Movimento Varejo

Propósito e capacitação andam junto com o sucesso

Propósito empreendedor foi o tema que guiou o painel com a participação do presidente da SMZTO Holding de Franquias Setoriais, José Carlos Semenzato, e do cantor e produtor rural Léo Chaves. O encontro fez parte da programação da Feira do Empreendedor 2022, que acontece presencialmente, em São Paulo, e online pela plataforma Sebrae Experience.

“Nessa jornada eu me vi empreendedor com 13 anos de idade. Eu vim de baixo e fui vender coxinha como uma forma de ajudar os meus pais. A minha primeira grande conquista fruto desse trabalho foi comprar um fusca para a minha família e isso mudou as nossas vidas”, contou Semenzato sobre o início da sua história no empreendedorismo.

Ao longo da conversa, ele reiterou a importância da capacitação como um grande diferencial competitivo e explicou como surgiu sua primeira empresa, a Microlins. “Vivemos numa competição e eu aprendi muito rápido que para ser melhor do que os meus concorrentes eu precisava me capacitar. A Microlins foi inspirada naquele primeiro curso de informática que fiz na adolescência”, explicou.

As franquias também foram citadas pelo empresário como uma grande ferramenta para transformar o negócio. “Quando passei a investir em franquias eu ganhei operadores que cuidam com carinho da satisfação do consumidor. A partir daí, a empresa tomou proporções gigantescas no Brasil”. Posteriormente, o investimento em marketing e comunicação foi outra estratégia usada por ele.

“Você vai sair daqui sabendo que pode tudo desde que tenha um plano com dedicação, força, perseverança e tudo que alguém precisa para empreender. O propósito tem que andar junto com o sucesso”, aconselhou Semenzato, que também é um dos jurados do programa de investimento Shark Tank Brasil.

Por sua vez, Léo Chaves compartilhou sua experiência de virada de chave como empreendedor: “Descobri que a música era muito além de cantar, ganhar meu salário e pagar minhas contas. Tudo que eu faço hoje, a minha intenção aqui e em qualquer lugar é transformar a vida das pessoas”, confessou.

O cantor também destacou que o fato de aceitar as falhas durante o processo empresarial é fundamental para ter uma carreira de sucesso. “Me permito errar e esses erros me motivam a ser melhor e fazer diferente lá na frente, tanto nos meus negócios quanto na vida”, concluiu ao contar sobre seus investimentos no ramo educacional.

Para finalizar, o empresário deixou um conselho para quem precisa transformar suas carreiras e empresas. “A comunicação é o grande alicerce de qualquer ser humano, invistam em melhorar a forma como vocês se comunicam e passam a mensagem que desejam”.

Fonte: Agência Sebrae

Relacionadas
Movimento Varejo

Saiba como usar as avaliações dos consumidores na internet para vender mais

Empresária teve aumento no faturamento após ganhar cinco estrelas nas avaliações dos clientes.
Movimento Varejo

O que as empresas de varejo no Brasil ainda podem aprender com os EUA

Por mais que haja grandes diferenças entre mercados, há duas lições fundamentais que o varejo brasileiro deve aprender com os EUA
Movimento Varejo

Logística reversa: oportunidade ou custo?

A logística reversa pode ser um diferencial competitivo para o varejo, agregando valor à marca através de uma boa experiência de compra, fidelizando clientes e mantendo os custos controlados.