Empresa mineira desenvolve plataforma para comunicação digital, triplica sua capacidade em três anos e se torna referência no setor
Por Ada Suene
Oportunidades para empreender nem sempre são visíveis de imediato. Por outro lado, uma simples ocorrência cotidiana pode ser uma chance para investir em sonhos. A história de um grupo de jovens de Minas Gerais começou assim.
Em 2006, Paulo Mello estava no Chile e perdeu seu voo de retorno ao Brasil. Durante as horas em que passou no aeroporto, observou a instalação de telas para orientação dos passageiros no terminal. Sem perder tempo, reuniu informações sobre o serviço e o produto, percebendo que ali havia um modelo a ser melhorado. De volta a Belo Horizonte, ele e Joaquim Lopes, que mais tarde se juntariam a Charles Schaefer e Wemerson Silva, deram início ao protótipo de uma plataforma de sinalização digital que, diferentemente do aeroporto chileno, trazia uma solução mais dinâmica para o serviço. A proposta trazia um sistema que levaria informações às pessoas, em tempo real, a partir de displays de elevadores, lojas e diversos ambientes comerciais, uma espécie de canal de TV segmentado para atender ao público-alvo, onde quer que ele fosse instalado. A versão beta foi testada no condomínio em que trabalhavam. Formava-se o embrião da 4YouSee.
“Desenvolvemos as tecnologias e validamos a plataforma no prédio. Com as informações dinâmicas das empresas de prestação de serviços, podíamos gerar produtos, como comunicados e informativos que atendiam aos condôminos e visitantes, a partir de displays no hall de elevadores”, conta Lopes.
Apesar do esforço do grupo no início, os primeiros erros logo apareceram. A falta de conhecimento do mercado e de técnicas de vendas acabou comprometendo a implantação da empresa. “Não conhecíamos muito do ecossistema de start-ups, que, na época, não era muito difundido. Sabíamos desenvolver produto, mas não vender. Achávamos que se venderia sozinho, um erro muito comum de quem está começando. Além disso, a competição com empresas estrangeiras já estabelecidas no ramo era outro grande desafio”, revela.
Para alavancar a empresa, em 2010, quando decidiram retomar o projeto e seguir o plano de negócios, eles trabalharam em dobro. No início prestaram serviços de criação de softwares e aplicativos móveis para levantar os recursos, ao mesmo tempo que desenvolviam os produtos da 4YouSee. No início, em vez de os sócios remunerarem-se, reinvestiam na empresa.
A SOLUÇÃO – Atualmente, a 4YouSee está consolidada como uma plataforma de comunicação digital signage (sinalização digital), que apoia clientes finais e integradores desde a criação de conteúdos até a sua distribuição, além de fornecer ferramentas para a análise de resultados. No formato B2B (business to business – de empresa para empresa), a start-up oferece a gestão e o monitoramento da comunicação digital de outras empresas, por meio de telas (displays) que fazem a transmissão de conteúdos conforme a segmentação do cliente. De pontos de venda do varejo a TVs corporativas, além de totens e quiosques de mídia indoor, a 4YouSee possui uma gama de ferramentas e serviços que contribui para experiência de vendas e de melhoria da comunicação daqueles que aderem ao serviço.
Seu principal produto é uma plataforma inteligente e acessível que reúne as ferramentas para o gerenciamento on-line dos conteúdos que serão exibidos. A partir de uma lista de reprodução (playlist), é possível realizar a transmissão, via internet, por meio de um ou mais equipamentos, criando uma espécie de emissora de TV personalizada.
CLIENTES – Com a diminuição do tempo gasto pelas pessoas diante da televisão e sua substituição progressiva pelos dispositivos móveis, a 4YouSee confere a seus clientes um passo à frente para a comunicação com o público. Pontos de venda e atendimento de empresas como a Ipiranga, de combustíveis, a Claro e a Oi, de telefonia celular, o Extra e Pão de Açúcar, já contam com displays controlados pela tecnologia dos mineiros, de forma direta ou indireta, através de integradores especializados em projetos de comunicação digital.
A Companhia Industrial Cataguases, da área têxtil, também está na clientela da 4YouSee. Lá, eles utilizam a plataforma para a criação de uma TV corporativa para a comunicação institucional e interna. Com essa medida, informações que demoravam até três dias para chegar a todo o corpo funcional passaram a levar apenas 15 minutos, uma economia de tempo e de insumos, relativos ao envio de comunicados impressos e murais.
CRESCIMENTO – Nos últimos dois anos, a start-up mineira triplicou seu tamanho. Em 2015, a 4YouSee cresceu 161%. Nos dois últimos anos (2016 e 2017), manteve a evolução no patamar de 75% ao ano. Com administração descentralizada em cinco cidades, além de Belo Horizonte, a empresa possui mais de 30 colaboradores e está em franca expansão.
“Estamos aprendendo a lidar, inclusive, com as dores do crescimento. Recentemente, um de nossos funcionários precisou mudar de estado e pediu seu desligamento. Resolvemos oferecer a ele o trabalho remoto, uma forma de testar novos modelos de contratação. A ideia é que cada um desses representantes possa contratar uma equipe e passe a ser um polo replicador da nossa estratégia”, explica Lopes.
Com o maior número de licenças vendidas no país, a 4YouSee tem um objetivo bem definido, segundo o mineiro: “Dominar o mercado nacional nesse setor”. E mais, com presença no México, no Peru e na Colômbia, eles têm planos de contratação de representante na Argentina ou no Chile, ainda neste semestre. A ideia é obter mais espaço na América Latina, por isso o Caribe também está na mira dos empresários.
4YouSee tem o nome calculado para alcançar o mercado de outros países. A expressão, que reúne palavras em inglês, significa “para você ver”, o que traduz exatamente a proposta da empresa de garantir visibilidade a seus clientes pela comunicação visual.
Lopes, Mello, Silva e Schaefer são, definitivamente, exemplos de sucesso de uma empresa que oferece produtos e serviços inovadores, gera empregabilidade e continua a crescer, apesar das dificuldades econômicas que pautam o país. “Até aqui, foi um caminho árduo. Pensamos em desistir algumas vezes. O apoio da família e de amigos foi muito importante. Vencemos as inseguranças e o cansaço de tantas noites de sono perdido. Meu conselho a quem deseja empreender é que teste seu produto o quanto antes. Aprenda com seus erros. No fim, quando tudo entra nos eixos, a vitória é muito gratificante”, garante Lopes.
Como funciona:
1 – A plataforma 4YouSee permite que as empresas façam a transmissão, via internet, de seus conteúdos, criando uma espécie de emissora de TV personalizada.
2 – Com uma TV corporativa para comunicação interna, informações que demoravam até três dias para chegar até os colaboradores passaram a levar apenas 15 minutos.