10 set, 2025
0 ° C

Setor de Materiais de Construção ganha protagonismo no Latam Retail Show com a estreia do 1º Fórum MatCon

Evento reunirá executivos de Leroy Merlin, MadeiraMadeira, Portobello, Obratec Atacarejo, Tintas MC, Grupo Elevato, entre outros.

Setor de Materiais de Construção ganha protagonismo no Latam Retail Show com a estreia do 1º Fórum MatCon

A edição comemorativa de 10 anos do Latam Retail Show sponsored by IBM, o mais relevante evento de varejo, consumo e inovação da América Latina, traz uma grande novidade para 2025: a estreia do 1º Fórum MatCon, um encontro inteiramente gratuito e dedicado às empresas que atuam na produção, distribuição e venda de materiais de construção. O fórum será realizado no dia 18 de setembro, das 9h às 12h10, na Arena 3 do Expo Center Norte, em São Paulo, e integra a programação oficial do evento, que acontece de 16 a 18 de setembro.

A edição deste ano conta com o apoio institucional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor varejista no Brasil. Além disso, o portal Varejo S.A. participa como media partner oficial do evento.

Com curadoria especializada, o Fórum MatCon foi concebido para discutir os principais desafios e oportunidades do varejo técnico em um contexto de transformação digital, novos canais, reconfiguração de estruturas e foco em soluções centradas no cliente. O conteúdo será desenvolvido ao longo de um dia completo, com a participação de líderes que estão moldando o presente e o futuro do setor.

A abertura oficial do fórum está marcada para 9h30, com uma fala institucional de Juliano Bortoloto, diretor de Suprimentos da Todimo, que também fará as boas-vindas e conduzirá o início dos trabalhos. Na sequência, às 9h40, acontece o primeiro painel do dia, com o tema “A Nova Fronteira da Diferenciação: Serviços, Soluções e Jornada do Omniconsumidor”, reunindo Flávia Barros, Chief Marketing Officer da Leroy Merlin, Daniel Scandian, CEO e fundador da MadeiraMadeira, e Romael Soso, CEO da Operação Varejo e Vice-Presidente Corporativo do Grupo Portobello, e Guilherme Costa, sócio da Ferreira Costa, sob a moderação do próprio Juliano Bortoloto.

Às 10h40, será apresentado o estudo inédito Construcheck Macrotrends, realizado pela Gouvêa Inteligência. A pesquisa, que mapeia tendências e comportamentos emergentes no mercado de materiais de construção, será apresentada por Eduardo Bueno, head de Pesquisa e Inteligência da Gouvêa Inteligência.

O segundo painel do dia tem início às 11h, com o tema “Estrutura em Mudança: Valor, Marcas Próprias, Canais e Novas Rotas”, debatido por Renato Sá, CEO do Aliar Group (Tintas MC), Irio Piva, presidente do Grupo Elevato, e Leonardo Rosa, CEO da Obratec Atacarejo, sob a moderação de Mauro do Valle, board member da Portobello. O encerramento do fórum será realizado às 12h, novamente por Juliano Bortoloto, com um convite à continuidade das discussões e à construção de novas conexões para o setor.

A presença de executivos de peso também se estende à programação principal do Latam Retail Show. No dia 16 de setembro, Julien Gazier, Chief Financial Officer da Leroy Merlin, participará do painel “Retail As A Service: A Evolução do Varejo, de Plataforma de Vendas para Plataforma de Soluções”, ampliando a discussão sobre o papel estratégico das empresas na criação de ecossistemas de soluções integradas. Já no dia 18 de setembro, encerrando a programação do evento, Peter Furukawa, CEO das Lojas Quero-Quero, estará no painel “10 anos de Latam + 10 years ahead: A Visão de Futuro de 10 Grandes Lideranças do Varejo e Consumo”, que reunirá os principais nomes do setor para uma reflexão sobre a próxima década.

Para Ana Paula Rocha, sócia-diretora da Gouvêa Experience, a criação do Fórum MatCon representa um passo estratégico para o fortalecimento do setor dentro de um ambiente cada vez mais conectado e dinâmico. “O setor de materiais de construção tem um papel fundamental no varejo nacional e passa por uma transformação sem precedentes, com digitalização, novos canais e modelos de relacionamento com o consumidor. Reunir essas lideranças no Latam Retail Show, em um fórum dedicado, é reconhecer a importância do segmento e acelerar sua evolução com base em conteúdo, conexões e inovação”, afirma.

A iniciativa reforça o papel do Latam Retail Show como plataforma de conexão entre diferentes segmentos do varejo e como espaço de construção de conhecimento, alianças estratégicas e visão de futuro.

Latam Retail Show sponsored by IBM

Data: 16 a 18 de setembro de 2025
Local: Expo Center Norte – São Paulo (SP)
Mais informações: Desconto de 20% no ingresso

What's your reaction?