Movimento Varejo

Rubenir Guerra

Natural da cidade de Rio Verde, no Mato Grosso do Sul, o empresário Rubenir Guerra estudou em São Paulo para atuar na área de construção civil, mas acabou mesmo se tornando um bem-sucedido comerciante de Rio Branco. Pioneiro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da capital acreana, é hoje uma liderança importante do setor de comércio e serviços. Nossa reportagem conversou com o empresário para saber os detalhes da sua trajetória e entender sua visão sobre o movimento associativista. Confira!

Como se tornou varejista? 

Apesar de ser de uma família de comerciantes, iniciei a vida estudando na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, ligada à Universidade Estadual Paulista. A ideia era atuar na construção civil, mas acabei me tornando representante comercial de uma empresa de pisos e azulejos. Conhecia tudo de material de construção. O conhecimento e a prática me tornaram um bom vendedor. Aos poucos, fui me interessando pelo comércio.

Quando veio seu primeiro negócio?

Foi em 1985. Ainda como representante comercial, ia muito a Porto Velho vender produtos para um cliente. Foi quando os proprietários me perguntaram se eu não queria abrir uma filial do negócio deles em Rio Branco. Topei na hora. Deixei meu emprego de representante comercial, vim para o Acre e montamos nossa loja aqui. Inicialmente, éramos três sócios. Dois saíram do negócio e eu fiquei sozinho. Hoje, tenho como sócios meu irmão e meus filhos.

E o negócio prosperou.

A Barriga Verde está com mais de 30 anos e é uma das maiores lojas de materiais de construção do Acre. Temos dois home centers e duas filiais. Há dois anos, abrimos a primeira filial, em Porto Velho.

Como a CDL entrou na sua vida?

Nossa CDL é muito nova. Assim que foi criada, há dez anos, fui convidado a integrar a primeira diretoria. Assim, estou na entidade desde a fundação. Ali já passei por diversas diretorias e já fui presidente duas vezes.

Como está a CDL Rio Branco?

Como disse, nossa entidade é muito jovem se comparada às outras Brasil afora, mas temos um engajamento muito grande. Hoje, a CDL Rio Branco tem muita força na região. Temos poucas cidades no estado e a nossa entidade funciona muito bem. Neste ano, esperamos um crescimento das nossa CDLs.

Qual é a importância da CDL para a sua comunidade?

Acho a CDL uma entidade fundamental para o comércio varejista de qualquer região no Brasil. Ela facilita as vendas a prazo e traz uma garantia para o comerciante que não é possível encontrar em outro lugar. Além disso, ela dispõe de uma série de ferramentas para auxiliar a atividade comercial, como o escore e, mais recentemente, a adoção do Cadastro Positivo. Trata-se de inciativas importantes e mostrar esse tipo de avanço para os empresários da região é, aliás, uma das tarefas das CDLs. É o que fazemos aqui: organizamos palestras e cursos para a conscientização dos empreendedores. 

Como avalia o trabalho da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)?

Considero excelente. A CNDL está sempre inovando e melhorando a vida dos comerciantes. Fazemos sempre enquetes entre os associados para saber o nível de aceitação e nos surpreendemos com os números positivos.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Como o setor de moda trabalha o valor do respeito ao cliente?

Multicanalidade, propósito além da venda e foco na experiência são o que fazem diferença no respeito ao cliente, afirmam profissionais do segmento. Compartilhe:
Movimento Varejo

Correios estão prontos para a Black Friday, diz presidente da estatal

Presidente da estatal destaca a capilaridade da estatal, bem como sua condição de maior operador logístico do comércio eletrônico do País Compartilhe:
Movimento Varejo

As perguntas e respostas do e-commerce para a Black Friday em 2021

A Black Friday está presente no mercado brasileiro há mais de uma década e, finalmente, atingiu um estágio de maturidade com o avanço da transformação digital. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.