5 motivos que fazem os clientes desistirem das compras em apps
O relatório anual State of Mobile 2023 aponta que os consumidores brasileiros gastaram cerca de 2,8 bilhões de horas em apps de compras, em 2022.

Por Thiago Falanga
Diretor de Produtos da Corebiz
Os apps de compras estão a cada dia provando o seu valor no universo on-line. Estratégias para promover um relacionamento mais próximo e personalizado com o cliente, aliadas à praticidade e à agilidade das operações, podem atrair e também fidelizar clientes. Por outro lado, quando algo não funciona bem aos consumidores, a ferramenta tende a ser cancelada rapidamente. Afinal, a concorrência é grande e praticamente ninguém mais quer perder seu recurso mais precioso: o tempo.
Com um app customizado, é possível unificar e centralizar a gestão de vendas de todos os canais da marca, o que permite gerar insights importantes sobre a jornada de compra para aumentar a receita em mais de 20% e a taxa de conversão em mais de três vezes.
O Brasil, é o segundo maior mercado em uso de aplicativos. De acordo com o relatório anual State of Mobile 2023 da data.ai, os consumidores brasileiros gastaram cerca de 2,8 bilhões de horas em apps de compras, em 2022, o que representa o crescimento de 12% comparado a 2021, ou 32% acima do crescimento global, que subiu 9%.
Assim, para a marca que investiu em um app commerce, mas o resultado não está alcançando as expectativas, considere esses cinco motivos para resolver as questões necessárias e ver o desempenho do seu negócio alavancar.
Excesso de informações para cadastro
O nível de burocracia do app precisa acontecer na medida certa. Um teste A/B realizado pela Pew Research comprovou que 54% dos usuários desinstalaram os aplicativos antes mesmo de realizarem o cadastro devido ao receio de fornecerem grande quantidade de informações pessoais. Portanto, desde o primeiro contato com a ferramenta, a experiência precisa ser agradável e a usabilidade simplificada. Nome, CPF, endereço de entrega e dados de pagamento são suficientes.
Interface complicada
Falando em usabilidade, vale destacar que, se o aplicativo não for intuitivo de modo geral, o consumidor não vai prosseguir com as compras e acaba por desinstalar a plataforma. A aparência do app e sua estrutura precisam ser cuidadosamente desenvolvidas para que o público não enfrente dificuldades ao acessá-lo. Nesse sentido, aposte em ícones simples e menus rápidos e objetivos.
Falta de ações personalizadas
O envio de novidades interessantes àquele consumidor, ofertas únicas, cupons de descontos exclusivos, entre outros incentivos são extremamente relevantes em um app commerce. Além de estreitar o relacionamento com o cliente, ações nesse perfil aumentam as oportunidades de vendas. Segundo o State of Mobile 2023 da data.ai, downloads de aplicativos de cupons e prêmios subiram 27% em 2022.
Checkout demorado e complexo
Aqui o menos também é mais. Se na etapa final da compra o consumidor encontrar um formulário longo e complexo, ele pode se frustrar e optar pela concorrência. A ferramenta deve ser precisa e solicitar apenas os dados essenciais para o fechamento da compra.
Segurança abalada
O cliente quer se sentir seguro ao comprar on-line, o que é muito importante para a finalização da compra. Informações confidenciais são frequentemente inseridas e, para não serem divulgadas, é necessário um certificado de segurança. Além disso, excesso de notificações, publicidades e funcionamento instável pode causar receios e inibir o andamento da jornada.