02 fev, 2026
0 ° C

Getnet apresenta estratégia de Agentic Commerce

IA deve influenciar até 30% do e commerce global até 2030, impulsionando novas formas de interação e autonomia no comércio digital

Shutterstock
IA agêntica: o diferencial que pode transformar vendas em datas sazonais como o Dia das Crianças

A Getnet, fintech global de meios de pagamento do Grupo Santander, apresenta sua estratégia para o Agentic Commerce, novo modelo no qual agentes autônomos de IA passam a iniciar, gerenciar e executar compras e pagamentos em nome dos consumidores.

Segundo estimativas da Deloitte, até 30% do valor transacionado no e-commerce global poderá ser influenciado por agentes de IA até 2030, movimentando cerca de US$ 17,5 trilhões em GMV (Gross Merchandise Value) – valor bruto de mercadorias. Essa transformação tem impacto direto sobre o setor de meios de pagamento, que precisará adaptar sua infraestrutura para processar, com segurança e conformidade, transações iniciadas por agentes inteligentes e não apenas por usuários humanos.

A estratégia da Getnet se baseia em recursos já implantados em sua plataforma global de soluções de pagamentos, como o Single Entry Point (SEP), uma API unificada que permite a integração em vários países e oferece suporte a transações iniciadas por agentes com segurança e conformidade integradas.

A partir dessa infraestrutura, a empresa avança no desenvolvimento de novas capacidades, entre elas: mecanismos de identificação e validação de agentes de IA, APIs padronizadas para captura de pagamentos iniciados por agentes e interoperabilidade com protocolos do setor, permitindo integração fluida entre diferentes ecossistemas digitais.

Com esse movimento, a Getnet reforça sua posição como parceira estratégica para estabelecimentos que querem atuar no ecossistema de agentic commerce, oferecendo uma habilitação prática e escalável e não apenas iniciativas experimentais. Sua plataforma foi desenhada para atender tanto grandes empresas já altamente digitalizadas quanto pequenas e médias que buscam soluções de rápida adoção “plug and play”. Dessa forma, qualquer negócio pode ingressar no comércio orientado por agentes sem depender de desenvolvimentos internos complexos.

Juan Franco, CEO global da Getnet, destaca a relevância do novo modelo: ‘O agentic commerce representa um ponto de virada em que a IA deixa de apenas observar a jornada do cliente e passa a conduzi-la por meio de agentes autônomos que descobrem, negociam e pagam em nome dos consumidores. Nesse sentido, a visão da Getnet é ser a conselheira de confiança e facilitadora de seus clientes, transformando nossos recursos de adquirência, gestão de risco e dados em uma plataforma aberta e inteligente, que permita aos comerciantes lidar com agentes de IA com a mesma facilidade com que hoje atendem clientes humanos”.

Esses avanços estão descritos no relatório “Getnet at the Forefront of Agentic Commerce”, elaborado pela Getnet em colaboração com a Deloitte e divulgado durante um evento com clientes e parceiros em paralelo à “NRF 2026: Retail’s Big Show” em Nova York no início deste mês. Ele analisa o impacto da IA agêntica no comércio e nos pagamentos e destaca sinais fortes de que modelos de negócios e consumidores estão prontos para esse novo modelo.

What's your reaction?