Movimento Varejo

“Unidos Pelo Brasil” pede reabertura do comércio

O Instituto Unidos Pelo Brasil, formado por 21 entidades ligadas ao comércio, inicia uma campanha pela reabertura do comércio no país, especialmente nos estados onde as estatísticas provam a redução da taxa de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19). Dados recentes da PNAD mostram que o país já tem 12,9 milhões de desempregados considerando o mercado formal atingindo principalmente as famílias de baixa renda. A campanha iniciada pelo Instituto Unidos Pelo Brasil cujo slogan é “Pela Vida, Pelo Trabalho e Pela Renda”, conta com o apoio de 21 entidades e terá divulgação de peças publicitárias na TV aberta, canais a cabo e em grandes veículos de comunicação de internet e também veículos impressos.

“Estamos iniciando uma campanha pela retomada urgente da economia já duramente afetada pela crise do coronavírus. Nos organizamos em 20 associações, boa parte delas ligadas ao comércio e serviços, que representa cerca de 73% do PIB brasileiro. Estabelecemos com governos estaduais e municipais protocolos rígidos de segurança e os implantamos com sucesso e agora queremos voltar ao trabalho de forma realista”, afirma Nabil Sahyoun, presidente da ALSHOP e um dos organizadores do Unidos Pelo Brasil.

O Unidos Pelo Brasil manifestou temor pelo colapso da economia enquanto as empresas aguardam uma retomada realista das atividades comerciais no país. “É urgente um plano de retomada consciente das atividades. No âmbito federal, a liberação do auxílio emergencial foi importante e há iniciativas pontuais que merecem elogio, porém no âmbito estadual e municipal, que são os responsáveis pelos decretos e leis que regulam a atividade comercial, as restrições estão estrangulando o setor. Vale lembrar que no início da pandemia, os decretos de quarentena eram para aumentar a capacidade da rede de saúde atender a população e em muitos estados isso sequer foi feito”, explica Sahyoun.

O Instituto alerta ainda para dados preocupantes a respeito do isolamento social seguido por uma média de 50% dos brasileiros. Dados do IBGE mostram que somente 50,8% dos lares tem esgoto sendo que na região norte esse índice chega a apenas 16,2%. A falta de saneamento e higiene leva a maior propagação do vírus na própria residência.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Logística reversa: 10 ações que reduzem as devoluções no e-commerce

Segundo dados de uma recente pesquisa da Ebit|Nielsen, atualmente quase 30% das compras online são devolvidas ou trocadas no Brasil. Compartilhe:
Movimento Varejo

O algoritmo está mudando a maneira de consumir e produzir conteúdo?

Com o aumento considerável de opções ao dispor do consumidor, implementar tecnologia e análise de dados nos processos criativos se tornou obrigação das marcas. Compartilhe:
Movimento Varejo

Shoppings estão otimistas e fazem investimentos

O segmento brasileiro de shopping centers aposta na retomada da economia e planeja faturamento de R$ 150 bilhões e a inauguração de mais oito centros comerciais ainda este ano. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.