27 mar, 2025
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Intenção de gastos com comemoração do Ano Novo é de R$ 383

54% dos consumidores pretendem comprar roupas, sapatos e acessórios novos para a virada do ano. 29% farão simpatias, principalmente para ganhar dinheiro.

54% dos consumidores pretendem comprar roupas, sapatos e acessórios novos para a virada do ano. 29% farão simpatias, principalmente para ganhar dinheiro

As comemorações com o Ano Novo devem movimentar os consumidores nos próximos dias. Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que os gastos podem ser altos. Segundo o levantamento, em média, os consumidores brasileiros que irão celebrar a passagem do ano (98%) devem desembolsar R$ 383 com as comemorações da virada do ano, gastos que possam fazer com viagens, ceia, ingresso para clubes, saídas a bares ou restaurantes.

A pesquisa ainda mostra que 54% dos entrevistados que vão comemorar a data pretende comprar roupas, calçados ou acessórios para usar na passagem de ano. Os gastos com vestuário devem ser em média de R$ 341.

“O brasileiro gosta de comemorar a virada do ano. E os gastos vão além das comemorações, uma vez que os consumidores também costumam comprar roupas novas para a data. Por isso é importante manter a cautela e se programar para não ultrapassar o orçamento e entrar no ano novo endividado”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

Para os supersticiosos, a cor da roupa também é um detalhe que será levado em consideração nas comemorações da virada. De acordo com o levantamento, 46% pretendem usar branco, 6% preto, 5% azul e 5% amarelo.

As simpatias de Ano Novo também não ficarão de fora para 29% dos entrevistados, principalmente para ganhar mais dinheiro (15%), conseguir pagar as dívidas (6%), comprar uma casa (6%) e conseguir um emprego (5%).

O levantamento aponta ainda que entre os entrevistados que pretendem comemorar o reveillon, 31% pretendem festejar em casa, 13% viajar, 9% na igreja, 8% na casa de outros parentes e 8% na casa dos pais. 

METODOLOGIA
Público-alvo:
Consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
Tamanho amostral da pesquisa: 755 casos em um primeiro levantamento para identificar o percentual de pessoas com intenção de comprar presentes no Natal. Em seguida, continuaram a responder o questionário 633 casos, que tinham a intenção de comprar presente no Natal. Resultando, respectivamente, uma margem de erro no geral de 3,6 p.p e 3,9 p.p para um intervalo de confiança a 95%.
Período da coleta dos dados: 19 a 27 de outubro de 2023.