04 out, 2024
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4 milhões de brasileiros compraram de PMEs online no primeiro semestre de 2023

Número de consumidores cresceu 46% em relação ao primeiro semestre do ano passado

O primeiro semestre de 2023 foi de destaque para os lojistas online: as pequenas e médias empresas venderam para mais de 4 milhões de consumidores em todo o Brasil, um crescimento de aproximadamente 46% ante o mesmo período do ano anterior. Deste total, pouco mais da metade foram pessoas que compraram online pela primeira vez. Nos primeiros seis meses do ano, as PMEs online faturaram mais de R$ 1,5 bilhão, de acordo com dados da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.

“A nossa pesquisa revela que a população brasileira continua se interessando mais pelo varejo online, com milhões de pessoas buscando as pequenas e médias empresas digitais para realizar suas compras com comodidade e facilidade. Além disso, as PMEs online costumam ter perfis em redes sociais, o que contribui para a democratização do acesso a produtos em todo o país.” comenta Marcela Orlandi, Head de Sucesso do Cliente na Nuvemshop. “O mundo está se tornando cada vez mais prático, fazer compras sem sair de casa é uma escolha que agrada muito os consumidores por também ser cada vez mais segura”, complementa.

Outro destaque do levantamento foram os pedidos pagos com PIX que, neste semestre alcançou 35% do total de meios de pagamentos utilizados. Já no mesmo período de 2022, representou apenas 16,5%. No entanto, o cartão de crédito ainda segue sendo a opção preferida pelos brasileiros (50%).

Também vale destacar que a utilização de dispositivos móveis para compras online segue em crescimento no país (+2%) ante o mesmo período do ano anterior. “O consumidor sempre opta pela praticidade e esse levantamento denota que o ambiente digital está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros, com a facilidade de compras pelo celular a qualquer momento. Devido à tendência de acessos em dispositivos móveis, recomendamos que os empreendedores tenham sites responsivos e pensados também para consumidores que acessam pelo celular. Dessa forma, eles permanecerão mais no site e terão boa visibilidade de produtos, além de finalizar facilmente a compra”, destaca Marcela.