Tendências e Inovação

APAS Show: IoT e soluções conectadas diminuem perdas e melhoram experiência do shoppper

Pela primeira vez na APAS Show (16 a 19 de maio), a Inwave, que oferece soluções em tecnologia para o varejo, traz para a maior feira do setor supermercadista brasileiro soluções conectadas e que agregam o IOT (internet das Coisas) a antenas, câmeras e outros dispositivos que buscam melhorar a experiência do shopper ao mesmo tempo em que aumentam a eficiência operacional. Os dispositivos inteligentes também coletam dados sobre o comportamento e a jornada de compra gerando insights para que os varejistas organizem suas lojas conforme as necessidades dos consumidores.

Um dos destaques da Inwave na Apas Show é o lançamento do software de monitoramento de frente de caixa, o EASiCash, que cruza áudios e imagens das operações de check out nos caixas com os dados do cupom fiscal permitindo identificar erros, fraudes, conluios, entre outras formas de perda. Como o material captado, o sistema gera relatórios onde é possível identificar se houve perda, como ela se deu e também como a situação foi conduzida. Além disso, o sistema funciona em nuvem (AWS), dando mais flexibilidade com acesso através qualquer dispositivo conectado à internet. De acordo com Vanessa Urbieta gerente de Desenvolvimento de Negócios na Inwave ele também é a única solução do mercado integrada ao sistema EAS da loja, que permite melhor gestão dos itens PAR (Produtos de Alto Risco) que passam pelos caixas.

IoT a serviço do varejo – Com todas as soluções conectadas a internet (IoT), a Inwave traz para o varejo a possibilidade de gestão remota e centralizada. O gestor que antes precisaria ir até cada uma das lojas para checar funcionamento e ocorrências pode agora monitorar com mais agilidade a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Ajustes técnicos e manutenção também são mais ágeis, já que a equipe técnica da Inwave pode acessar remotamente os dispositivos e resolver problemas sem a necessidade de agendar uma visita.

Outra grande vantagem que o IoT traz para o varejo é a possibilidade de integrar soluções, cruzando dados, como é o caso do EASiGuard (eas + cftv). Um bom exemplo é a experiência da rede paranaense de supermercados Verona, que utiliza o EASi – EAS inteligente da Inwave integrado ao CFTV há 6 meses. A rede buscava melhorar processos no que diz respeito a prevenção de perdas e encontrou na solução a possibilidade de acompanhar todas as ocorrências, uma vez que o equipamento integra o disparo de porta e imagem. A cada disparo, um clipe é gravado registrando a situação e pode ser analisado juntamente com os dados coletados enriquecendo os relatórios e possibilitando insights para melhorar processos e protocolos. No caso do Verona, além da melhora capacitação de pessoal, a rede viu cair o número de ocorrências nas lojas.

“A proposta da Inwave é transformar a já antiga “Central de Monitoramento” em uma “Central de Inteligência” que gera dados para uma gestão mais analítica e inteligente. O profissional de prevenção de perdas precisa ter acesso a dados e indicadores confiáveis que o apoiem para tornar a tomada de decisões mais assertivas. O que estamos fazendo é dar inteligência para os dispositivos, não adianta mais apenas ter uma antena antifurto na entrada e na saída minha loja, ela precisa ser uma solução capaz de gerar indicadores para os supermercadistas dando informações que nortearão a solução dos problemas diretamente em suas causas”, comenta Vanessa Urbieta gerente de Desenvolvimento de Negócios na Inwave.

A Inwave também inova com o iVA (Inteligência de Vídeo Análise) que traz informações sobre o comportamento do cliente dentro da loja. Com esta tecnologia, o varejo físico pode trabalhar com as métricas de comportamento do consumidor utilizadas pelo varejo online. Uma revolução no setor. A solução é capaz de analisar vídeos a fim de detectar e identificar eventos e objetos automaticamente. Trata-se de uma solução de inteligência artificial e visão computacional conectada (IoT) que fornece dados de contagem de fluxo, mapas de calor, tempo de permanência e outros. Com ele é possível fazer o rastreamento da jornada de compra dentro da loja. O iVA fornece dados sobre os padrões de tráfego da loja e tempos de permanência em áreas específicas. Esses dados ajudam a planejar o merchandising, layout, exposição e distribuição de espaço mais eficazes. Podem ser usados também para monitorar os tempos de espera das filas de checkout ou para fornecer um melhor atendimento ao cliente com mais funcionários em áreas de maior demanda em determinado período.

Na feira ainda serão apresentadas as soluções EAS inteligente integrado ao sistema CFTV, CFTV Analítico, câmera de trilho, Locker – armário inteligente e soluções para gestão da mesa mobile.

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