Livro aponta caminhos para a digitalização
Uma das perguntas que os consultores Luiz Lobão e Carlos Zilli mais ouvem de CEOs dos mais variados setores é: “Minha empresa tem várias iniciativas […]
Uma das perguntas que os consultores Luiz Lobão e Carlos Zilli mais ouvem de CEOs dos mais variados setores é: “Minha empresa tem várias iniciativas digitais como BI, ERP, canais digitais, mas ainda não conseguimos fazer essa virada”. Por que precisamos de uma transformação digital?”. Nos 11 capítulos distribuídos em 500 páginas do livro “A jornada da transformação digital”, Lobão e Zilli respondem a esses questionamentos utilizando conceitos modernos, cases nacionais e internacionais sobre transformação digital, resultados de pesquisa e conhecimento adquirido em centenas de projetos com os quais estiveram envolvidos como executivos, consultores e conselheiros.
Vale mencionar que originalmente o livro tinha 10 capítulos e já estava em fase final de revisão, diagramação e pronto para impressão, mas a aceleração do processo de transformação digital no mundo com a chegada da pandemia mereceu um capítulo extra citando esse momento.
O propósito de Lobão e Zilli com “A Jornada da Transformação Digital” é compartilhar conhecimento de forma prática e estruturada. “A ideia é divulgar informações e percepções com abertura e transparência para estimular a transformação que está moldando os negócios do futuro”, diz Luis Lobão. Para ele, a revolução digital não é iminente, já está acontecendo. “Isso é algo para o qual as empresas precisam dar o máximo de atenção se quiserem continuar vivas”, alerta o consultor.
Para os autores, a disrupção digital tem o potencial de remodelar os mercados mais rapidamente do que qualquer força na história e apresenta facetas inéditas. “Essa nova realidade é caracterizada pela incerteza e volatilidade, obriga as empresas a serem ágeis, darem respostas e inovarem mais rapidamente do que em qualquer outra época”, diz Carlos Zilli.
É esse contexto que faz com que as empresas para se manterem competitivas busquem na tecnologia soluções para o dia a dia dos seus clientes, como experiências significativas, uso da omnicanalidade, criação de plataformas, personalização, automação e inteligência de dados.
O livro tem um projeto editorial que facilita o aprendizado. Criado por Thiago Colares, a edição traz cases nacionais com riqueza de dados e linguagem simples, sempre contrapondo a teoria e a prática, como acontece no Capítulo 9 (Projeto e Execução), que oferece a gestores orientações para a construção de um plano de voo seguro para empreender a transformação digital. “A ideia é mostrar para os leitores que é importante ter uma visão sistêmica e compreender que essa jornada não é sinônimo de investimento em tecnologia e ponto”, explica Lobão.
O livro mostra que conhecer e dominar as diversas tecnologias para uma metamorfose digital é um processo contínuo de mudança que necessita de investimentos em projetos, infraestrutura, e nas pessoas. Sim, as pessoas são o recurso primário que levarão o negócio a um novo patamar. “É preciso se concentrar em aproveitar e modelar oportunidades estratégicas, não em executar planos, pois em ambientes voláteis, eles podem ficar rapidamente desatualizados”, pontua Zilli.
Outra coisa que fica clara em “A jornada da transformação digital” é que as empresas de hoje foram projetadas para a estabilidade, mas as da próxima década devem entender e acomodar a mudança e a incerteza como parte de suas rotinas diárias. Por essa razão é tão importante a mudança de mentalidade, apoio e comprometimento da alta administração na transformação de qualquer empresa. “O livro visa dar suporte às difíceis decisões que serão tomadas em tempos igualmente difíceis, mas que impulsionarão muitos avanços em nossa sociedade e transformarão empresas em organizações exponenciais, aquelas que crescem de forma acelerada – de 10 a 100 vezes em um curto espaço de tempo”, explica Lobão. “Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos. O caminho está claro: é hora de agir!
Serviço:
A jornada da transformação digital, de Luis Lobão e Carlos Zilli (498 páginas). Editora Lamonica Preço sugerido: R$ 85. Em versão física na Livraria Cultura e em digital na Amazon.