, os empresários vão se reunir, às 20h, para celebrar a atuação da entidade que, desde a sua fundação, promove projetos que visam o desenvolvimento e crescimento do comércio e serviços do Ceará, na Fábrica de Negócios. Na manhã seguinte (18/11), a partir das 9h, no mesmo espaço, os participantes vão debater o fortalecimento das CDLs — Câmaras de Dirigentes Lojistas, as conquistas da Jornada Integração 2022 e o varejo no Estado. O encontro termina às 13h com lançamento de projetos para o ano de 2023.

50 anos de história
A entidade foi fundada em 5 de dezembro de 1972, com o nome de “Federação dos Clubes de Diretores Lojistas do Ceará”, em reunião realizada na CDL Fortaleza, então Clube de Diretores Lojistas de Fortaleza. Seu primeiro presidente, o empresário Gustavo Silva, foi o precursor do movimento associativista cearense com expansão cedelista no interior do Estado do Ceará.

Ao longo dessa trajetória, a Federação teve vários momentos marcantes. Em 1985, foi instituído o Troféu Clóvis Rolim, honraria que homenageia anualmente líderes empresariais e personalidades públicas que tenham prestado relevantes serviços à comunidade lojista cearense. Na década de 1990, a Federação consolidou de vez sua expansão pelo interior do Ceará, através da Diretoria Distrital, fundando 35% das CDLs do Estado. Essa representação marcou a atuação e a força da instituição.

Em 2004, foi inaugurada a sede própria da FCDL/CE, com auditório, salas multiuso, sala de diretoria e de atendimento às CDLs, utilizadas para reuniões, encontros e solenidades. Localizada na Rua 25 de março, o prédio manteve preservadas as características do casarão de 1933, que pertenceu à família de Raimundo Freitas Ramos, da Farmácia Pasteur.

Entre os anos 2001 a 2006, expandiu sua área de atuação ao fundar CDLs em todas as regiões do Ceará, levando a vários recantos cearenses o ideal associativista. Com isso elevou o número de CDLs mais de 100% em 5 anos: de 29 para 61 CDLs.

A Federação sempre priorizou a qualificação profissional como forma de desenvolver as empresas associadas às CDLs. Em 2010, fortaleceu a parceria com os Governos Estadual e Federal e realizou cursos para mais de 11 mil profissionais empregados e, também, àqueles que buscavam reinserção no mercado de trabalho, além de jovens em busca do primeiro emprego, tornando-se um importante projeto de inclusão social. Com isso, desenvolveu o PROJETO PRIMEIRO PASSO, capacitando milhares de jovens para o mercado de trabalho.

Em 2015, foi implantada a RCC — Rede de Comunicação de Comércio Cearense, com a possibilidade de participação on-line de todas as CDLs nas reuniões de Diretoria e de Trabalho, encurtando as distâncias da capital.

Os últimos 4 anos (2016 a 2019), ficaram reservados ao inovador Projeto Jornada Integração. Com um formato de escuta das lideranças políticas e empresariais para definir rumos do desenvolvimento municipal, a Jornada fortaleceu os laços de união do setor público e privado com a sociedade civil. Cursos de qualificação para funcionários das empresas (9.644 mil participantes), ações sociais nas escolas para coleta de material reciclável (158 escolas), disponibilização de crédito para investimentos nas empresas com o Banco do Nordeste, palestras dos parceiros patrocinadores (4 empresas) e projetos para requalificação dos centros comerciais, estão entre as ações do projeto.

Atualmente, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará tem como afiliadas 83 CDLs distribuídas em todas as regiões do Estado do Ceará e segue com a missão de elaborar estudos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, promovendo e contribuindo para o desenvolvimento pleno e sustentável, e a melhoria da qualidade dos benefícios e soluções oferecidos pelas CDLs.

Serviço
Encontro de Líderes Cedelistas do Ceará
Quando: dias 17 e 18 de novembro

Dia 17/11 (Quinta-feira)
18h – Sessão solene aos 50 anos da FCDL-CE
Local: Assembleia Legislativa do Ceará (End: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres)

Dia 18/11 (Sexta-feira)
9h – Encontro de Líderes
13h – Almoço de Encerramento
Local: Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro (End: Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Centro)

Fonte: FCDL/CE