Economia e Finanças

RFB inicia mais uma operação de malha para as empresas

Foto: Rafapress/Shutterstock

Por Roberto Folgueral*

A Receita Federal do Brasil (RFB) inicia mais uma operação de malha para as empresas com o objetivo de receber o valor dos tributos (IR+CSLL), correspondente a omissão de receitas do ano de 2018. A partir do cruzamento e análise dos dados fornecidos pelos próprios contribuintes e por terceiros, a RFB está notificando 3.928 empresas sobre a necessidade de regularizar-se. A expectativa do órgão é que a regularização seja espontânea.

De acordo com a Receita, o total dos indícios de omissão de receita é de R$ 1.274.781.398,15, apenas para o ano de 2018. Deste, R$ 450.478.760,77 correspondem ao Estado de São Paulo, cerca de 35%.

A omissão, apontada pela RFB, do valor correto das receitas e dos tributos, ora cobrados, referem-se ao ano de 2018. Os avisos estão sendo enviados pelo e-CAC ou por mensagem na caixa postal. O Prazo para a regularização se encerra em 22/01/2022. Após esta data, serão efetuados lançamentos de ofício e nova verificação nas declarações.

CONFIRA OS DADOS COM MUITA ATENÇÃO, POIS O VALOR ORA COBRADO PODE SER DIFERENTE DO DEVIDO. Qualquer equívoco aqui pode gerar mais multas e comprometer os exercícios futuros e ou passados.

Informações sobre a operação e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis aqui. Não deixe de consultar o seu Contador!

*Roberto Folgueral é contador (CRC/SP 1SP 121.845/0-4) e perito judicial (CNPC 5.292).

Compartilhe:
Relacionadas
Economia e Finanças

FGV: confiança do comércio sobe 4,6 pontos em junho

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 4,6 pontos em junho e alcançou 97,9 pontos. É o maior nível desde agosto do ano passado, quando o índice ficou em 100,9 pontos. Em médias móveis trimestrais, o Icom avançou 3,7 pontos, o que representa o quarto resultado positivo em sequência. Os dados foram divulgados hoje (29) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Compartilhe:
Economia e Finanças

5 Dicas de educação financeira para empreendedores

No Brasil, existem cerca de 6,4 milhões de empresas. Dessas, 99% são PMEs e detêm 52% dos empregos com carteira assinada do setor privado, segundo dados da Serasa Experian. Compartilhe:
Economia e Finanças

Brasil crescerá entre 3% e 4% nos próximos anos, diz ministro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (28) que, em meio a um cenário global marcado por desaceleração e recessão, o Brasil vai pelo caminho oposto, com crescimento próximo de 2% em 2022, e de 3% a 4% nos anos seguintes. A afirmação foi feita durante a abertura do Painel Telebrasil Summit 2022, em Brasília. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.