WhatsApp Business: entenda como usar o aplicativo
Voltado para pequenas e médias empresas, o app pode aumentar as vendas e tornar o cotidiano do varejista mais prático, mas é preciso atenção às […]
Voltado para pequenas e médias
empresas, o app pode aumentar as vendas e tornar o cotidiano do varejista mais
prático, mas é preciso atenção às regras do serviço
O WhatsApp já se integrou completamente ao dia a dia do brasileiro: são mais de
120 milhões de usuários ativos. O varejo, claro, não poderia ficar de fora. A
ferramenta tem sido uma importante estratégia de comunicação e vendas para os
varejistas brasileiros, em especial, quando se trata de pequenas e médias
empresas.
Gratuito, o WhatsApp Business é a versão do aplicativo voltada para as empresas. Entre os recursos disponíveis, há o envio de respostas automáticas, estatísticas, etiquetas para categorizar contatos e o uso em dupla: um funcionário pode atender ao cliente pelo telefone celular enquanto outro interage pelo WhatsApp Web, no computador. Atualmente, no mundo, cinco milhões de empresas estão utilizando o serviço.
O coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV),
André Miceli, alerta: para as empresas que desejam usar o WhatsApp como
canal de comunicação, o uso do aplicativo na versão Business não é uma vantagem
extra e, sim, obrigatório. “É preciso respeitar os termos de uso do WhatsApp
comum, que estabelecem que a ferramenta não pode ser utilizada para atendimento
de negócios”, esclarece.
Segundo Miceli, a tendência é que empresas que já tenham incorporado o WhatsApp
comum à sua estratégia de comunicação migrem para uma conta comercial. No entanto,
como o WhatsApp Business foi lançado no ano passado, varejistas podem enfrentar
dificuldades na adaptação ao uso. “As avaliações do WhatsApp Business variam
entre quatro e cinco estrelas, o que significa que o aplicativo está sendo bem
aceito. Mas os pioneiros sempre sofrem um pouco para entender o uso de uma nova
ferramenta”, avalia.
É o caso de Mirella Malta, dona do Carota, um e-commerce de refeições saudáveis e espaço de cursos e eventos de
gastronomia em Brasília. Para o negócio, o uso do WhatsApp é crucial. “Ele
ajuda muito a vender. É uma forma rápida de os clientes entrarem em contato com
a empresa; 80% do que eu preciso resolver no meu dia a dia é por lá”, relata.
Como Mirella começou o Carota sozinha, o celular pessoal virou o celular da empresa.
“Recebia mensagens de clientes às 11h da noite, então meu marido começou a
insistir para que eu baixasse o WhatsApp Business”. Para ela, o principal
atrativo eram as mensagens automáticas para responder a clientes fora do
horário de funcionamento da empresa.
No entanto, na hora de migrar a conta pessoal para a comercial, não se atentou às regras do procedimento e acabou não conseguindo transferir o histórico de uma conta para outra. “Como não sou uma pessoa muito ligada em tecnologia, não sei o que aconteceu. Como preciso dos históricos antigos para interagir com os clientes, acabei voltando para o WhatsApp comum”, relata.
Para evitar problemas na migração, Miceli é categórico: “Procure se informar sobre os procedimentos antes de migrar, porque isso aumenta muito a possibilidade de usar a ferramenta corretamente”. O especialista recomenda se informar pelo site oficial do aplicativo (http://faq.whatsapp.com). “É preferível beber na fonte, porque você garante que a informação é confiável e atual. Como estão sempre lançando novas funcionalidades para o WhatsApp, um vídeo ou texto de algumas semanas atrás já pode estar desatualizado”, defende.
Outro ponto importante é a limitação de dois usuários por número de telefone. “Vi muitos empresários achando que vão baixar o WhatsApp Business e colocar um call center inteiro respondendo por eles. Um número só pode ser usado por dois atendentes. Se o varejista quiser aumentar a capilaridade, vai ter que disponibilizar novos números”, esclarece.
O esforço para se informar sobre o
aplicativo vale a pena. Os diferentes recursos do WhatsApp podem ser
incorporados para sofisticar a gestão de relacionamento com o cliente da
empresa: “Todo aumento de ponto de contato pode se reverter em vendas. Com as
respostas automáticas, uma empresa pode funcionar parcialmente 24 horas por
dia”.
Fique atento!
- Antes de baixar o WhatsApp Business, leia sobre a migração e o uso do aplicativo na página oficial: https://faq.whatsapp.com.
- Caso deseje migrar sua conta pessoal para a comercial, o aplicativo recomenda que faça um backup manual do histórico antes de realizar o procedimento
- Não é possível ter um número de telefone vinculado ao WhatsApp comum e a versão Business ao mesmo tempo. Você pode usar ambos os aplicativos, mas cada um deve estar vinculado a um número de telefone diferente.
