Movimento Varejo

4 estratégias de social commerce para aumentar as vendas no Dia das Mães

Foto: Freepik

Data gera alto faturamento para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. Ações nas redes sociais podem alavancar resultados

Por Franklin Bravos*

Uma das datas mais importantes para o varejo, perdendo em faturamento apenas para o Natal, é o Dia das Mães, que acontece neste ano no dia 8 de maio. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) indica que 44% dos consumidores pretendem fazer suas compras pela internet.

Uma forma de alavancar as vendas online na data é aderir ao Social Commerce, comércio focado nas redes sociais, seja como estratégia para vender mais a partir da interação e do relacionamento com os consumidores, seja como ambiente efetivamente de vendas, onde o cliente consegue comprar sem precisar ser direcionado para o site da loja.

O Dia das Mães traz muita expectativa para o comércio e a forma com que as vendas acontecem vem mudando a cada ano. É preciso acompanhar as mudanças do mercado e o social commerce faz parte dessas adequações necessárias para manter o negócio competitivo.

Confira quatro estratégias de social commerce para aumentar a conversão de vendas no Dia das Mães:

1- Produza conteúdo para as redes sociais
Uma das melhores formas de estimular vendas pelas redes sociais é produzindo conteúdo estratégico e direcionado. Para isso, é preciso ficar atento aos perfis de mães nas diferentes redes, pois cada um deles representa um público específico e o que pode funcionar para um pode não ser vantajoso para outro. Portanto, faça uma pesquisa em cada rede social para conhecer esses perfis e o que mais os atrai na hora da compra. Outro ponto importante é otimizar o conteúdo e ser objetivo nas publicações, passando as informações necessárias.

2- Incentive as avaliações dos clientes
As avaliações dos clientes são um bom termômetro na hora de alguém decidir comprar um produto. Ao encontrar um comentário positivo, a pessoa fica mais propensa a realizar a compra. Por isso, peça ao seu cliente que faça uma avaliação do produto já comprado na sua loja e da experiência que teve. Essas avaliações podem ser deixadas nos destaques e assim mais pessoas conhecerão a reputação da marca.

3- Acompanhe as novidades
Apesar de simples, esse é um cuidado importante para aumentar as vendas em datas sazonais: acompanhar as novidades e tendências do mercado e observar o comportamento dos clientes e da concorrência. Com a proximidade do Dia das Mães, muitos famosos estão fazendo publicidade relacionada à data e é preciso ficar atento às movimentações nas redes sociais.

4- Integre sua loja virtual às redes sociais
Uma pesquisa do IDC, realizada a pedido do Infobip, mostra que mais de 80% dos varejistas utilizam o Facebook e o Instagram para vendas. Ou seja, a maneira de vender mudou e integrar a loja às redes sociais virou uma necessidade. Para fazer essa integração e vender mais em datas importantes, como o Dia das Mães, é preciso investir nas plataformas corretas. As mais recomendadas são Facebook, Instagram e Pinterest.

*Franklin Bravos é CEO da Signa, startup de soluções digitais que já profissionalizou mais de 500 e-commerces.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Precifica organiza 1ª Pricing & Revenue Masterclasses

A Precifica, especialista em soluções de pricing, em parceria com Fabiano Coelho, PhD em Business Administration pela Florida Christian University e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), vai realizar a primeira edição das “Pricing & Revenue Masterclasses: à frente na digitalização exponencial”. As aulas acontecerão nos dias 2, 9, 16, 23 e 30 de agosto, das 19h às 20h30, e a inscrição pode ser feita por meio do site da Precifica (clique aqui). Compartilhe:
Movimento Varejo

Quais setores podem se beneficiar das tendências logísticas ao longo deste ano?

As empresas de entregas rápidas, por serem as encarregadas de chegar com os pedidos até os clientes, precisam ser capazes de entender os sentimentos deles, definindo as tendências logísticas do setor e agindo como um elo crucial dessa cadeia. Compartilhe:
Movimento Varejo

Como a locomoção dos brasileiros impacta o varejo?

Confira algumas ideias para incrementar a sua loja e aumentar as vendas, com base nos dados da Pesquisa de Mobilidade Urbana 2022, da CNDL e SPC Brasil. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.