Pagamento com cartão deve atingir 50% do consumo em 2021

Os meios eletrônicos devem pela primeira vez representar metade das compras do varejono Brasil em 2021, previu nesta terça-feira o presidente da Abecs, Pedro Coutinho, à medida que a economia se recupera dos efeitos da pandemia de Covid-19.

A entidade, que representa emissoras de cartões de crédito e de débito, previu nesta terça-feira que os pagamentos feitos por estes canais devem crescer de 18% a 20% em 2021, para 2,38 trilhões de reais.

No ano passado, mesmo com a queda estimada em cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, diante da crise provocada pela pandemia, os pagamentos com cartões cresceram 8,2%, para 2 trilhões de reais, com impulso do auxílio emergencial e da migração para canais digitais. Deste total, 52,6 bilhões de reais deveram-se a pagamentos feitos com recursos do auxílio emergencial.

Segundo Coutinho, uma extensão deste auxílio, que foi admitida na véspera pelo presidente Jair Bolsonaro, poderia movimentar de 10 bilhões a 12 bilhões adicionais no mercado de cartões neste ano, se feito nos moldes discutidos, de três parcelas de 200 reais e para um público mais restrito.

A extensão do auxílio pode dar um reforço para o comércio e para o consumo , disse ele em teleconferência com jornalistas.

O segmento de eletroeletrônicos foi um dos setores que mais sentiram o efeito da redução do auxílio emergencial, chegando a subir 30% no terceiro trimestre de 2020, no comparativo anual, reduzindo a alta para 24% nos últimos três meses do ano.

No varejo alimentício, após quatro trimestres seguidos de aceleração, as vendas se estabilizaram, também em meio à redução do valor do auxílio emergencial.

Do Portal Terra

Relacionadas
Movimento Varejo

Empresárias contam estratégias para vender mais no Dia das Mães

Donas de uma empresa de objetos de decoração, Ane e Renata montaram um planejamento para a data, a segunda mais importante do ano para o comércio – só perde para o Natal. COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Movimento Varejo

Cross e up selling: técnicas de vendas para encantar e fidelizar o consumidor

Vamos falar sobre duas técnicas de vendas: o cross selling e up o selling. Duas metodologias que, apesar do nome garboso, são fáceis de aplicar e dão bons resultados na hora de atrair o cliente e criar caminhos para que volte comprar do seu negócio ou da sua marca. COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn
Movimento Varejo

Cashback atrai cliente de varejo

Dados da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) indicam que 48% dos consumidores aproveitaram descontos com o sistema desde que a pandemia começou, no início de 2020. COMPARTILHAR:FacebookTwitterWhatsAppLinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.