20 jan, 2025
0 ° C

5 dicas para divulgar sua marca em grandes eventos

Como a sua marca pode aproveitar a oportunidade para falar com mais gente e alavancar os resultados de campanhas? Separamos algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a conquistar bons resultados em eventos. Confira!

Quando pensamos em grandes feiras e eventos, seja de qual área for, uma pergunta vem à mente: como um proprietário de pequena empresa consegue divulgar o seu negócio nessas ações? Esta é uma dúvida muito comum, afinal, os empreendedores podem se frustrar ao investir em um estande e não atingir os resultados esperados. Participar de festivais e feiras exige um investimento maior de tempo e dinheiro, e por isso, a pressão por resultados aumenta em comparação com outras ações.

Apesar do desafio, os números mostram que os eventos criam mais chances para a empresa fortalecer a imagem da marca na mente do consumidor. Segundo informações do Think with Google, na edição de 2022 do Rock in Rio, em sete dias, o festival recebeu um público de 700 mil pessoas, das quais 60% eram de fora do Rio de Janeiro, cidade onde o festival era realizado. A retomada do evento gerou 28 mil empregos e um impacto econômico de mais de R$ 2 bilhões para a capital fluminense, resultados que superaram a última edição do evento, em 2019.

Dados do Waze deste ano confirma que os festivais movimentam a economia, seja para quem participa ou para quem trabalha indiretamente nos shows. O Lollapalooza, que aconteceu em março/2022, em São Paulo, aumentou consideravelmente a navegação pelo comércio na cidade. Além de assistir às bandas e cantores favoritos, muitas pessoas de outras localidades aproveitaram a ida ao festival para circular pela capital paulista. Só para ter ideia, a navegação em praças de alimentação cresceu +552%; em bares, +381%; e baladas, +356%.

Já no Rio de Janeiro, o Rock In Rio gerou um aumento de +126% na navegação pela rede hoteleira e as hospedagens em geral cresceram +121%. O Waze mostra ainda que, por ser uma cidade turística com várias opções de lazer ao ar livre, as pessoas buscaram mais por parques (+158%), galerias de arte (+135%) e piscinas (+98%), durante o festival.

Dicas para empresas participarem de grandes festivais
Como a sua marca pode aproveitar a oportunidade para falar com mais gente e alavancar os resultados de campanhas? Separamos algumas dicas que vão ajudar o seu negócio a conquistar bons resultados em eventos. Confira!

1. Defina seu objetivo
Ter um objetivo ajuda no momento de criar estratégias, abordagem e relacionamento durante o evento. Se o intuito é gerar mais demonstrações de produtos, por exemplo, investir em propagandas para chamar a atenção de quem passa pelo stand é mais indicado. Lembre-se que, não importa onde seja o evento, o público precisa saber de todas as informações necessárias.

2. Experiência é tudo
Não se esqueça de criar uma programação marcante, ainda mais nos dias de hoje em que as pessoas buscam por vivenciar novas experiências. O objetivo é criar vínculo e sentimento de proximidade e pertencimento com os participantes de um show, por exemplo. Além disso, com tantas atrações, é preciso se destacar, e a interatividade e a experiência são o caminho.

3. Seja um bom profissional
Mantenha postura profissional. Nada pior do que ter alguém tentando empurrar assuntos a qualquer custo em um evento. Seja objetivo, deixe seus dados de contato e peça o contato da pessoa em questão. As melhores negociações virão depois do evento.

4. Promova o evento nas redes sociais
Crie um estande atrativo para as postagens nas redes sociais. Isso fará com que os participantes do festival parem para fazer uma foto lá. Crie incentivos para que as pessoas marquem seu perfil e hashtag na postagem, aumentando a divulgação boca a boca.

5. Crie networking
Depois que o evento passar, é hora de fazer o networking realizado no festival, para gerar novas oportunidades e os negócios se expandir. Reveja os produtos gerados no evento e faça trocas de contatos.

*Com informações do Think With Google.
Edição: Fernanda Peregrino