Cinco dicas para dar um propósito ao seu negócio
Empresas podem e devem buscar na atuação socialmente responsável um diferencial de mercado Um dos temas mais comentados na NRF 2020 foi a importância de […]

Empresas podem e devem buscar na atuação socialmente responsável um diferencial de mercado
Um dos temas mais comentados na NRF 2020 foi a importância de as empresas encontrarem e trabalharem o propósito de suas marcas. O propósito é uma expressão que indica o quanto uma organização está comprometida com causas sociais, estando relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e devendo ser refletida nas decisões do dia a dia que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro de uma empresa.
As micro e pequenas empresas podem buscar na atuação socialmente responsável um diferencial de mercado, que, entre outros benefícios, as credencia a ser fornecedoras de grandes empresas que adotam essa forma de gestão como critério de seleção. Além disso, práticas empresariais socialmente responsáveis dão credibilidade à gestão do negócio e facilitam na obtenção de crédito.
Considerando que empresas com propósito podem e devem fazer parte da estratégia de qualquer tipo de negócio, conheça cinco dicas que podem ajudá-lo a inserir condutas e ações de responsabilidade social em sua organização. As orientações são dicas do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
1 – Prefira contratar mão de obra local
A prática de contratar colaboradores da sua comunidade ajuda no desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda e é bem vista por todos, estimulando o bom relacionamento com a comunidade. Além disso, ao trabalhar perto de casa, os colaboradores geralmente faltam menos e chegam menos cansados ao local de trabalho, tornando-se mais produtivos. Os custos com deslocamentos também diminuem por causa da proximidade.
2 – Prefira contratar fornecedores da sua comunidade
A sugestão anterior vale também para os fornecedores. Ao contratar fornecedores locais, você gasta menos com transporte de matérias-primas e insumos e ganha na agilidade das entregas, além de estimular o desenvolvimento de outros pequenos negócios localizados na sua região. Se você possui uma pequena fábrica de bolsas, por exemplo, pode adquirir os arremates feitos por uma cooperativa de costureiras local.
3 – Cumprimento das leis trabalhistas
Pode parecer óbvio, mas respeitar as leis trabalhistas é uma postura de responsabilidade social da empresa, pois demonstra que o empresário valoriza seus empregados e colaboradores. Tenha em mente que empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas. Ao estabelecer uma relação saudável dentro da organização, você consegue ter uma gestão mais tranquila do seu negócio e mantém seu empregado estimulado e motivado no ambiente de trabalho.
4 – Faça uma boa gestão de resíduos
As questões que envolvem o meio ambiente são recorrentes em muitos negócios e, por isso, devem ser consideradas fundamentais para uma boa prática de responsabilidade social e empresarial. Ao minimizar os impactos negativos que sua empresa provoca na sociedade, você colabora positivamente para a conservação do meio ambiente e ainda conquista a simpatia do seu cliente. Uma boa gestão de resíduos também permite economia, pois a empresa acaba desperdiçando menos matéria-prima e insumos.
5 – Divulgue suas ações de responsabilidade social
Na hora de planejar as ações de marketing e divulgação da sua empresa, não deixe de fora o que tem feito para se tornar uma empresa socialmente responsável. Mostre que sua organização não se preocupa apenas em gerar lucro e que investe em ações sustentáveis. Dessa forma, é possível atrair novas oportunidades de negócio com clientes que compartilham dos mesmos valores.