Setor de Materiais de Construção ganha protagonismo no Latam Retail Show com a estreia do 1º Fórum MatCon
Evento reunirá executivos de Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Portobello, Obratec Atacarejo, Tintas MC, Grupo Elevato, entre outros.

A edição comemorativa de 10 anos do Latam Retail Show sponsored by IBM, o mais relevante evento de varejo, consumo e inovação da América Latina, traz uma grande novidade para 2025: a estreia do 1º Fórum MatCon, um encontro inteiramente gratuito e dedicado às empresas que atuam na produção, distribuição e venda de materiais de construção. O fórum será realizado no dia 18 de setembro, das 9h às 12h10, na Arena 3 do Expo Center Norte, em São Paulo, e integra a programação oficial do evento, que acontece de 16 a 18 de setembro.
A edição deste ano conta com o apoio institucional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor varejista no Brasil. Além disso, o portal Varejo S.A. participa como media partner oficial do evento.
Com curadoria especializada, o Fórum MatCon foi concebido para discutir os principais desafios e oportunidades do varejo técnico em um contexto de transformação digital, novos canais, reconfiguração de estruturas e foco em soluções centradas no cliente. O conteúdo será desenvolvido ao longo de um dia completo, com a participação de líderes que estão moldando o presente e o futuro do setor.
A abertura oficial do fórum está marcada para 9h30, com uma fala institucional de Juliano Bortoloto, diretor de Suprimentos da Todimo, que também fará as boas-vindas e conduzirá o início dos trabalhos. Na sequência, às 9h40, acontece o primeiro painel do dia, com o tema “A Nova Fronteira da Diferenciação: Serviços, Soluções e Jornada do Omniconsumidor”, reunindo Flávia Barros, Chief Marketing Officer da Leroy Merlin, Daniel Scandian, CEO e fundador da MadeiraMadeira, e Romael Soso, CEO da Operação Varejo e Vice-Presidente Corporativo do Grupo Portobello, e Guilherme Costa, sócio da Ferreira Costa, sob a moderação do próprio Juliano Bortoloto.
Às 10h40, será apresentado o estudo inédito Construcheck Macrotrends, realizado pela Gouvêa Inteligência. A pesquisa, que mapeia tendências e comportamentos emergentes no mercado de materiais de construção, será apresentada por Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Gouvêa Inteligência.
O segundo painel do dia tem início às 11h, com o tema “Estrutura em Mudança: Valor, Marcas Próprias, Canais e Novas Rotas”, debatido por Renato Sá, CEO do Aliar Group (Tintas MC), Irio Piva, presidente do Grupo Elevato, e Leonardo Rosa, CEO da Obratec Atacarejo, sob a moderação de Mauro do Valle, board member da Portobello. O encerramento do fórum será realizado às 12h, novamente por Juliano Bortoloto, com um convite à continuidade das discussões e à construção de novas conexões para o setor.
A presença de executivos de peso também se estende à programação principal do Latam Retail Show. No dia 16 de setembro, Julien Gazier, Chief Financial Officer da Leroy Merlin, participará do painel “Retail As A Service: A Evolução do Varejo, de Plataforma de Vendas para Plataforma de Soluções”, ampliando a discussão sobre o papel estratégico das empresas na criação de ecossistemas de soluções integradas. Já no dia 18 de setembro, encerrando a programação do evento, Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero, estará no painel “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, que reunirá os principais nomes do setor para uma reflexão sobre a próxima década.
Para Ana Paula Rocha, sócia-diretora da Gouvêa Experience, a criação do Fórum MatCon representa um passo estratégico para o fortalecimento do setor dentro de um ambiente cada vez mais conectado e dinâmico. “O setor de materiais de construção tem um papel fundamental no varejo nacional e passa por uma transformação sem precedentes, com digitalização, novos canais e modelos de relacionamento com o consumidor. Reunir essas lideranças no Latam Retail Show, em um fórum dedicado, é reconhecer a importância do segmento e acelerar sua evolução com base em conteúdo, conexões e inovação”, afirma.
A iniciativa reforça o papel do Latam Retail Show como plataforma de conexão entre diferentes segmentos do varejo e como espaço de construção de conhecimento, alianças estratégicas e visão de futuro.
Latam Retail Show sponsored by IBM
Data: 16 a 18 de setembro de 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Mais informações: Desconto de 20% no ingresso