Voltado para pequenas e médias
empresas, o app pode aumentar as vendas e tornar o cotidiano do varejista mais
prático, mas é preciso atenção às regras do serviço
O WhatsApp já se integrou completamente ao dia a dia do brasileiro: são mais de
120 milhões de usuários ativos. O varejo, claro, não poderia ficar de fora. A
ferramenta tem sido uma importante estratégia de comunicação e vendas para os
varejistas brasileiros, em especial, quando se trata de pequenas e médias
empresas.
Gratuito, o WhatsApp Business é a versão do aplicativo voltada para as empresas. Entre os recursos disponíveis, há o envio de respostas automáticas, estatísticas, etiquetas para categorizar contatos e o uso em dupla: um funcionário pode atender ao cliente pelo telefone celular enquanto outro interage pelo WhatsApp Web, no computador. Atualmente, no mundo, cinco milhões de empresas estão utilizando o serviço.
O coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getulio Vargas (FGV),
André Miceli, alerta: para as empresas que desejam usar o WhatsApp como
canal de comunicação, o uso do aplicativo na versão Business não é uma vantagem
extra e, sim, obrigatório. “É preciso respeitar os termos de uso do WhatsApp
comum, que estabelecem que a ferramenta não pode ser utilizada para atendimento
de negócios”, esclarece.
Segundo Miceli, a tendência é que empresas que já tenham incorporado o WhatsApp
comum à sua estratégia de comunicação migrem para uma conta comercial. No entanto,
como o WhatsApp Business foi lançado no ano passado, varejistas podem enfrentar
dificuldades na adaptação ao uso. “As avaliações do WhatsApp Business variam
entre quatro e cinco estrelas, o que significa que o aplicativo está sendo bem
aceito. Mas os pioneiros sempre sofrem um pouco para entender o uso de uma nova
ferramenta”, avalia.
É o caso de Mirella Malta, dona do Carota, um e-commerce de refeições saudáveis e espaço de cursos e eventos de
gastronomia em Brasília. Para o negócio, o uso do WhatsApp é crucial. “Ele
ajuda muito a vender. É uma forma rápida de os clientes entrarem em contato com
a empresa; 80% do que eu preciso resolver no meu dia a dia é por lá”, relata.
Como Mirella começou o Carota sozinha, o celular pessoal virou o celular da empresa.
“Recebia mensagens de clientes às 11h da noite, então meu marido começou a
insistir para que eu baixasse o WhatsApp Business”. Para ela, o principal
atrativo eram as mensagens automáticas para responder a clientes fora do
horário de funcionamento da empresa.
No entanto, na hora de migrar a conta pessoal para a comercial, não se atentou às regras do procedimento e acabou não conseguindo transferir o histórico de uma conta para outra. “Como não sou uma pessoa muito ligada em tecnologia, não sei o que aconteceu. Como preciso dos históricos antigos para interagir com os clientes, acabei voltando para o WhatsApp comum”, relata.
Para evitar problemas na migração, Miceli é categórico: “Procure se informar sobre os procedimentos antes de migrar, porque isso aumenta muito a possibilidade de usar a ferramenta corretamente”. O especialista recomenda se informar pelo site oficial do aplicativo (http://faq.whatsapp.com). “É preferível beber na fonte, porque você garante que a informação é confiável e atual. Como estão sempre lançando novas funcionalidades para o WhatsApp, um vídeo ou texto de algumas semanas atrás já pode estar desatualizado”, defende.
Outro ponto importante é a limitação de dois usuários por número de telefone. “Vi muitos empresários achando que vão baixar o WhatsApp Business e colocar um call center inteiro respondendo por eles. Um número só pode ser usado por dois atendentes. Se o varejista quiser aumentar a capilaridade, vai ter que disponibilizar novos números”, esclarece.
O esforço para se informar sobre o
aplicativo vale a pena. Os diferentes recursos do WhatsApp podem ser
incorporados para sofisticar a gestão de relacionamento com o cliente da
empresa: “Todo aumento de ponto de contato pode se reverter em vendas. Com as
respostas automáticas, uma empresa pode funcionar parcialmente 24 horas por
dia”.
Fique atento!
- Antes de baixar o WhatsApp Business, leia sobre a migração e o uso do aplicativo na página oficial: https://faq.whatsapp.com.
- Caso deseje migrar sua conta pessoal para a comercial, o aplicativo recomenda que faça um backup manual do histórico antes de realizar o procedimento
- Não é possível ter um número de telefone vinculado ao WhatsApp comum e a versão Business ao mesmo tempo. Você pode usar ambos os aplicativos, mas cada um deve estar vinculado a um número de telefone diferente.